Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12145
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente.
Other Titles: Diagnosis of inclusion of students in technical level in undergraduate research: a case study in IFMT Campus St. Vincent.
Authors: Souza, Gislene Cardoso de
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro coorientador: Albino, Sirlei de Fátima
Primeiro membro da banca: Barbosa, Claudio Luis Alvarenga
Segundo membro da banca: Rangel, Mary
Keywords: ensino técnico, ,;iniciação científica;pesquisa;technical education;undergraduate research;research
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 22-May-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Gislene Cardoso de. Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente. 2013. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A função social da escola é propiciar aos alunos a construção do saber acadêmico e científico. Neste sentido, é de suma importância que o currículo da educação profissional e tecnológica discuta a educação científica e tecnológica com seus alunos. Para isso, as escolas têm proporcionado o incentivo a pesquisa, com vistas ao crescimento das potencialidades tecnológicas exigidas pela sociedade. O crescimento da iniciação científica no IFMT é notório atingindo atualmente alunos do ensino técnico de nível médio. Assim, a pesquisa “Diagnóstico da inserção de alunos do ensino técnico de nível médio na iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente busca averiguar como ocorre e quais os principais objetivos do processo de inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT Campus São Vicente na iniciação científica. Para tanto realizou-se um levantamento junto ao departamento de pesquisa para se conhecer os alunos do ensino técnico de nível médio bolsistas de iniciação científica e seus professores orientadores. Os sujeitos da pesquisa compreendem 35 alunos bolsistas e 15 professores orientadores. Para coleta de dados utilizouse de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados aos alunos bolsistas e a seus professores orientadores. Para análise dos dados as respostas obtidas foram codificadas e agrupadas em categorias seguindo para a análise de conteúdo sendo os dados analisados de acordo com os fundamentos teóricos que tratam do fenômeno estudado. De acordo com os dados levantados percebe-se que a inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT Campus São Vicente na iniciação científica acontece por meio de seleção por parte dos professores que aprovam projetos de pesquisa nos editais lançados pela pró-reitoria de pesquisa. Em relação aos objetivos da inserção dos alunos do curso técnico de nível médio do IFMT campus São Vicente na iniciação científica, identificou-se estarem relacionados com a construção do conhecimento. Em se tratando dos critérios utilizados pelos professores para selecionar seus alunos bolsistas obteve-se como critério principal rendimento e desempenho escolar com 25%, afinidade com a área de pesquisa com 24%, seguidos por interesse (18%), responsabilidade (12%), comportamento na instituição (9%), disponibilidade de horário (6%) e indicação de colegas (6%). As atividades descritas demonstram uma maior relação dos bolsistas do ensino técnico de nível médio com manejos e ações mecânicas, apenas um bolsista cita atividades de leitura como atividade realizada ao longo de seu projeto de pesquisa. Além disso, as respostas dos sujeitos sobre suas atividades demonstram falta de clareza, indefinição e generalização demonstrando desta forma pouca apropriação de conhecimento.
Abstract: The social function of the school is to provide students with the construction of academic knowledge and scientific. Thus, it is critical that the curriculum of vocational and technological education to discuss science and technology education to their students. To do this, schools have provided the incentive to search, aiming at growth of technological capabilities required by society. The growth of scientific initiation in IFMT is currently reaching notorious school students technical level. Thus, the research "Diagnosis of inclusion of students in technical level in undergraduate research: a case study in IFMT Campus Saint Vincent ascertain how search occurs and what the main objectives of the process of integration of students of technical level IFMT St Vincent's Campus in undergraduate research. Therefore a survey was conducted by the research department to meet students at technical level undergraduate research fellows and their faculty mentors. Research subjects include 35 students and 15 faculty mentors fellows. For data collection we used questionnaires with open and closed questions applied to scholarship students and their mentor teachers. For data analysis, the responses were coded and grouped into categories according to content analysis and the data analyzed according to the theoretical foundations that deal with the phenomenon. According to the data collected it is clear that the inclusion of students of technical level IFMT Campus of St. Vincent in scientific initiation occurs through selection by teachers who approve research projects on edicts issued by the pro-rector of search. Regarding the objectives of integration of students of technical level of the St. Vincent campus IFMT in undergraduate research, we identified are related to the construction of knowledge. In terms of the criteria used by teachers to select their scholarship students was obtained as the main criterion income and school performance with 25% affinity with the area search with 24%, followed by interest (18%), responsibility (12%) , behavior in the institution (9%), availability of time (6%) and indication colleagues (6%). The activities described demonstrate greater respect for scholarship of teaching technical level with managements and mechanical actions, only one scholar cites reading activities as activity performed during your research project. Furthermore, the subjects' answers about their activities demonstrate a lack of clarity, vagueness and generalization thus demonstrating little knowledge acquisition.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12145
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Gislene Cardoso de Souza.pdf2013 - Gislene Cardoso de Souza1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.