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dc.contributor.authorPupatto Júnior, Guilherme Lumina
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:35Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:35Z-
dc.date.issued2013-09-18
dc.identifier.citationPUPATTO JÚNIOR, Guilherme Lumina. A Educação Física no ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juína. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12178-
dc.description.abstractA Educação Física, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é componente curricular obrigatório da Educação Básica, e deve contribuir com a formação discente através de seus conteúdos. O presente estudo analisa a contribuição da disciplina Educação Física para a formação humana e profissional dos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMT – Campus Juína, considerando a percepção dos discentes, já que atualmente nos Institutos Federais o ensino médio está integrado ao ensino técnico. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com representatividade entre os grupos. Trata-se de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social, sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação. A análise das falas com o aporte do material bibliográfico e o cotidiano na instituição, guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, o entendimento de como a Educação Física no IFMT – campus Juína vem contribuindo com a formação humana e geral dos discentes. A análise dos dados foi feita tendo como pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teórico-metodológico à pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, constatamos que a maioria entende que a Educação Física proporcionou aos alunos um meio de visualizar os valores do convívio social, do respeito, da tolerância e do limite, contribuindo assim, de forma importante para sua formação humana. Também observamos que os alunos consideram a Educação Física como uma disciplina capaz de proporcionar a percepção da linguagem corporal, fato que relacionaram ao mundo do trabalho. Outro ponto destacado em nossas análises a partir dos dados coletados foi a percepção dos alunos acerca do favorecimento do trabalho em grupo, do espírito de liderança e do cooperativismo como formas de contribuição à sua formação profissional, favorecidos pelas aulas de Educação Física. Chegando ao término deste trabalho tenho a sensação de que os caminhos trilhados me levaram as tantas possibilidades que este é apenas um passo no decorrer da vida, não tão importante e nem tão insignificante, mas um passo significativo na minha carreira docente.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectIFMTpor
dc.subjectGrupo Focalpor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectIntegrated High Schooleng
dc.subjectIFMTeng
dc.subjectFocal Groupeng
dc.titleA Educação Física no ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Juínapor
dc.title.alternativePhysical Education in high school integrated of the Federal Institute of Mato Grosso - Campus Juínaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPhysical Education, according to the Law of Guidelines and Bases of National Education is a required curricular component of basic education, and it must contribute with the students training through its contents. The present study analyses the contribution of the Physical Education to the human and professional formation of students of the technical course in Environment of IFMT (Federal Institute of Mato Grosso) – campus Juina, considering the perception of students, since currently in Federal Institutes, high school education is integrated with technical education. The method used to develop the research was the Focal Group, a qualitative research technique, which aims at obtaining data from debates in groups with representatives of the subjects of the research, distinctly and with distributed representation between the groups. It is a technique widely used in the field of social research, being increasingly employed in research in education. The analysis of lines with the contribution of the bibliographical material and everyday life at the Institute, guided by the objectives of the survey, allowed us to through the qualitative analysis, the understanding of how the physical education in IFMT – campus Juína has been contributing with human and general training of students. Data analysis was done with the assumption the inductive process, seeking to bring the voices of the subjects surveyed in an integrated and articulated with the authors listed to give theoretical-methodological support to research. Among the participants of the two focal groups, we found that the majority believes that the physical education provided students with a way to show the values of social conviviality, respect, tolerance and threshold, thus contributing, so important for your human formation. We also noticed that students consider the physical education as a discipline capable of delivering the perception of body language, a fact that related to the world of work. Another point highlighted in our analysis from the data collected was the students' perception about the favoritism of the teamwork, the spirit of leadership and of cooperatives as forms of contribution to their training, favored by the physical education classes. Coming at the end of this work I have the feeling that the paths I took so many possibilities that this is only one step in the course of life, not as important and not so insignificant, but a significant step in my teaching career.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Souza, Nadia Maria Pereira
dc.contributor.referee2Silva, Marcos Antônio Carneiro da
dc.contributor.referee3Espirito Santo, Wecisley Ribeiro do
dc.creator.ID961.404.291-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3251045252721986por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA. R. M. Caminhos trilhados pela educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva. 2011. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação) –. Programa de pós-graduação em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT. 2011. ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANSZDNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 2002. v.1, 203 p. BETTI, M. Educação física e sociedade: A educação física na escola brasileira. 2. ed. ampl. - São Paulo: Hucitec, 2009. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. BRASIL. Lei Federal 9394 de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, no. 248, p.27833-27841. BRASIL. Ministério da Educação. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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