Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12129
Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista
Other Titles: Evasion from the technical courses integrated to high school in the modality of education Youth and Adult at Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - Campus Boa Vista
Authors: Costa, Yany Duarte
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro membro da banca: Silva, Wanderley da
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Almeida, Adjovanes Thadeu Silva de
Keywords: Educação;Educação e trabalho;PROEJA;Evasão;Education;Education and work;Evasion;Federal Institutes;Institutos federais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Yany Duarte. Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista. 2018. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.
Abstract: A presente pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva quali-quanti, tratando-se de um estudo de caso com o método de amostragem probabilística do tipo randômica simples, com estudantes evadidos dos cursos oferecidos por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos no período de 2011 a 2013 no Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista, e com os professores que atuaram nesta modalidade de ensino. O objetivo geral visava identificar as causas da evasão a partir das perspectivas dos professores atuantes no PROEJA e de seus estudantes evadidos. Os objetivos específicos que nortearam este estudo almejavam investigar as motivações para o ingresso no curso, impressões e expectativas iniciais, além de identificar as percepções dos estudantes evadidos, tendo em vista a influência das práticas pedagógicas na permanência ou na evasão nos cursos do PROEJA. Como método de coleta de dados, foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. O resultado da pesquisa foi submetido à conversão em dados estatísticos, categorização, e de análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados de forma descritiva-narrativa, sintetizando os indicadores dos resultados obtidos. Constatou-se que as causas para evasão escolar apontadas pelos estudantes evadidos são similares ou correlacionadas entre si, não se distanciando das causas para evasão indicadas pelos docentes, a saber: motivação discente, metodologias, filhos, trabalho, transporte e horário de início das aulas. Como sugestão para atenuar ou prevenir a evasão escolar, os estudantes evadidos destacaram a importância do acompanhamento pedagógico junto àqueles que demonstram sinais de abandono escolar.
Abstract: The present research was developed from a quali-quanti perspective, being a case study with the probabilistic sampling method of the simple random type, with students evaded from the courses offered through the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in Youth and Adult Mode from 2011 to 2013 at the Federal Institute of Roraima - Campus Boa Vista; and with the teachers who acted in this modality of teaching. The general objective was to identify the causes of evasion from the perspectives of teachers working in PROEJA and their evaded students. The specific objectives that guided this study were to investigate the motivations for entry into the course, initial impressions and expectations, as well as to identify the students' perceptions evaded, considering the influence of pedagogical practices in the permanence or avoidance in PROEJA courses. As a method of data collection, questionnaires were used with open and closed questions. The result of the research was submitted to the conversion into statistical data, categorization and content analysis. The results were presented in descriptive-narrative form, synthesizing the indicators of the results obtained. It was found that the causes for school evasion pointed out by the evaded students are similar or correlated with each other, not distancing themselves from the causes for evasion indicated by the teachers, namely: student motivation, methodologies, children, work, transportation and class start times. As a suggestion to mitigate or prevent school dropout, the evaded students emphasized the importance of pedagogical accompaniment to those who show signs of dropping out.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12129
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Yany Duarte Costa.pdfDocumento principal499.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.