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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tensões e impactos de um projeto educativo no combate às desigualdades de gênero no contexto escolar
Other Titles: Tensions and impacts of an educational project in the fight against gender inequalities in the school context
Authors: Leite, Fabrícia Keilla Oliveira
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Rocha, Fátima Niemeyer da
Keywords: Emancipação;Educação e desigualdade;Mulheres;Emancipation;Education and Inequality;Women
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 5-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LEITE, Fabrícia Keilla Oliveira. Tensões e impactos de um projeto educativo no combate às desigualdades de gênero no contexto escolar. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos de um projeto educativo nos discursos sobre Gênero e Desigualdade Social entre os jovens com faixa etária entre 14 e 21 anos, estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará Campus – Juazeiro do Norte. Os participantes da pesquisa fizeram parte do Projeto Educativo com temática que versava sobre Gênero e Desigualdade Social. As atividades foram realizadas durante dois meses, na ocasião a proposta do projeto foi apresentar o debate sobre as desigualdades de gênero e suas implicações nas relações entre os sujeitos. Utilizamos como aporte teórico e metodológico o pensamento de Theodor Adorno, representante da Teoria Crítica, que estabelece uma ação crítica na análise da realidade social, compreendendo a dialética existente no continnum de teoria e prática. Antes da realização das atividades em grupo foi aplicado um questionário, o qual pretendia caracterizar as concepções dos jovens participantes sobre os gêneros e suas desigualdades e consequências em diferentes campos sociais, tais como: a família, a escola e as relações afetivas. O questionário foi replicado posteriormente à realização das atividades do projeto, para fins de comparação do impacto nos discursos dos jovens diante da participação destes nas propostas educativas do projeto de desigualdade de gênero. Os resultados apontaram uma mudança qualitativa considerável comparando os discursos dos participantes do grupo antes e após a realização das atividades do projeto educativo, as falas evidenciaram o reconhecimento da desigualdade como originária nas relações sociais, tal reconhecimento possibilitou aos estudantes nos discursos pós-intervenção reconhecer as possibilidades reais de transformação do sistema desigual de gênero. Observamos também a importância das novas mídias sociais na construção discursiva dos jovens para a construção de subjetividade de meninos e meninas. Ao serem requeridos a avaliar os impactos do projeto na sua mudança perceptiva os estudantes destacaram que as atividades desenvolvidas durante o projeto de intervenção se mostraram instrumento útil de esclarecimento sobre as relações equânimes entre os gêneros e seus impactos na sua vida. Os resultados indicaram a relevância de tratar certas temáticas no contexto escolar, entendendo ser este espaço um local de emancipação dos sujeitos e construção de atores sociais ativos.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the impact of an educational project in the discourses about Gender and Social Inequality among young students of the technical education integrated to the high school of the Instituto Federal do Ceará, Campus - Juazeiro do Norte, aged between 14 and 21 years. The members of the research were part of the Educational Project with a topic that included Gender and Social Inequality. The activities took place over two months, at the time the proposal of the project was to present the debate about the gender inequalities and their implications in the relations between people. We use as theoretical and methodological basis the Theodor Adorno thought and Critical Theory, which establishes a critical action in the analysis of social reality, understanding the dialectic existing in the continnum of theory and practice. Before carrying out the group activities, a form was applied, which proposed to identify the conceptions of the young people about the genders and their inequalities and consequences in different social fields, such as family, school and affective relations. The form was applied after the project activities were carried out, in order to compare the impact on the discourses of the young people in view of their participation in the educational proposals of the project on gender inequality. The results show a considerable qualitative change comparing the discourses of the group participants before and after the realization of the activities of the educational project, the statements showed the recognition of the inequality as originating in the social relations, this recognition enabled the students in the speeches post-intervention to recognize the possibilities of transforming the unequal gender system. We also observe the importance of social media in the discursive construction of young people for the construction of subjectivity of boys and girls. When required to evaluate the impacts of the project on their perceptual change, the students emphasized that the activities developed during the intervention project proved to be a useful tool for elucidating the equitable relationships between the genders and their impacts on their lives. The results indicated the relevance of these themes in the school context, understanding that this space is a place for the emancipation of the subjects and the construction of active social actors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12174
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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