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dc.contributor.authorCruz, Edimar Almeida da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:13Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:13Z-
dc.date.issued2017-11-14
dc.identifier.citationCRUZ, Edimar Almeida da. Uso da plataforma MOODLE como metodologia suplementar ao ensino e aprendizagem - estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - Espírito Santo. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12123-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral avaliar o desenvolvimento, formatação e aplicação de um AVA hospedado na Plataforma MOODLE, integrada ao contexto presencial da disciplina de Ferramentas de Gestão, ministrada no 2° e 3° anos do Ensino Técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Espírito Santo. A pesquisa adotou a metodologia de estudo de casos, auxiliada por instrumentos como, observação participante, questionário, pesquisa bibliográfica e ainda relatórios do MOODLE. Parte dos resultados obtidos na pesquisa pode ser visto na internet, através do seguinte endereço eletrônico www.ceiernarede.com. As demais percepções destacadas pelos sujeitos da pesquisa dizem respeito aos seguintes pontos principais: o ambiente proporciona interação, possibilita a elucidação de dúvidas, permite a realização de trocas de ideias, estimula o estudante a pensar rápido, permiti a revisão e fixação dos conteúdos, otimiza o tempo de estudo e, por fim, é uma metodologia prática e de fácil manuseio. Destacamos ainda que à inserção efetiva e perene da Plataforma MOODLE no contexto presencial do CEIER-AB, deve ainda passar por obstáculos de ordens diversas, antes que se firme como uma metodologia séria e eficiente de ensino aprendizagem, auxiliando o ensino não apenas na instituição na qual foi gestada, mas também em outras escolas pertencentes ao espaço rural e urbano.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempor
dc.subjectFerramentas de Gestãopor
dc.subjectInformation and Communication Technologyeng
dc.subjectVirtual Learning Environmenteng
dc.subjectManagement toolseng
dc.titleUso da plataforma MOODLE como metodologia suplementar ao ensino e aprendizagem - estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - Espírito Santopor
dc.title.alternativeUse of the MOODLE platform as a supplementary methodology to teaching and learning - a case study in the Integrated State Center of Rural Education of Águia Branca - Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study had as general objective to evaluate the development, format and application of an AVA hosted in the MOODLE Platform, integrated to the face-to-face context of the Management Tools discipline, given in the 2nd and 3rd years of the Technical Education in Agriculture and Livestock of the Integrated State Center of Rural Education of White Eagle, Espírito Santo. The research adopted the methodology of case studies, aided by instruments such as participant observation, questionnaire, bibliographic research, as well as MOODLE reports. Part of the results obtained in the research can be seen on the Internet, through the following electronic address www.ceiernarede.com. The other perceptions highlighted by the research subjects concern the following main points: the environment provides interaction, allows the elucidation of doubts, allows the exchange of ideas, stimulates the student to think fast, allow the revision and fixation of the contents, optimizes the study time and finally is a practical and easy to use methodology. We also emphasize that the effective and perennial insertion of the MOODLE Platform in the face-to-face context of CEIER-AB, must also go through obstacles of different orders, before it is established as a serious and efficient methodology of teaching learning, aiding teaching not only in which was created, but also in other schools belonging to rural and urban spaceeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID94997730772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Rocha, Sérgio Luiz Alves da
dc.creator.ID11078398747por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5220504076281563por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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