Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12177
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Ambiental e a Química no Curso de Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres - MT
Other Titles: Chemical and Environmental Education in the Course of Technical Agriculture Federal Institute of Mato Grosso – Campus Cáceres - MT
Authors: Perna, Dario
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira
Segundo membro da banca: Barbé, Tatiane da Costa
Keywords: Educação Ambiental;Química Ambiental;Impactos Ambientais;Sustentabilidade;Contaminação;Interdisciplinaridade;Environmental Education;Environmental Chemistry;Environmental Impact;Sustainability;Contamination;Interdisciplinary
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PERNA, Dario. Educação Ambiental e a Química no Curso de Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres - MT. 2013. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.
Abstract: Este trabalho foi realizado com os alunos do quarto semestre do Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Mato Grosso- Campos Cáceres. Com o objetivo, de identificar a forma como as questões ambientais vêm sendo assimiladas pelos educandos, foi elaborado um questionário e aplicado aos alunos onde foram verificados os conhecimentos teóricos que eles apresentavam a respeito dos impactos ambientais sobre os recursos naturais e sobre a conservação do potencial produtivo com o qual eles estariam diretamente envolvidos. Na análise das respostas, observou-se que, a maioria dos alunos considera que a sua atuação profissional poderá gerar impactos ambientais significativos e que há uma grande preocupação com os efeitos indesejáveis causados pela falta de adequada exploração do meio ambiente. Espera-se que esta pesquisa venha a contribuir para que os novos profissionais desta área tenham uma maior consciência de seus atos e pensem em gerações futuras diminuindo os efeitos indesejáveis decorrentes das atitudes de sua profissão e estilo de vida.
Abstract: This study was conducted with students in the fourth semester of the Technical Agriculture Federal Institute of Mato Grosso -Campus Caceres. With the aim of identifying how environmental issues have been assimilated by the students, a questionnaire was made and applied to the students which found the theoretical knowledge they had about the environmental impacts on natural resources and on the conservation of productive potential that they would be directly involved. In analyzing the responses, we found that most students consider their professional activities may generate significant environmental impacts and that there is great concern about the adverse effects caused by lack of proper exploitation of the environment. It is hoped that this research will contribute to the new professionals in this area have a greater awareness of their actions and think of future generations by decreasing the undesirable effects resulting from the attitudes of their profession and lifestyle.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12177
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Dario Perna.pdf2013 - Dario Perna4.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.