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dc.contributor.authorMacedo Júnior, Samuel Coutinho de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.issued2011-12-19
dc.identifier.citationMACEDO JUNIOR, Samuel Coutinho de. O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e o Município de Seropédica: relacionamento e possibilidades. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12131-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa que buscou investigar o nível de relacionamento entre o colégio técnico da UFRRJ, uma das Instituições da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, e o município de Seropédica. Inicialmente questionou-se que o número de alunos residentes neste município era pouco representativo no universo de vagas de ensino médio propedêutico e de formação profissional oferecidas por esta Instituição. Outro questionamento foi a ausência de seus alunos realizando estágios nas empresas privadas da cidade. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura a fim de analisar a história da educação no Brasil, e discutir a dualidade existente entre o ensino propedêutico e a educação profissional de nível médio, pois, as instituições federais tinham como meta a formação de uma parcela dos filhos dos trabalhadores, em técnicos capazes de operar as inovações científicas e tecnológicas necessárias para a produção industrial, comercial e agrícola, embora com ênfase para a primeira. Fez-se necessário um levantamento histórico buscando as raízes da formação desta cidade, pois, a partir de um pequeno e simples vilarejo, onde foi estabelecida a Primeira Organização Sericícola do país no ano de 1875, nasceu, 120 anos após, a cidade de Seropédica. Além disso, buscou-se compreender a evolução do CTUR desde sua inauguração como Aprendizado Agrícola de Santa Cruz até os dias atuais. A comunidade local, representada por alunos, pais e representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino, também foi consultada. Concluímos que grande parte desta comunidade não conhece este colégio técnico e consequentemente, não sabe da importância dos seus cursos para o desenvolvimento local e que apesar da maioria desses alunos visarem o concurso do CTUR no presente ano, apenas 14% dos alunos fazem cursos preparatórios paralelo ao nono ano. Ao final propomos a confecção de cartilhas demonstrativas com todos os cursos tanto para as empresas quanto para as escolas, além da criação de alternativas como intercâmbios entre o CTUR e as escolas de Seropédica em forma de palestras, dia de campo, feiras culturais envolvendo a comunidade, entre outras.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInstituição Federalpor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFederal Institutioneng
dc.subjectVocational Trainingeng
dc.titleO Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e o Município de Seropédica: relacionamento e possibilidadespor
dc.title.alternativeThe Technical School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) and the city of Seropédica: Relationship and Possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt is a study that aimed to investigate the level of the relationship between the technical school of UFFRJ, one of the institutions of the Federal Group for Technical and Technology in Brazil, the Technical School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). At first, there was the fact that the number of the students who live in that city was unrepresentative in the universe of available places for students from high school and also from the professional training courses offered by this Institution. Another issue was its students’ absences doing internships in private companies in the city. To this end, we did a literature review to analyze the history of education in Brazil, and discuss the duality between teaching introductory and mid-level professional education, because these federal institutions aimed the education of some of the workers’ children to make them become technicians able to operate the necessary scientific and technological innovations for the industrial, commercial and agricultural production, though with emphasis on the first. It was necessary to do a historical survey because the city was created from a small and simple village where the First Organization of the silkworm cultivation was established in 1875, and 120 years later, the city of Seropédica was born. In addition, we sought to understand the evolution of CTUR since it has been opened as the Agricultural Learning in Santa Cruz until the present moment. The local community, represented by students, parents and school representatives of the Municipal School, was also consulted. We conclude that a large part from this community do not know the existence of this technical school and, consequently, do not know the importance of its courses to the local development and, although most of these students aim the exams for entering CTUR in the present year, only 14% of them take preparatory courses at the same time they study in the ninth grade. At the end, we propose the construction of demonstrative booklets with all courses for either companies or schools, and the creation of alternatives like exchanges between CTUR and the schools from Seropédica such as lectures, field days, cultural fairs involving the community, and others.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Quaresma, Maisa dos Reis
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros
dc.creator.ID035.274.997-09por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323748853608399 Endereçopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALENTEJANO, P. R. R. Reforma Agrária e Pluriatividade no Rio de Janeiro: repensando a dicotomia rural-urbano nos assentamentos rurais. Revista Fluminense de Geografia 1 (Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros), Niterói, ano 1, jan./jun. 2005. ALMEIDA, M. C. & CARVALHO, E. A. (Orgs.). Edgar Morin: os sete saberes e outros ensaios. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. 104 p. ANTUNES, L. C. M.; GOMES, M. Seropédica: do Brasil Colônia à Proclamação da República. Jornal Athon, Seropédica, abril. 2011, p.3. ARROYO, M. G. Da Escola Carente à Escola Possível. 5º Ed. Minas Gerais: Edições Loyola 183 p. BRANDÃO, C. R. O que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. 116p. BRASIL. Decreto-Lei Nº. 5.408, de 14 de abril de 1943. Cria, junto à futura sede da Escola Nacional de Agronomia, no km. 47 da rodovia Rio-São Paulo, um Aprendizado Agrícola subordinado à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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