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Tipo do documento: Dissertação
Title: As representações sociais de estudantes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuário
Other Titles: Present and former student's social representations from Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena, about the agropecuary employment market
Authors: Oliveira, José Alcir Barros de
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Oliveira, Ivone Adelina de
Keywords: Representações Sociais;Egressos;Educação Profissional Rural;Desenvolvimento Rural Sustentável;Social Representations;Former Students;Rural Professional Education;Maintainable Rural Development
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Mar-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, José Alcir Barros de. As representações sociais de estudantes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena sobre o mercado de trabalho agropecuário. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar as representações sociais de alunos e egressos do curso técnico em agropecuária, do Instituto Federal Sudeste de Minas, Campus de Barbacena, sobre o mercado de trabalho agropecuário, bem como identificar seus principais problemas e potenciais durante a vida acadêmica e depois de formados, já inseridos no mundo do trabalho. Tem-se observado, nos últimos anos, no referido curso, um baixo percentual de atuação profissional dos jovens egressos no mundo do trabalho rural em contraposição a uma realidade sócio-econômica regional em que a escola está inserida, que é, predominantemente, de agricultura familiar. Partindo da temática “mercado de trabalho agropecuário”, foi utilizada, como suporte teórico desta pesquisa, a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Realizou-se um levantamento com aplicação de questionários estruturados, semiestruturados e um teste de evocação livre em uma amostra de 39 % dos alunos nas três séries do curso técnico em agropecuária e outra amostra de 89 % dos egressos do ano de 2009 do mesmo curso, já inseridos no mundo do trabalho. Os dados da pesquisa foram discutidos baseados na bibliografia estudada, apontando as representações sociais de estudantes e egressos do IF - Campus Barbacena acerca do mercado de trabalho agropecuário. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas ao reduzido número de egressos com atuação no mercado de trabalho agropecuário, principalmente a atuação profissional na agricultura familiar, sendo importante instrumento para a reestruturação pedagógica e adequação do curso à realidade rural regional, fazendo jus às políticas públicas de apoio à juventude rural.
Abstract: This study aims to analise the social representations of present and former students from the “Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus Barbacena”, as for the job market in the agricultural field, as well as to identify these students‟ main problems and potentialities alongside academic life and afterwards, when they are already inserted in the job market.It has been noticed, during the past years, a low percentual of young former students inserted in the job market, as opposed to a social, economic reality in which the school is inserted, which is, predominantly, familial agriculture. Departing from the theme “agricultural job market”, it was used, as the theoretical support of this study, Serge Moscovici‟s “Theory of Social Representation”. Data collecting was carried out by using questionnaires (structured and semi-structured), along with free evocation in a sample of 39% of students in the three grades of the agricultural technic course, and another 89% sample from former students (2009) of the same course, already inserted in the employment market. The research data were discussed according to the bibliography studied, and the study pointed out former students‟ social representations as concerns the agricultural job market. The results help to understand questions related to the reduced number of former students‟ insertion in the job market, mainly in familial agriculture, and it is an important tool in pedagogy restructuring and in the adequacy of the course to the rural, regional reality, which entitles it to public politics of support to rural youth.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12161
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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