Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12137
Tipo do documento: Dissertação
Title: As aulas de química no curso de agropecuária do IFPE – campus Vitória: análise de uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativa
Other Titles: The chemistry lessons in the course of agriculture in IFPE campus Vitória: analysis of a methodology based on the Ttheory of meaningful learning
Authors: Perdigão, Cláudio Henrique Alves
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro coorientador: Lima, Kilma da Silva
Primeiro membro da banca: Berbara, Ricardo Luis Louro
Segundo membro da banca: Campos, David Vilas Boas de
Keywords: Ensino de Química;Didática das Ciências;Metodologia de Ensino;Chemistry Teaching;Science Education;Teaching Methodology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PERDIGÃO, Cláudio Henrique Alves. As aulas de química no curso de agropecuária do IFPE - Campus Vitória: análise de uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2012. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Este trabalho dissertará sobre uma pesquisa realizada nos âmbitos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – campus Vitória de Santo Antão. Foi objeto dessa pesquisa o Ensino de Ciências/Química que nele se desenvolve. A apatia dos alunos com relação à Disciplina fez surgir a necessidade de se investigar indícios curriculares e metodológicos que a justificasse, assim como as respostas que se poderiam obter através de uma nova proposta curricular e metodológica. Baseou-se em autores da linha construtivista como Ausubel e Vygotsky. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 1º ano de uma turma de Agropecuária do Ensino Técnico Integrado. Caracteriza-se por ser um estudo de caso etnográfico, de natureza básica e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em dois aspectos que se complementaram: curricular e metodológico. A pesquisa curricular envolveu a análise documental de ementas e planos de aulas das disciplinas do curso em 2010. Encontraram-se indícios de: (I) currículo desintegrado; (III) ensino tradicional; (III) ausência experimental. A pesquisa metodológica envolveu a utilização de abordagens associadas à linha construtivista: situação-problema, tema gerador, trabalho em grupo, experimentação no ensino de química em laboratório e em sala de aula, uso de mapas conceituais. Como instrumentos de coletas de dados da pesquisa metodológica foram utilizados fonografia, questionários e mapas conceituais. Como resultados da pesquisa metodológica observaram-se forte interesse dos alunos pela disciplina, avanço na cognição em Química e avanço na desfragmentação entre os conhecimentos químicos e os das Áreas Agrícolas, especialmente àqueles ligados ao solo.
Abstract: This paper speaks about a survey conducted in the areas of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - campus Vitória de Santo Antão. The Teaching of Science / Chemistry that it develops was the object of this study. We investigated curricular and methodological evidence that could justify the apathy of chemistry, well as the answers could be obtained through a new curriculum and methodological. Was based on constructivist authors of the line as Ausubel and Vygotsky. The subjects involved were students of 1st year of a class of Integrated Technical Agricultural Education. It is characterized by being an ethnographic case study, of the basic nature and a qualitative approach. The survey was conducted in two aspects that are complementary: curriculum and methodology. The research involved the curriculum document analysis of plans the disciplines nad menus of the course in 2010. We found evidence of: (I) disintegrated curriculum, (II) traditional teaching, (II) experimental absence. The research methodology involved the use of constructivist approaches associated with the line: the problem situation, the generative theme, the teamwork, experimentation in teaching chemistry laboratory and classroom, use of conceptual maps. As instruments of data collection the research methodology was used phonography, questionnaires and concept maps. As a result of methodological research found a strong interest of students by discipline, advances in chemistry and cognition in advance in chemical knowledge between defragmentation and Agricultural Areas, especially those connected to the ground.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12137
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Claudio Henrique Alves Perdigao.pdfClaudio Henrique Alves Perdigao3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.