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Tipo do documento: Dissertação
Title: Contexto histórico sócio cultural das unidades agrárias não oficiais utilizadas na Mata Sul de Pernambuco e no IF PE - Campus Barreiros
Other Titles: Socio cultural historical contex of the agrarian units unofficial used in the South Rainforest Zone of Pernambuco and at the IFPE - Campus Barreiros
Authors: Freitas, Jorge Ricardo Carvalho de
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Rezende, Wanderley moura
Segundo membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Keywords: Unidades de Medidas; ; ;;Trabalhador Rural;Contexto Histórico- Cultural;Realidade Social;Units of Measures,,;Rural Worker;Cultural Historical Context;Social Reality
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FREITAS, Jorge Ricardo Carvalho de. Contexto Histórico Sócio Cultural das unidades agrárias não oficiais utilizadas na Mata Sul de Pernambuco e no IF PE - Campus Barreiros. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Este trabalho apresenta depoimentos e uma análise sócio-cultural de companheiros que são verdadeiros protagonistas de uma matemática pertinente ao seu modo peculiar de mensurar as relações entre homem e a terra. Mostrou-nos eventuais causas e conseqüências sobre o uso em larga escala, em todas as atividades realizadas pelos trabalhadores rurais da Zona da Mata Sul de Pernambuco, de unidades de medidas, que, embora convencionais naquele convívio hoje são consideradas não oficiais. Inicialmente faz um resgate histórico de unidades de medidas em outras culturas da antiguidade até a implantação do sistema oficial de medidas. Descreve circunstancialmente a provável origem e chegada dos novos centros açucareiros na Mata Sul de Pernambuco, e com eles, as “braças” e as “contas” e “tarefas” como seus múltiplos. Aborda parâmetros da realidade social do homem agrário, questionando a possibilidade desse homem sofrer algum tipo de exploração pela desigualdade que encontra nos canaviais. Traça o perfil do trabalhador vinculando o seu cotidiano a essas unidades. Declara também a possibilidade de estratégias para criação de um modo de ver educação voltada a discussões de mobilização dentro do ensino do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros, no intuito de consolidar o uso do Sistema Internacional dentro de um contexto, porém, sem deixar perceber que um aprendizado centrado nas realidades cotidianas dos nossos estudantes, onde suas atividades práticas são muito mais significativas e relevantes, seja necessário.
Abstract: This paper presents testimonials and an analyze socio-cultural of companions who are real protagonists of a relevant mathematics to their particular way of measuring the relationship between man and land. It showed us possible causes and consequences about the use in large scale in all the activities developed by rural workers of the South Rainforest Zone of Pernambuco, of units of measures that, although, conventional in that living today are considered unofficial. Initially it does a rescue historic of units of measures in others cultures from antiquity until the deployment of the official system of measures. Circumstantially describes the probable origin and the arrival of new sugar centers in the South Rainforest of Pernambuco, and with them, as “fathoms” and the “accounts” and “tasks” as its multiples. It discusses parameters of the social reality of the agrarian man, questioning the possibility this man suffer some type of exploration by inequality that finds in the fields. It traces the worker’s profile linked to their daily lives to those units. It also states the possibility of strategies for creating of a way of looking at education focused discussions of mobilization within teaching of the Federal Institute of Pernambuco – Campus Barreiros in order to consolidate the use of system within a internacional context, however, without failing to realize that a learning centered everyday realities of our students, where our practical activities are much more meaningful and relevant, be necessary.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12180
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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