Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12170
Tipo do documento: Dissertação
Title: A pesquisa como elemento motivador para melhoria da aprendizagem. 2013.
Other Titles: The research as element motivator for learning improvement. 2013
Authors: Bezerra, Fabio Luis
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro coorientador: Albino, Sirlei de Fátima
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Correia, Maria Elizabeth Fernandes
Keywords: Educar pela pesquisa;Melhoria na Aprendizagem;Autonomia;Educate by the research;Improvement in the Learning;Autonomy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 25-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BEZERRA, Fabio Luis. A pesquisa como elemento motivador para melhoria da aprendizagem. 2013.. 2013. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A ampliação e interiorização da Rede Federal de Ensino, realizada principalmente através da criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A criação dos Institutos, tem em sua concepção a visão de promover a educação para o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, na busca de soluções para os problemas da atualidade de forma dinâmica e interagindo com a sociedade. O domínio integrado de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, devem estar presentes no dia a dia agora de uma instituição que oferta desde o Ensino Básico à Pós-Graduação. Neste sentido o desafio de promover a Educação e a descoberta científica se estabelece como uma necessidade de desenvolvimento aliada, concomitante e desenvolvida já a partir do Ensino Básico, buscando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em busca do desenvolvimento local e regional. Neste contexto a Iniciação Científica Junior, denominação utilizada pelo CNPq, com referencia à Iniciação Cientifica no Ensino Básico, foi criada e incentivada a partir de 2003 e com financiamento de projetos a partir de 2010/2012, está presente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis desde o inicio dos financiamentos pelo CNPq em 2010, tendo produzido a introdução de uma cultura cientifica na instituição. Contudo esta inserção acontece dissociada do processo ensino aprendizagem, ou com pouca associação, onde em sua maioria realizase projetos que são elaborados pelos professores/orientadores como uma sequencia de atividades de seus mestrados ou doutorados, colocando os alunos como membros executores das atividades sem as vezes conhecerem os fundamentos básicos das pesquisas em desenvolvimento. O trabalho aqui apresentado seguiu os princípios da Educação pela pesquisa, da pesquisa como principio cientifico e educativos orientados por Pedro Demo, bem como a utilização dos conhecimentos científicos na produção de cidadãos autônomos, como sugerido por Paulo Freire. Identificou-se que na instituição da população amostra. Existem muitos avanços no processo educativo e científico, porém para realização de uma cultura de pesquisas, observou-se a necessidade de criação de mecanismos de orientação e formação para os estudantes antes de sua inserção no desenvolvimento de atividades de pesquisas, pois muitos dos estudantes recebidos pela instituição são oriundos de estabelecimentos que pouco ou nada incentivaram atividades neste sentido. Com relação à dificuldade / melhorias na aprendizagem dos estudantes através da inserção no meio cientifico, as percepções destes, de seus pais e docentes afirmam que esta atividade proporcionou um avanço e amadurecimento dos mesmos, quando estes se demonstraram muito mais participativos e interessados nas atividades de ensino e aprendizagem, porém, é perceptível principalmente pelos docentes a necessidade de revisão na forma e organização da oferta do curso técnico em Agropecuária no IFMT – Campo Novo do Parecis.
Abstract: The enlargement and internalization of the Federal Net of Teaching, accomplished mostly through the Education Science and Technology Federal Institutes creation through the Law nº 11.892, December, 29th, 2008. The Institutes creation has in its conception the vision of promoting the education for the work, the science, the technology and the culture, in the solutions search for the actuality problems of dynamic form and interacting with the society. The domain integrated of scientific, technological knowledge and partner-historical should be present in day by day now of an institution that offers since the Basic Teaching to the Post graduation. In this sense the challenge of promoting the Education and the scientific discovery establishes as a need to allied development, concomitant and developed already from the Basic Teaching, seeking the teaching activities development, research and extension, in search of the local and regional development. In this contest the Scientific Initiation Junior, denomination used by CNPq, with references to the Initiation Scientific in the Basic Teaching, It was created and encouraged starting from 2003 and with projects financing starting from 2010/2012, it is present in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis since initiate it of the financings by CNPq in 2010, it produced the introduction of a culture scientific in the institution. However this insert happens dissociated of the process teach learning, or with little association, where in its majority it accomplishes projects that are elaborated by teacher/orienting as a sequence of activities of your mastering or doctorates, putting the students as activities members executioners without times know the basic foundations of the researches in development. The presented work followed the Education principles by the research, of the research as an initiate scientific and educational guided by Pedro Demo, as well as the utilization of the scientific knowledge in the citizens' freelance production, as suggested by Paulo Freire. It identified that in the population sample institution. There are lots of advances in the educational and scientific process, however for accomplishment of a researches culture, the need to orientation mechanisms creation was observed and formation for the students before her insert in the researches activities development, because many of the students received by the institution are derived of establishments that little or anything encouraged activities in this sense. With regard to the difficulty / improvements in the students' learning through the insert in the middle scientific, the perceptions of these, of their parents and educational affirm that this activity provided an advance and ripeness of the same, when these demonstrated much more participative and interested in the teaching and learning activities, however, it is perceptible mostly by the teachers the necessity to revision in the offer form and organization of the technical course in Combined agriculture in IFMT – Campo Novo do Parecis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12170
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Fábio Luis Bezerra.pdf2013 - Fábio Luis Bezerra1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.