Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPerdigão, Cláudio Henrique Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:17Z-
dc.date.issued2012-04-03
dc.identifier.citationPERDIGÃO, Cláudio Henrique Alves. As aulas de química no curso de agropecuária do IFPE - Campus Vitória: análise de uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2012. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12137-
dc.description.abstractEste trabalho dissertará sobre uma pesquisa realizada nos âmbitos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – campus Vitória de Santo Antão. Foi objeto dessa pesquisa o Ensino de Ciências/Química que nele se desenvolve. A apatia dos alunos com relação à Disciplina fez surgir a necessidade de se investigar indícios curriculares e metodológicos que a justificasse, assim como as respostas que se poderiam obter através de uma nova proposta curricular e metodológica. Baseou-se em autores da linha construtivista como Ausubel e Vygotsky. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 1º ano de uma turma de Agropecuária do Ensino Técnico Integrado. Caracteriza-se por ser um estudo de caso etnográfico, de natureza básica e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em dois aspectos que se complementaram: curricular e metodológico. A pesquisa curricular envolveu a análise documental de ementas e planos de aulas das disciplinas do curso em 2010. Encontraram-se indícios de: (I) currículo desintegrado; (III) ensino tradicional; (III) ausência experimental. A pesquisa metodológica envolveu a utilização de abordagens associadas à linha construtivista: situação-problema, tema gerador, trabalho em grupo, experimentação no ensino de química em laboratório e em sala de aula, uso de mapas conceituais. Como instrumentos de coletas de dados da pesquisa metodológica foram utilizados fonografia, questionários e mapas conceituais. Como resultados da pesquisa metodológica observaram-se forte interesse dos alunos pela disciplina, avanço na cognição em Química e avanço na desfragmentação entre os conhecimentos químicos e os das Áreas Agrícolas, especialmente àqueles ligados ao solo.por
dc.description.sponsorshipMinistério da Educação e Cultura - MECpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectDidática das Ciênciaspor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectChemistry Teachingeng
dc.subjectScience Educationeng
dc.subjectTeaching Methodologyeng
dc.titleAs aulas de química no curso de agropecuária do IFPE – campus Vitória: análise de uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeThe chemistry lessons in the course of agriculture in IFPE campus Vitória: analysis of a methodology based on the Ttheory of meaningful learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper speaks about a survey conducted in the areas of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - campus Vitória de Santo Antão. The Teaching of Science / Chemistry that it develops was the object of this study. We investigated curricular and methodological evidence that could justify the apathy of chemistry, well as the answers could be obtained through a new curriculum and methodological. Was based on constructivist authors of the line as Ausubel and Vygotsky. The subjects involved were students of 1st year of a class of Integrated Technical Agricultural Education. It is characterized by being an ethnographic case study, of the basic nature and a qualitative approach. The survey was conducted in two aspects that are complementary: curriculum and methodology. The research involved the curriculum document analysis of plans the disciplines nad menus of the course in 2010. We found evidence of: (I) disintegrated curriculum, (II) traditional teaching, (II) experimental absence. The research methodology involved the use of constructivist approaches associated with the line: the problem situation, the generative theme, the teamwork, experimentation in teaching chemistry laboratory and classroom, use of conceptual maps. As instruments of data collection the research methodology was used phonography, questionnaires and concept maps. As a result of methodological research found a strong interest of students by discipline, advances in chemistry and cognition in advance in chemical knowledge between defragmentation and Agricultural Areas, especially those connected to the ground.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Kilma da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551por
dc.contributor.referee1Berbara, Ricardo Luis Louro
dc.contributor.referee2Campos, David Vilas Boas de
dc.creator.ID031.611.734-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653641352921449por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and Hanesian, H.. Educational psychology. 6 ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.  BERTONI, J. ; NETO, F. N.. Conservação do solo. 6 ed. São Paulo: Ícone, 2008.  BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998.  CASTRO, M. A. D. R., MACHADO. M. M., VITORETTE, J. M. B. Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Revista Educação e Realidade. vol. 35, nº01. 2010, p.  CHASSOT, A. I.. Catalisando transformações na educação. E ed. Ijuí. Ed.INIJUÍ, 1993. 74p.  COSTA, B. M. Degradação das pastagens. In: SIMPóSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 5., 1978, Piracicaba.. Anais. Campinas: Fundação Cargill, 1980. p. 5-7.  DEMEO, S. Teaching Chemical Technique. Journal of Chemical Education. v.78, n. 3, p. 373. June, 2001.  DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1992. 120 p.  DRIVER, R., ASOKO, H, LEACH, J., MORTIMER, E., SCOTT, P.. Construindo Conhecimento Científico. Química Nova na Escola. N° 9, MAIO 1999  ERICKSON, G.; Studies in Science Education. 1983, 10, 37  EALY, J. B.; SUMMERLIN, L. R.; BORGFORD, C. L.. Chemical Demonstrations. A Sourcebook for Teachers. 2 ed. v. 2. Washington: American Chemical Society, 1988.  GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.  HENGEMÜHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. 3 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.  HOWE, A. C. (1996). Development of science concepts within a vygotskian Framework. Science Education 80(1), pp. 35-51  INEP. Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA. Disponível em http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/Novo/oquee.htm. Acesso em: 05 de outubro de 2007.  KEMPA, R. F.; Studies in Science Education. 1976, 3, 97.  MAO TSE TUNG obras – 8 volumes. Lisboa, O Proletário Vermelho, 1976. P. 176. V6.  MARIA, I. (et all). Ensino de química por meio de experimentos atrativos, simples de baixo custo. 24º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Maio, 2001. Disponível em: www.mec.gov.br/semtec/ftp/Ciências. Acesso em: 22 de janeiro de 2010. 63  MASSENA, E. P. ; SANTOS, N. P. O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da pós-graduação à incorporação dos cursos de graduação: uma perspectiva histórica. Quím. Nova [online]. 2009, vol.32, n.8, pp. 2238-2248.  MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.  MATTOS, C.L.G. A abordagem etnográfica na investigação científica, 2001. Disponível em http://www.ines.gov.br/paginas/revista. Acesso em 12/12/2009.  MEURER SBCS, 2007, p.66  MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Resumo adaptado e atualizado, em 1997, de um trabalho com o mesmo título publicado em O ENSINO, Revista GaláicoPortuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Lingüística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N° 23 a 28: 87-95, 1988.  MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S.. Aprendizagem Significativa – a teoria de David Ausubel. São Paulo. Moraes, 1982.  MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B.. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1993.  MOURA, L. A. A.. Economia ambiental: gestão de custos e investimentos. 2 ed revista e atualizada.- São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.  NASCIMENTO, J. R. D.; QUEIROZ, D. S.; SANTOS, M.V. F. Degradação das pastagens e critérios para avaliação. In: SIMPóSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 11., 1994, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1995. p. 107-151.  NOVAIS, R.F. et al. Fertilidade do Solo. SBCS, Viçosa, 2007., 1017p. EMBRAPA (1999. P 77)  NOVAK, J. D. – An alternative do pigetian psychology for Science and mathematics Education. Science Education, 61 (4): 453-477, 1977(a)  PERDIGÃO, C. H. A, LIMA, K, S. A prática docente experimental de Química no Ensino Médio. Anais do IV Educon. Aracaju – SE. Setembro de 2010.  PUPO, N. I. H. Manual de pastagens forrageiras: formação, conservação, utilização. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1979.  SANTOS, A. C.; SALCEDO, I. H.; CANDEIAS, A. L. B. Relação entre o relevo e as classes texturais do solo na microbacia hidrográfica de Vaca Brava, PB. Revista Brasileira de Cartografia, n. 54, p. 86-94, dez. 2002.  SANTOS, N. P. Laboratório Químico Prático do Rio de Janeiro - Primeira Tentativa de Difusão da Química no Brasil. Química Nova, v.27, n.02, 342-348, 2004.  SBCS, Fertilidade do Solo, Viçosa, 2007. 1017p. (Eds. NOVAIS, R.F., ALVAREZ. V., V.H., BARROS, N.F., FONTES, R.L..F., CANTARUTTI, R.B. & NEVES, J.C.L.).  SCHNETZLER, R. P.; Anais do IX Encontro de Didática e Prática de Ensino, Águas de Lindóia, Brasil, 1998.  VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo, 2007. P. 97  VYGOTSKY, L.S.. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Editora Martins Fontes. 2001por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60135/2012%20-%20Claudio%20Henrique%20Alves%20Perdigao.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3584
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-01T14:45:51Z No. of bitstreams: 1 2012 - Claudio Henrique Alves Perdigao.pdf: 3180122 bytes, checksum: 962793ed0a6e840a15c662fd8a9b4d3f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T14:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Claudio Henrique Alves Perdigao.pdf: 3180122 bytes, checksum: 962793ed0a6e840a15c662fd8a9b4d3f (MD5) Previous issue date: 2012-04-03eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Claudio Henrique Alves Perdigao.pdfClaudio Henrique Alves Perdigao3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.