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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental e o tratamento de água: uso do sistema de tratamento de água baseado em ultravioleta em Câmpus do Instituto Federal do Maranhão e sua relação com a construção de conhecimentos
Other Titles: Education environment and water treatment: use of water treatment system based on ultraviolet on Campus of the Instituto Federal do Maranhão and its relation with the construction of knowledge
Authors: Silva, Ivaldo José da
Orientador(a): Fonseca, Lana Claudia de Souza
Primeiro membro da banca: Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Segundo membro da banca: Chaves, Davina Camelo
Terceiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Quarto membro da banca: Santos, Rafael dos
Keywords: Construção de Conhecimentos;Educação Ambiental Crítica;Tratamento de Água;Ultravioleta;Knowledge Construction;Environmental Education;Water Treatment;Ultraviolet
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 21-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Ivaldo José da. Educação ambiental e o tratamento de água: uso do sistema de tratamento de água baseado em ultravioleta em câmpus do Instituto Federal do Maranhão e sua relação com a construção de conhecimentos. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.
Abstract: A pesquisa em Educação Ambiental Crítica visa à construção reflexiva e crítica de conhecimentos, permitindo aos indivíduos maior contextualização das relações socioambientais e consequentes mudanças de atitudes voltadas para transformação coletiva da realidade. O município de Zé Doca, pólo regional do Alto Turi, localizado a leste do Estado do Maranhão, próximo a divisa com o Estado do Pará é responsável em articular ações educacionais, socioambientais, políticas e econômicas para o desenvolvimento de mais 17 outros municípios da região. Verificou-se que nestes municípios o saneamento ambiental e, principalmente, o tratamento de água, são realizados de forma insuficiente e precária, sinalizando a necessidade de ações orientadas por pesquisas sustentadas nos princípios de uma Educação Ambiental capaz de despertar na população maior problematização e intervenção na realidade local. Esta pesquisa objetivou instigar a construção de conhecimentos críticos aptos a permitirem maior percepção da realidade local associada à investigação da viabilidade técnica de inserção, junto à comunidade pesquisada, de tecnologia alternativa de tratamento de água baseado em radiação ultravioleta – Tubo UV. Para o desenvolvimento metodológico esta pesquisa social utilizou-se de procedimentos da pesquisa-ação em que dinâmicas de sensibilização, oficinas de confecção, adaptação e instalação do Tubo UV, reuniões e outras práticas educacionais abordaram a temática do tratamento de água, as questões sociais, ambientais e de saúde, entre outras correlacionadas de forma participativa, reflexiva e harmônica entre pesquisados e pesquisadores. Como área de pesquisa foi escolhida a comunidade do assentamento rural Boa Esperança - ABE, localizada em Zé Doca onde foram instalados e avaliados 05 (cinco) unidades do Tubo UV. Para coleta de dados foram realizadas 64 (sessenta e quatro) entrevistas e aplicados questionários antes das dinâmicas de sensibilização e ao final de todo o processo educativo, com objetivo de identificar melhoria na percepção da comunidade em relação à temática abordada e a realidade local, além de consequentes mudanças de atitudes. O tratamento dos dados coletados nos questionários apresentou variáveis que foram analisadas com o teste não paramétrico do Qui-Quadrado e outras, calculadas as médias de respostas com seus respectivos desvios padrões e seus valores mínimos e máximos. Os resultados indicaram condições favoráveis à adaptação e inserção da tecnologia do Tubo UV apresentando viabilidade econômica e operacional comparada a projetos idênticos instalados com sucesso em outros países, destacando-se a aceitação da proposta e a facilidade de acesso aos materiais necessários a confecção do Tubo UV. Quanto a análise das ações educativas relacionadas a discussão da temática abordada registraram-se significativas respostas de ampliações e modificação na forma crítica de perceber a realidade local apontando, inclusive, mudanças de postura que auxiliaram a busca de melhor qualidade de vida para comunidade. Conclui-se que a realização da ação concreta da inserção do uso do Tubo UV, em processo dialógico e crítico de construção de conhecimento pautado na relação intrínseca entre ação e reflexão associada à permissiva crítica dos saberes construídos por pesquisados e pesquisadores foi a receita para alcançar os objetivos da pesquisa.
Abstract: Research in Environmental Education Criticizes aims to construct and reflective critique of knowledge allowing individuals greater contextualisation-environmental relations and consequent changes, in attitudes towards collective transformation of reality. The municipality of Zé Doca, regional pole of Turi, located east of the State of Maranhão, in the Northeast region near the border with the State of Pará, is responsibility to articulate educational actions, political and economic, social and environmental development of over 17 other municipalities in the region. It was found that municipalities the environmental sanitation and water treatment is performed unsatisfactorily and precarious, signaling the need for sustained research-driven actions on the principles of education Wake up in the population capable environmental more questioning and intervention in the local reality. This research aimed to instigate critical knowledge construction to allow greater local perception of reality, associated with insertion technique feasibility research, Community research, alternative technology of water treatment based on ultraviolet radiation-UV Tube. The Methodological development used by this social research was action research procedures where awareness, dynamic cooking workshops, adaptation and installation of UV Tube, meetings and other educational practices addressed the theme of water treatment, social issues, environment and health, among other correlated in a participative manner, reflective and harmonic among respondents and researchers. The search area was chosen as the community of rural settlement good hope, located in Zé Doca, where were installed and evaluated 05 (five) UV Tube units. Data collection took place 64 (sixty-four) interviews and questionnaires applied before the dynamics of awareness and at the end of the whole educational process in order to identify improvement in the perception of the community in relation to the subject dealt with and the local reality, and consequential changes in attitudes. The treatment of data collected in the questionnaires presented variables that were tested with the non-parametric test of Chi-square and other calculated averages of answers with their respective standard deviations and their minimum and maximum values. The results indicated favourable conditions for the adaptation and insertion of the UV tube technology showing economic viability and operational compared to similar projects successfully installed in other countries, especially the acceptance of the proposal and the ease of access to the materials needed to manufacture of UV Tube. As the analysis of educational activities related to the thematic discussion addressed significant responses were expansions and modifications in order to understand the local reality criticizes pointing, including changes to posture that assisted the search for better quality of life for the community. It is concluded that the implementation of concrete action of insertion of the UV Tube use, Dialogic and critical process of construction of knowledge based on the intrinsic relationship between action and reflection associated with the permissive criticizes of knowledge built by researched and researchers was the recipe to achieve the objectives of the survey.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12148
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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