Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12126
Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre livros e lutas, quilombos e culturas - pela valorização da cultura quilombola
Other Titles: Between books and struggles, quilombos and cultures - for the valorization of quilombola culture
Authors: Parreira, Tainara de Souza
Orientador(a): Parreira, Tainara de Souza
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Benáchio, Rosilda Nascimento
Keywords: Licenciatura em Educação do Campo;Educação Quilombola;Santa Rita do Bracuí;Cultura;Identidade;Bachelor's Degree in Field Education;Quilombola Education;Santa Rita do Bracuí;Culture;Identity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 27-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Parreira, Tainara de Souza. Entre livros e lutas, quilombos e culturas - pela valorização da cultura quilombola. 2018. [110 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Este trabalho é o resultado de anos de indignação com a realidade deste país que vem retratando desigualdades, preconceitos e intolerâncias tão evidentes. Venho, através desta Dissertação, conhecer o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ desde seu início com a LEC PRONERA; entender o conceito e a historicidade de quilombo e todo o percurso de resistências do Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis – RJ. Também questionamos as questões raciais e sociais eressaltamos a necessidade de uma educação diferenciada que respeite as tradições e costumes de sua comunidade. Além disso, buscamoscompreender as trajetórias de quatro remanescentes quilombolas licenciados pela LEC/UFRRJ. Neste sentido, iniciamos estas páginas dissertando a respeito da LEC, afirmando a existência da discriminação e refletindo a respeito dos diferentes tipos de preconceito. Levamos o texto às questões históricas trazendo diálogos sobre a escravidão e contamos como se formou o Quilombo de Santa Rita. Dentre estas linhas, nos envolvemos com todo o processo de lutas e resistências por parte dos quilombolas e dissertamos sobre cultura, oralidade, religião, tradições, educação quilombola e como esta é necessária na Escola Municipal Áurea Pires da Gama e em outras escolas localizadas em territórios quilombolas. Além disso, (re)conhecemos a ARQUISABRA e o Jongo como manifestos culturais que afirmam a identidade quilombola dentro e fora da comunidade.Posteriormente procuramos finalizar o texto identificando as trajetórias dos jovens remanescentes e como a Licenciatura em Educação do Campo pode ter – ou não – influenciado seus caminhos
Abstract: This work is the result of years of indignation with the reality of this country that has portrayed inequalities, prejudices and intolerances so evident. I hereby, through this Dissertation, know the Undergraduate Course in Education of the Field of UFRRJ from its beginning with the LEC PRONERA; to understand the concept and historicity of quilombo and the entire resistance course of Quilombo Santa Rita do Bracuí, in Angra dos Reis - RJ. We also questioned racial and social issues and stressed the need for a differentiated education that respected the traditions and customs of their community. In addition, we sought to understand the trajectories of four remaining quilombolas licensed by LEC / UFRRJ. In this sense, we start these pages by talking about the LEC, affirming the existence of discrimination and reflecting on the different types of prejudice. We take the text to the historical questions bringing dialogues about slavery and we tell how the Quilombo de Santa Rita was formed. Among these lines, we are involved with all the process of struggle and resistance by the quilombolas and we speak about culture, orality, religion, traditions, quilombola education and how it is needed in the Escola Municipal Áurea Pires da Gama and in other schools located in territories quilombolas. In addition, we (re) know the ARQUISABRA and the Jongo as cultural manifests that affirm the quilombola identity inside and outside the community. Later, we tried to finalize the text by identifying the trajectories of the remaining youths and how the Degree in Field Education may or may not have influenced their paths. Keywords:
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12126
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Tainara de Souza Parreira.pdfTainara de Souza Parreira844.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.