Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12131
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e o Município de Seropédica: relacionamento e possibilidades
Other Titles: The Technical School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) and the city of Seropédica: Relationship and Possibilities
Authors: Macedo Júnior, Samuel Coutinho de
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Quaresma, Maisa dos Reis
Segundo membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Keywords: Educação;Instituição Federal;Formação Profissional;Education;Federal Institution;Vocational Training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MACEDO JUNIOR, Samuel Coutinho de. O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e o Município de Seropédica: relacionamento e possibilidades. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa que buscou investigar o nível de relacionamento entre o colégio técnico da UFRRJ, uma das Instituições da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, e o município de Seropédica. Inicialmente questionou-se que o número de alunos residentes neste município era pouco representativo no universo de vagas de ensino médio propedêutico e de formação profissional oferecidas por esta Instituição. Outro questionamento foi a ausência de seus alunos realizando estágios nas empresas privadas da cidade. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura a fim de analisar a história da educação no Brasil, e discutir a dualidade existente entre o ensino propedêutico e a educação profissional de nível médio, pois, as instituições federais tinham como meta a formação de uma parcela dos filhos dos trabalhadores, em técnicos capazes de operar as inovações científicas e tecnológicas necessárias para a produção industrial, comercial e agrícola, embora com ênfase para a primeira. Fez-se necessário um levantamento histórico buscando as raízes da formação desta cidade, pois, a partir de um pequeno e simples vilarejo, onde foi estabelecida a Primeira Organização Sericícola do país no ano de 1875, nasceu, 120 anos após, a cidade de Seropédica. Além disso, buscou-se compreender a evolução do CTUR desde sua inauguração como Aprendizado Agrícola de Santa Cruz até os dias atuais. A comunidade local, representada por alunos, pais e representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino, também foi consultada. Concluímos que grande parte desta comunidade não conhece este colégio técnico e consequentemente, não sabe da importância dos seus cursos para o desenvolvimento local e que apesar da maioria desses alunos visarem o concurso do CTUR no presente ano, apenas 14% dos alunos fazem cursos preparatórios paralelo ao nono ano. Ao final propomos a confecção de cartilhas demonstrativas com todos os cursos tanto para as empresas quanto para as escolas, além da criação de alternativas como intercâmbios entre o CTUR e as escolas de Seropédica em forma de palestras, dia de campo, feiras culturais envolvendo a comunidade, entre outras.
Abstract: It is a study that aimed to investigate the level of the relationship between the technical school of UFFRJ, one of the institutions of the Federal Group for Technical and Technology in Brazil, the Technical School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). At first, there was the fact that the number of the students who live in that city was unrepresentative in the universe of available places for students from high school and also from the professional training courses offered by this Institution. Another issue was its students’ absences doing internships in private companies in the city. To this end, we did a literature review to analyze the history of education in Brazil, and discuss the duality between teaching introductory and mid-level professional education, because these federal institutions aimed the education of some of the workers’ children to make them become technicians able to operate the necessary scientific and technological innovations for the industrial, commercial and agricultural production, though with emphasis on the first. It was necessary to do a historical survey because the city was created from a small and simple village where the First Organization of the silkworm cultivation was established in 1875, and 120 years later, the city of Seropédica was born. In addition, we sought to understand the evolution of CTUR since it has been opened as the Agricultural Learning in Santa Cruz until the present moment. The local community, represented by students, parents and school representatives of the Municipal School, was also consulted. We conclude that a large part from this community do not know the existence of this technical school and, consequently, do not know the importance of its courses to the local development and, although most of these students aim the exams for entering CTUR in the present year, only 14% of them take preparatory courses at the same time they study in the ninth grade. At the end, we propose the construction of demonstrative booklets with all courses for either companies or schools, and the creation of alternatives like exchanges between CTUR and the schools from Seropédica such as lectures, field days, cultural fairs involving the community, and others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12131
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Samuel Coutinho de Macedo Junior.pdf2011 - Samuel Coutinho de Macedo Junior3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.