Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBraga, Claudio Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:24Z-
dc.date.issued2012-03-23
dc.identifier.citationBRAGA, Claudio Silva. A inserção da cultura negra e o cotidiano da prática pedagógica em escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro.. 2012. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12155-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma investigação acerca da existência e abrangência de práticas educativas sobre a inserção da cultura afro-brasileira em três escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro: IFRJ/Campus Nilo Peçanha Pinheiral, Colégio Técnico/UFRRJ e Campus Nilópolis/IFRJ. O estudo tem como base as orientações da Lei 11.645/08, que traz a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira, buscando compreender o cotidiano escolar e verificando as principais noções engendradas nos termos legais, além da visão dos professores e estudantes sobre o assunto. Portanto, os eixos na constituição do corpus versam sobre os seguintes aspectos: conhecimento das relações entre educação e culturas, valores culturais da matriz africana, possíveis aplicações e contextualização da Lei no dia-a-dia, aspectos da formação docente e adequações de propostas curriculares.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectAfrican-Brazilian Cultureeng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.titleA inserção da cultura negra e o cotidiano da prática pedagógica em escolas técnicas federais no Estado do Rio de Janeiro.por
dc.title.alternativeThe inclusion of black culture and the everyday teaching practice in federal technical schools in the state of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research has as a purpose to develop an investigation about the existence and scope of educational practices about the inclusion of african-brazilian culture in three federal technical schools in the state of Rio de Janeiro: Campus Nilo Peçanha – Pinheiral/IFRJ, Colégio Técnico/UFRRJ and Campus Nilópolis/IFRJ. The study is based on the guidelines of the Law 11.645/08, which carries the mandatory teaching of African history and African- Brazilian culture, trying to understand the school routine and checking the key notions engendered in legal terms, beyond the vision of teachers and students on the subject. So, the axes in the constitution of the corpus are: knowledge of the relationship between education and culture, cultural values of African matrix, possible applications and contextualization of the Law on a day-to-day, aspects of teacher training and adjustment of curriculum proposals.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee2Ciambarella, Alessandra
dc.creator.ID817.238.577-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017859348378734por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBERTI,V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990. APPLE, M.E. A presença ausente da raça nas reformas educacionais. In: CANEN, a: Brasil. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais; Brasília, 1999. BENJAMIN, Walter; Obras Escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. CANDAU, Vera Maria (org). Sociedade, educação e Cultura questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. _________. MOREIRA, Antonio Flavio (orgs). Multiculturalismo. Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas; Petrópolis, RJ; Vozes; 2008. CANEM, Competência Pedagógica e Pluralidade Cultural: eixo na formação de professores?, Cadernos de Pesquisa, n. 102, pp, 89-107, 1997. CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (org). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. COSTA, Marisa Vorralver (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP8A, 2001. ECO, U. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993. FÁVERO, Osmar; IRELAND, Timothy Denis (org). Educação como Exercício de Diversidade. Brasília, 2007. FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classe. São Paulo; Ática, v.2, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GUIMARÃES, Antônio Sérgio A.,. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34..2002. HALL, STUART, Da diáspora: identidades e meditações culturais. Editora: UFMG, Belo Horizonte, 2009. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. LEI 11645/08 DE 10 DE MARÇO DE 2008. 84 LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Rio de Janeiro, Forense, 1998. LOUZADA, G.R., Fracasso Escolar, Classe Social e Cor: proposta pra os cursos de formação de professores, dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, 1993. LUDKE, M.;ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. McLAREN, Multiculturalismo, Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2000. __________. Peter Multiculturalismo Crítico. São Paulo; Cortez, 1997. MONTEIRO, Aloísio Jorge de Jesus - UFRRJ; “Artigo apresentado na ANPED 2005; Título: Sobreviventes das Fronteiras: Cultura, violência e valores na educação. GTEducação Popular – 6. Caxambu – MG. MOREIRA, a F.; CANEN, a Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: ________. (Orgs). Ênfases e omissões no currículo. São Paulo: Papirus, 2001. __________. A.F.B. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. In: F.B. Moreira (org.), Currículo: políticas e práticas, pp. 81-96. São Paulo: Ed. Papirus, 1999. MORIN, Freire. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reforma o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra, Rio de Janeiro, Vozes, 1999. ____________. Arte Afro-Brasileira: o que é afinal? In: Mostra do redescobrimento: arte Afro-Brasileira Associação 500 anos Brasil artes visuais. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. P. 98-111, 2000. NUNES, Antônia Elisabeth da Silva Souza Nunes; OLIVEIRA, Elias de Oliveira (org). Implementação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008. OLIVEIRA, Iolanda; SISS, Ahyas (orgs). Caderno Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira – FEUFF. Rio de Janeiro/Niterói, 2006. PIMENTA, Selma Garrido; Saberes Pedagógicos e Atividades Docente. São Paulo, 2002. PCNs vol. 20 SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; CURY, Carlos Roberto Jamil; Ângelo, Francisca Novantino Pinto; LOPEZ, Marília Ancona. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro85 Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação; Ministério da Educação, Brasília – DF, 2004. SANTOS, Akiko, Ana Cristina Souza dos Santos (orgs). Educação trnsdisciplinar: ampliando horizontes. Seropédica, RJ: EDUR, 2007. SILVA, Tomaz Tadeu, Currículo e cultura como prática de significação. Texto apresentado no IV seminário Internacional de Reestruturação Curricular. Porto Alegre – RS, 1997. _________________. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte; Autêntica, 2007. PIMENTA, Selma Garrido; Saberes Pedagógicos e Atividade docente; Cortez; São Paulo; 2002. QUEIROZ, M.I.P. de. Relatos orais: do indizível ao dizível. In: VON SIMSON, O. (org). Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice; Editora Revista dos Tribunais, 1988. Enciclopédia Aberta de Ciências Sociais, v. 5. SOBRÉ, Muniz. Claros e escuros; identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59864/2012%20-%20Claudio%20Silva%20Braga.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3566
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-26T21:46:12Z No. of bitstreams: 1 2012 - Claudio Silva Braga.pdf: 3086503 bytes, checksum: 15e07fb59a036dec0e3c69fe1b2ad7b4 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-26T21:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Claudio Silva Braga.pdf: 3086503 bytes, checksum: 15e07fb59a036dec0e3c69fe1b2ad7b4 (MD5) Previous issue date: 2012-03-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Claudio Silva Braga.pdf2012 - Claudio Silva Braga3.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.