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dc.contributor.authorCosta, Sebastião de Jesus
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:16Z-
dc.date.issued2011-06-02
dc.identifier.citationCosta, Sebastião de Jesus. O ensino do cooperativismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luiz - Maracanã.. 2011. [77 f. ]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12135-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou mostrar o perfil de um segmento constante do modelo de ensino adotado pelas antigas Escolas Agrotécnicas Federais, que é o ensino do cooperativismo. Estabelecemos como objetivo geral: analisar o ensino do cooperativismo ministrado na Escola Agrotécnica Federal de São Luiz, hoje Campus São Luiz - Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, e a difusão da doutrina ou ideal cooperativista no Estado do Maranhão, como forma de organização econômico-social das comunidades rurais. O modelo denominado “Escola-Fazenda” com seu lema “aprender a fazer e fazer para aprender” tinha as Cooperativas-Escolas como um laboratório das práticas do cooperativismo, inspirado no modelo europeu mais difundido. Estas se constituíam em empresas cooperativas dentro da própria Escola. A Cooperativa-Escola dos Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luiz – Maracanã se constituiu no local do nosso estudo de caso. Embora grande número destas Cooperativas-Escolas tenha sido extintas, esta se mantém ainda com um quadro de cooperados pequeno, mais cumprindo o seu papel de prestadora de serviços para a Escola na comercialização dos excedentes de produção, executada pelos alunos cooperados, em seu ponto de venda. A parte pedagógica, encontra-se hoje separada da parte prática. Os ensinamentos da doutrina do cooperativismo, estão contidas em outras disciplinas. A nossa pesquisa mostrou que, embora desfocada dos seus principais objetivos, a comunidade aprova sua manutenção. Mostrou também que se faz necessárias mudanças conjunturais para que esta, melhor se adéqüe às novas realidades. Que o estado do Maranhão é um dos mais pobres do país e que a propagação do ideal cooperativista pode ser uma das saídas para melhoria da qualidade de vida da população mais pobre, que é a grande maioria. Somente através da educação, que o nosso estado também ocupa os piores índices, será possível dar-se algum passo a frente. O básico dos objetivos das unidades Cooperativas- Escolas é o convencimento de que através da cooperação é possível a inserção econômica social de comunidades mais desassistidas. Que a Cooperativa-Escola, juntamente com outros órgãos de fomento ao cooperativismo, podem ser os articuladores desta possível mudança no estado. Outro ponto afirmativo, é a determinação da Lei nº 11.892/08, de que os Institutos Federais, por ela criados, devem estimular o cooperativismo. A nossa Cooperativa-Escola, hoje já realidade, com sua experiência superior a três décadas de existência, pode coordenar estas novas ações rumo a propagação do ideal cooperativista.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectCooperativa-Escolapor
dc.subjectEducação e Mudançapor
dc.subjectCooperativeeng
dc.subjectCooperative-Schooleng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChangeeng
dc.titleO ensino do cooperativismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luiz - Maracanã.por
dc.title.alternativeThe teaching of cooperatives at the Federal Instituteof Education, Science and tchnology of Maranhão – Cmpus São Luís - Maracanã.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation tries to show the profile of a constant segment of the teaching model adopted by the old federal agrotechnical schools, which is the teaching of the cooperativism. We have established as our general objective: An analysis of the cooperativism teaching at Escola Agrotécnica Federal de São Luiz (Federal Agrotechnical School of São Luiz), today known as Campus São Luiz – Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus São Luiz – Maracanã - Federal Institute of Education, Science, and Technology of the State of Maranhão), and also the diffusion of the cooperativist doctrines or ideals in the State of Maranhão, as a way of social and economic organization of the rural communities. The model called "Escola Fazenda” (Farm School), with its motto "Learn how to do it, and Do it so you can Learn", had the Cooperative-Schools as laboratories of cooperativism practice, inspired in an widespread European model. Those were constituted of cooperativist enterprises within the school itself. The Cooperative-School of the Students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Maranhão, Campus São Luiz - Maracanã was where our case study took place. Although a large number of those Cooperative-Schools have been extinguished, this one is still holding together, with a small number of cooperative people, but still fulfilling its role as a services provider to the School, helping to sell the production surplus, all this executed by the cooperative students at their selling stand. The pedagogical portion of this, is nowadays separated from the practice. The teachings of the cooperative doctrine are inserted in other school subjects. Our field research showed that, although not emphasized in its original main goals, the community approves its maintenance. It also showed that it needs conjunctural structure changes in order to adapt itself to the new realities, like, the State of Maranhão is one of the country’s poorest, and the propagation of the cooperativist ideals may be one, of the many ways, of improving the life quality of the poor part of the population, which is the great majority. That only through education (something that our State is also considered one of the worst in the country) the State of Maranhão can take a step forward. The most basic objective of the Cooperative- School units is convincing people that through cooperation it’s possible to attain the inclusion of the most unattended communities. That the Cooperative-Schools, together with other cooperativism promotion agencies, can be the ones that will implement this changes in the State. Another affirmative matter is the determination of the Law n. 11.892/08, which express that Federal Institutes, created by it, should stimulate cooperativism teaching and practicing. Today, our Cooperative-School is a reality, with experience surpassing three decades of existence, it can coordinate this new actions towards the propagation of the cooperativist ideals.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858512137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Albino, Sirlei de Fátima
dc.creator.ID067653191-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658716060363243por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-04-24T12:58:57Z No. of bitstreams: 1 2011 - Sebatião de Jesus Costa.pdf: 2368449 bytes, checksum: e6dadee6d053de83b7cb863e90b4b390 (MD5)eng
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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