Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Alexandre Brito
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:29Z-
dc.date.issued2014-12-09
dc.identifier.citationPEREIRA, Alexandre Brito. A fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagem. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca estudar possibilidades de interação entre a fotografia e as formulações do conceito de representações sociais empreendidas notadamente por Serge Moscovici e Denise Jodelet. O intuito de nossas ponderações é evidenciar caminhos segundo os quais a imagem fotográfica pode ser trabalhada como materialização/suporte das percepções de mundo dos educandos auxiliando, assim, o trabalho docente a partir do fornecimento de ferramentas que permitam o diálogo horizontal com o aluno, valorizando seus saberes, estimulando seu senso crítico e proatividade diante do mundo. A valorização do senso comum como um proceder intelectual dotado de afetividade e racionalidade é assumida em nossas reflexões. Discutimos os processos de percepção ligados a realização de imagens fotográficas como uma possibilidade de interação entre as construções do senso comum e as formas científicas de entender a realidade, apresentando propostas/possibilidades metodológicas de aplicação dessa práxis pelos docentes que com ela possivelmente se identifiquem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectSocial Representationseng
dc.titleA fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagempor
dc.title.alternativePhotography as materialization of social representations in the teaching-learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe actual research seeks to study the possibilities of interactions between photography and the concept formulation of social representations engaged notedly by Serge Moscovici and Denise Jodelet. The aim of our wonder is to highlight the paths which the photography representation might be worked as materialization/support of the students world perception helping, this way, the teaching role starting from the tools supply that allow the horizontal dialogue with the students, enriching their knowledge, stimulating their critical sense and their proactivity towards the world. The valuing of common sense as an intellectual act which contains affectivity and rationality it is assumed in our reflections. We discuss the process of perception connected to the making of photography images as a possibility of interaction between the common sense constructions and the scientific forms to understand the reality, introducing proposals/methodology possibilities of applying this practice by the teachers whom possibly identify themselves by it.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617032907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee1Rocha, Sergio Luiz Alves da
dc.contributor.referee2Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.creator.ID701388262-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7887895176621834por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANNATERESA, Fabris. Fotografia: usos e funções no século XIX. Edusp, São Paulo, 2008. BARTHES, Roland. A câmara clara. Edições 70. Lisboa: 1980. _______________. A mensagem fotográfica. In: LIMA, L. (org.). Teoria da cultura de massa.Rio de Janeiro, Editora Saga: 1969. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de Massa. 5. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra: 2000. CANABARRO, Ivo. Fotografia, história e cultura fotográfica: aproximações. In: Estudos Ibero-Americanos, vol. XXXI, nº 2, p. 23-39, UFRGS, 2005. CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6ª ed., Person Prentice Hall, São Paulo, 2007. COLLIER Jr., Jonh. Antropologia visual: A fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/Edusp, 1983. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. Edusp, São Paulo, 1998. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de Massa. 5. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000. JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005. ____________. Representações sociais: um domínio em expansão. In: D. JODELET (Org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.p. 31-61. MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo, Companhia das Letras, 2001. MEAD, M; BATESON, G. The Balinese character: a photogragphic analysis. New York: Academyof Sciences, 1942. MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003. _____________. A Representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 57 _____________. A psicanálise: sua imagem e seu público. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2012. _____________. Prefácio. In: GUARESCHI, P. & JOVCHELOVITCH, S. (org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. MORIN, Edgar. O método 4: as idéias, a sua natureza, vida, habitat e organização. Sintra: Europa-América, 1992. _____________. Os sete saberes necessário a educação do futuro. São Paulo: Cortez, Unesco, 2000. MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger;MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. KODAK. História da fotográfica. Disponível em: < http://wwwbr.kodak.com>. Acesso em: 23.jul.2014. FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 34ª Ed., Paz e Terra, 2011. RODRIGOS. Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. In: Revista Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. n. 36, p. 67-76. Brasília, 2007. SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico. 2ª ed., Editora Hucitec, São Paulo, 2005. SANTAELLA, Lúcia. A imagem pré-fotográfica-pós. In: Imagens, n. 03, Editora Unicamp, Campinas, 1994. _________________. A leitura fora do livro. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/cos/epe/mostra/santaell.htm>. Acesso em: 28 ago. 2014. SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de profissionais : saberes teóricos e saberes práticos. Cultura Acadêmica, São Paulo 2009. SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Imagem e memória. In: O fotográfico. SAMAIN, Etienne (org.), Editora Senac, 2005, São Paulo. KOSSOY, Boris. Fotografia & Memória. 2ª Ed., Ateliê Editorial, São Paulo, 2001. OJEIKERE, J.D. Ókhai. Fotografia s/t. Revista Photo Magazine, nº 56, ano 9, junho/julho, 2014. ROUSSIAU, N.; BONARDI, C. Quelle place occupe la mémoire sociale dans le champ des représentations sociales? In: LAURENS, S.; ROUSSIAU, N. (Dir.). La Mémoire sociale: identités et représentations sociales. Presses Universitaires de Rennes, Rennes, p. 33- 49, 2002. 58 EMILANI, F.; PALMONARI, A. Psychologie sociale et question naturelle. In: BUSCHINI, F.; KALAMPALIKIS, N. (Org.). Penser la vie, le social, la nature: mélanges en l’honneur de Serge Moscovici. Maison des Sciences de l’Homme, p. 129-144, Paris, 2001. MOLINER, P. Formation et stabilisation des représentations sociales. In: ________. (Dir.). La Dynamique des répresentations sociales: pourquoi et comment les représentations se transforment-elles? Presses Universitaires de Grenoble, p.15-41, Grenoble, 2001. CASADO, E.; CALONGE, S. Conocimiento social y sentido comum. Fondo Editorial de Humanidades y Educación, Caracas, 2001. BÔAS, Lúcia Pintor Santiso. Uma abordagem histórica das representações sociais.< www.scielo.br>. Acessado em: 12 abril.2014 RANGEL, M. A pesquisa de representação social como forma de enfrentamento de problemas socioeducacionais. Aparecida, Idéias & Letras, São Paulo, 2004 SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. In Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf.>. Acesso em: 21 mar. 2014. LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausência. Contribución a la teoría de las representaciones. trad. de Óscar Barahona y Uxoa Doyhamboure. FCE, México, 2006. OLIVEIRA, Elisa Fabris de; MARTINS, Manoela Pagotto. O Uso da Teoria das Representações Sociais no Campo da Comunicação Social. Disponível em: < http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2014/resumos/R43-0532-1.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10033/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16128/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22438/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28810/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35162/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41454/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47850/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54406/2014%20-%20Alexandre%20Brito%20Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2751
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-06-18T14:45:11Z No. of bitstreams: 1 2014 - Alexandre Brito Pereira.pdf: 1634136 bytes, checksum: 7925483c4050cabc2df3fd13d3ed50a6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T14:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Alexandre Brito Pereira.pdf: 1634136 bytes, checksum: 7925483c4050cabc2df3fd13d3ed50a6 (MD5) Previous issue date: 2014-12-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Alexandre Brito Pereira.pdf2014 - Alexandre Brito Pereira1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.