Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Gislene Cardoso de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:21Z-
dc.date.issued2013-05-22
dc.identifier.citationSOUZA, Gislene Cardoso de. Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente. 2013. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12145-
dc.description.abstractA função social da escola é propiciar aos alunos a construção do saber acadêmico e científico. Neste sentido, é de suma importância que o currículo da educação profissional e tecnológica discuta a educação científica e tecnológica com seus alunos. Para isso, as escolas têm proporcionado o incentivo a pesquisa, com vistas ao crescimento das potencialidades tecnológicas exigidas pela sociedade. O crescimento da iniciação científica no IFMT é notório atingindo atualmente alunos do ensino técnico de nível médio. Assim, a pesquisa “Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente busca averiguar como ocorre e quais os principais objetivos do processo de inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT Campus São Vicente na iniciação científica. Para tanto realizou-se um levantamento junto ao departamento de pesquisa para se conhecer os alunos do ensino técnico de nível médio bolsistas de iniciação científica e seus professores orientadores. Os sujeitos da pesquisa compreendem 35 alunos bolsistas e 15 professores orientadores. Para coleta de dados utilizouse de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados aos alunos bolsistas e a seus professores orientadores. Para análise dos dados as respostas obtidas foram codificadas e agrupadas em categorias seguindo para a análise de conteúdo sendo os dados analisados de acordo com os fundamentos teóricos que tratam do fenômeno estudado. De acordo com os dados levantados percebe-se que a inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT Campus São Vicente na iniciação científica acontece por meio de seleção por parte dos professores que aprovam projetos de pesquisa nos editais lançados pela pró-reitoria de pesquisa. Em relação aos objetivos da inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT campus São Vicente na iniciação científica, identificou-se estarem relacionados com a construção do conhecimento. Em se tratando dos critérios utilizados pelos professores para selecionar seus alunos bolsistas obteve-se como critério principal rendimento e desempenho escolar com 25%, afinidade com a área de pesquisa com 24%, seguidos por interesse (18%), responsabilidade (12%), comportamento na instituição (9%), disponibilidade de horário (6%) e indicação de colegas (6%). As atividades descritas demonstram uma maior relação dos bolsistas do ensino técnico de nível médio com manejos e ações mecânicas, apenas um bolsista cita atividades de leitura como atividade realizada ao longo de seu projeto de pesquisa. Além disso, as respostas dos sujeitos sobre suas atividades demonstram falta de clareza, indefinição e generalização demonstrando desta forma pouca apropriação de conhecimento.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino técnico, ,por
dc.subjectiniciação científicapor
dc.subjectpesquisapor
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectundergraduate researcheng
dc.subjectresearcheng
dc.titleDiagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente.por
dc.title.alternativeDiagnosis of inclusion of students in technical level in undergraduate research: a case study in IFMT Campus St. Vincent.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe social function of the school is to provide students with the construction of academic knowledge and scientific. Thus, it is critical that the curriculum of vocational and technological education to discuss science and technology education to their students. To do this, schools have provided the incentive to search, aiming at growth of technological capabilities required by society. The growth of scientific initiation in IFMT is currently reaching notorious school students technical level. Thus, the research "Diagnosis of inclusion of students in technical level in undergraduate research: a case study in IFMT Campus Saint Vincent ascertain how search occurs and what the main objectives of the process of integration of students of technical level IFMT St Vincent's Campus in undergraduate research. Therefore a survey was conducted by the research department to meet students at technical level undergraduate research fellows and their faculty mentors. Research subjects include 35 students and 15 faculty mentors fellows. For data collection we used questionnaires with open and closed questions applied to scholarship students and their mentor teachers. For data analysis, the responses were coded and grouped into categories according to content analysis and the data analyzed according to the theoretical foundations that deal with the phenomenon. According to the data collected it is clear that the inclusion of students of technical level IFMT Campus of St. Vincent in scientific initiation occurs through selection by teachers who approve research projects on edicts issued by the pro-rector of search. Regarding the objectives of integration of students of technical level of the St. Vincent campus IFMT in undergraduate research, we identified are related to the construction of knowledge. In terms of the criteria used by teachers to select their scholarship students was obtained as the main criterion income and school performance with 25% affinity with the area search with 24%, followed by interest (18%), responsibility (12%) , behavior in the institution (9%), availability of time (6%) and indication colleagues (6%). The activities described demonstrate greater respect for scholarship of teaching technical level with managements and mechanical actions, only one scholar cites reading activities as activity performed during your research project. Furthermore, the subjects' answers about their activities demonstrate a lack of clarity, vagueness and generalization thus demonstrating little knowledge acquisition.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.advisor-co1Albino, Sirlei de Fátima
dc.contributor.referee1Barbosa, Claudio Luis Alvarenga
dc.contributor.referee2Rangel, Mary
dc.creator.ID016.317.981-62por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4140800148539494por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBINO, S. F.; FAQUETI, M. F. A arte de ensinar a fazer pesquisa: a importância dos educadores no ensino médio e técnico para o despertar da vocação científica. In: Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico, 2, 2010, Concórdia. Anais: Concórdia, Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, 2010. AMÂNCIO, A., M. O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc) como estratégia educacional relevante. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.6 n.1. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttex&pid=S0104- 59701999000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 ago. 2012. AMÂNCIO, A. M. Inserção e atuação de jovens estudantes no ambiente científico: interação entre ensino e pesquisa. 2004. Tese (Doutorado). Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fiocruz, 2004. Disponivel em: <http://bvssp.icict.fiocruz.br/pdf/amancioamd.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2012. ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5.ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005. p. 12-19. BARIANI, I. C. D. Estilos cognitivos de universitários e iniciação científica. 1998. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 85572000000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 13 set. 2012. BAZIN, M. J. O que é iniciação científica. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v.5, n.1, p.81-88, jun. 1982. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.138 p. BREGLIA, V. L. A. A Formação na graduação: contribuições, impactos e repercussões do PIBIC, 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100- 15742010000100009&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: out. 2012. BRIDI, J. C. A formação do graduando nas atividades de iniciação científica. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, Pontífica Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. CABERLON, V. I. Pesquisa e graduação na Furg: em busca de compreensões sob distintos horizontes. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000139&pid=S0100- 1574201000010000900014&lng=es. Acesso em: 05 jan. 2013. DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. Vol. 14, 2006. 120p. 58 DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas / São Paulo : Autores Associados, 2007. 140p. MORAES, F. F.; FAVA, M. A Iniciação Científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em perspectiva, 14(l) 2000, p. 73-77. FELIPECKI, A. Representações sociais do pesquisador –orientador sobre o processo de trabalho de orientação científica de jovens de ensino médio. Relatório final de pesquisa. Rio de Janeiro, Fiocruz/FAPERJ. 2005. FERNANDES, P. B.; RENAN, I. Sistema educacional brasileiro: legislação e estrutura. 3ª ed. Atlas, 1983, 138p. FIOR, C. A. Contribuições das atividades não obrigatórias na formação universitária. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000304161. Acesso em: 28 dez. 2012. FRANSOZIO, G. C.; CONSTANTINO, C. H. A prática da leitura no ensino superior dos alunos do Cesumar. Jan.jun. 2005, Vol. 07, n.01, pp. 69 – 78. FREIRE, P. A importância do ato de ler:em três artigos que se completem. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2005, 87 p. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2004, 148p. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 253p. GIL, A, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010, 184p. HOUAISS, Dicionário da língua portuguesa. 2007. IFMT – Plano de Desenvolvimento Institucional. 2009. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M., Ciência e Conhecimento Científico. 3 ed. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2000. 279p. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M., Técnicas de pesquisa. 7ª ed. Editora Atlas. 2010, 282p. MARCUSCHI, L. A. Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPQ e Proposta Ação. Recife: UFPE, 1996. MARTINS, R. C. R.; MARTINS, C. B. Programas de melhoria e inovação no ensino de graduação. Estudos e Debates: Uma política de Ensino Superior, Brasília, v.20, p.189-221, mar.1999. MASSI, L. Contribuições da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. 2008. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: 59 www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/.../LucianaMassi.pdf. Acesso em: 18 dez. 2012. MASSI, L; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, p. 173-197, jan/abr. 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília, volume 2. 2006. 135 p. MORAES, R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, R. LIMA, V.M.R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. PAVÃO, Antônio Carlos. Como no futebol, um exército de jovens pesquisadores levará ao surgimento dos craques da Ciência! Click Ciência, São Carlos, SP, n.18, 23 set. 2009. Entrevista. Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao18/entrevista1_detalhe.php>. Acesso em: 02 abr. 2012. PIRES, R. C. M. A contribuição da iniciação científica na formação do aluno de graduação numa universidade estadual. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000246&pid=S1414- 4077200900020001200045&lng=e. Acesso em: 07 jul. 2012. PONTES, J. P. O estudo de caso na investigação em educação matemática.Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/94-Ponte(Quadrante- Estudo%20caso).pdf>. Acesso em 14 mar. 2012. POSSEBOM, F. Ciência e educação: Aprendendo a ser cientista. Jornal Iniciação Científica. Agosto, 2000 - Ano II Nº 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Manual do Usuário (Baseado na Resolução Normativa 019/2001). Disponível em: <http://www.unisc.br/pesquisa/iniciacao/pibic_manual_usuario.pdf>. 2012. Acesso em: 07 jul. 2012. SAMPIERI, R. H, et. al..Metodologia de pesquisa. (3ª Ed.). São Paulo: McGraw-Hill, 2006. SIMÃO, L. M. et al. O papel da iniciação científica para a formação em pesquisa na pósgraduação. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, 6., 1996. Rio de Janeiro. Anais, Rio de Janeiro: Anppep, 1996. p. 111-113. SOUSA, J. M. T.; MARQUES, H. V. C.F. Contribuições da iniciação científica no processo de ensino e aprendizagem em química. Cadernos de Pesquisa. São Luís, v. 18, n. 3, set./dez. 2011. SOUZA, M. L. M. Reflexões sobre um programa de iniciação científica para o ensino médio. V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.Associação Brasileira de pesquisa em educação em ciências. Atas do V Enpec - 60 Nº 5. 2005 - ISSN 1809-5100. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p204.pdf>. Acesso em 12 dez. 2012. SOUZA, Z.F.; SOUZA, C.H.M. Iniciação Científica: Uma análise da sua prática no ensino médio e seus reflexos e no ensino superior. Revista Científica Internacional. Ano 4 – N°17. 2011. TENÓRIO, M. P.; BERALDI, G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista Associação de Medicina Brasileira. 2010; 56(4): 375 – 93. VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de educação ambiental, In: PEDRINI, A.G. (Org). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1998. 123 p. Disponível em: <http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/metodologia_participativa_incubaccop.pdf>. Acesso em 05 jun. 2012. VON ZUBEN, N. A. A relevância da Iniciação Científica na universidade. Pró-Posições, Campinas, v.6, n.2[17], 1995. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/vonzuben/pesquisa.html>. Acesso em 27 abr. 2012. ZUKOWSKI, N. B. S.; SILVA, G. M. O Egresso como referência fundamental no desenvolvimento das relações institucionais e o Mundo do Trabalho. IV CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. – CONNEPI. Palmas, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/5324/2799. Acesso em 10 jan 2013.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14659/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15854/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22186/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28516/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34978/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41406/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47812/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54260/2013%20-%20Gislene%20Cardoso%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3489
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-05T14:18:15Z No. of bitstreams: 1 2013 - Gislene Cardoso de Souza.pdf: 2016418 bytes, checksum: 2cd77630d5c737b581c24b9fc2fec5f3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-05T14:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Gislene Cardoso de Souza.pdf: 2016418 bytes, checksum: 2cd77630d5c737b581c24b9fc2fec5f3 (MD5) Previous issue date: 2013-05-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Gislene Cardoso de Souza.pdf2013 - Gislene Cardoso de Souza1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.