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Tipo do documento: Dissertação
Title: Gestão participativa na escola: construindo relações
Other Titles: . Participatory management at school: building relationships
Authors: Ferreira, Paulo Henrique da Costa
Orientador(a): Lima, Luiz Carlos de Oliveira
Primeiro membro da banca: Nogueira, Antonio Carlos
Segundo membro da banca: Jorge, Marcelino José
Keywords: Educação Agrícola;Universidade pública;Gestão participativa;Gestão comunicativa;Orçamento participativo;Teaching;Undergraduate school;Participatory management,;Communicative management;Participatory budget;Agricultural Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Mar-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Ferreira, Paulo Henrique da Costa. Gestão participativa na escola: construindo relações. 2008. 55 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .
Abstract: Um dos maiores desafios das organizações nos dias atuais é criar um ambiente participativo, isto é, a participação de todos da organização na definição de prioridades e um ambiente de satisfação entre os trabalhadores da organização. O trabalho foi realizado no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a sua gestão, para identificar o grau de participação da comunidade na definição de prioridades administrativas, pelo confronto entre, de um lado, os critérios técnicos de uma gestão participativa dos recursos orçamentários e, de outro, a percepção da comunidade sobre a gestão quanto ao grau de participação. Como metodologia, o trabalho recorreu à análise documental e bibliográfica e à coleta de evidências, por meio de questionários, em uma população de 144 indivíduos, dos quais 45 (31,25%) responderam à pesquisa, sendo 18 (dezoito) docentes, 20 (vinte) discentes e 7 (sete) técnicos administrativos. Os atores responderam questões sobre a participação na gestão da instituição, em que ficou constatada falta de participação, falta de comunicação entre os atores, falta de um projeto político-pedagógico construído pela comunidade e falta de um planejamento financeiro. As decisões e as prioridades são definidas pela direção e pelos professores e, na maioria das vezes, somente pelo gestor, deixando os outros atores de fora da administração do colégio. O referencial teórico abrange os conceitos de gestão participativa, gestão comunicativa, competências e habilidades do gestor escolar, orçamento público, orçamento participativo e fases da despesa pública, além das teorias sistematizadas que fundamentaram o estudo. Como resultado, a pesquisa detectou uma gestão autoritária na instituição de ensino. Recomendamos o uso da gestão participativa como estratégia de superação do autoritarismo e do individualismo, visando a construção de uma escola cidadã.
Abstract: One of the greatest challenges of the institutions nowadays is to create a participatory environment promoting the participation of everyone in definition of priorities and an environment of satisfaction among employees of the organization. The work was performed at the Technical College of the Rural Federal University of Rio de Janeiro, to evaluate the management of the institution to identify the degree of community participation in defining administrative priorities, considering the technical criteria of a participatory management of budgetary resources and community perception on administration as to the degree of participation. The work consisted of bibliographic and documentary research and a public opinion poll: from a total of 144 subjects, 45 (31.25%) responded to the poll, 18 (eighteen) teachers, students 20 (twenty) and 7 (seven) technical administration. The actors answered to questions about participation in the management of the institution that has found the lack of participation, communication between the actors, political project pedagogical built by the community and financial planning. Decisions and priorities are determined by the Direction and professors and most of the time only by the manager, leaving the other actors out of the administration of the college. The rationale focuses on the concept of participative management, communication management, skills and abilities of the school manager, concept of the public budget, participatory budget, phases of public spending and rationales underlying the study. The result of the research identified an authoritarian management in the education facility. We recommend the use of participatory manage ment as a strategy for overcoming the authoritarianism and individualism aimed at building a school citizensh
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12164
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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