Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuimarães, Beatriz Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:12Z-
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.citationGuimarães, Beatriz Ribeiro. O estado da arte da agroecologia na UFRRJ com enfoque nas produções acadêmicas em agroecologia na pós graduação. 2017. [124 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12122-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O principal objetivo foi pesquisar o Estado do Conhecimento da Agroecologia em nível de pósgraduação, através de um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tenham enfoque em agroecologia. Visando atingir os objetivos, fez-se uma busca acerca da atual situação da Agroecologia na Educação, onde foram identificadas instituições que oferecem os cursos em nível técnico, superior e pós-graduação. Além disso, a pesquisa inclinou-se nas buscas históricas da Agroecologia na UFRRJ a fim de caracterizar a Universidade como uma das pioneiras neste campo da ciência. Para tanto, foram localizados atores de fundamental importância do decorrer de aproximadamente três décadas de dedicação, estudo e prática da Agroecologia, incluindo pesquisadores, extensionistas, ex-alunos e professores. Por fim, através de busca de dados e pesquisa in loco, foram feitos levantamentos das dissertações e teses defendidas e publicadas nesta Universidade que contemplem a Agroecologia como seu enfoque principal. Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com professores atuantes, aposentados ou não, componentes do corpo docente da universidade, ou que fizeram parte de um grupo de construção do saber da agroecologia e que atualmente atuam em áreas afins, em diferentes locais. Para o levantamento de dados foram usados os sites relacionados com o Ministério da Educação, como SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Plataforma Sucupira, além das pesquisas nos sites da Universidade e na Biblioteca Central da UFRRJ. Os resultados da pesquisa apontam que há uma continuidade do trabalho iniciado através do movimento estudantil, na década de 60, que discutia os caminhos reversos ao do crescimento econômico através da expansão do agronegócio e seus impactos. Constata-se que embora muito se tenha conquistado, em nível de reconhecimento acadêmico, se comparado ao início da pesquisa acerca do tema, a Agroecologia ainda não se consolidou nos vieses da universidade. Porém, os ideais se perpetuam, e as conquistas vão sendo percebidas em longo prazo. Determina-se, ainda, que muito embora se produza academicamente sobre Agroecologia na Universidade, perde-se no reconhecimento e na contribuição deste tema em relação às referências nacionais, posto que, de acordo com as pesquisas realizadas, a Universidade deixa de se fazer presente nas principais listagens de instituições que oferecem ensino em Agroecologia, por esta constar como área de conhecimento ou por fazer referência a diferentes nomenclaturaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectPós-Graduaçãopor
dc.subjectEstado da Arte ou do Conhecimentopor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectPostgraduateeng
dc.subjectState of the art or Knowledgeeng
dc.titleO estado da arte da agroecologia na UFRRJ com enfoque nas produções acadêmicas em agroecologia na pós graduaçãopor
dc.title.alternativeThe state of the art of agroecology at the UFRRJ with focus on the academic productions in agroecology at postgraduate leveleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The main objective was to research the State of Agroecology Knowledge at the postgraduate level, through a bibliographical survey of the academic productions that focus on agroecology. Aiming at reaching the objectives, a search was made about the current situation of Agroecology in Education, where institutions were identified that offer the courses at a technical, higher and postgraduate level. In addition, the research was inclined in the historical searches of Agroecology at UFRRJ in order to characterize the University as one of the pioneers in this field of science. To this end, actors of fundamental importance were located in the course of approximately three decades of dedication, study and practice of Agroecology, including researchers, extensionists, alumni and teachers. Finally, through data search and in loco research, surveys of the dissertations and theses defended and published in this University have been made that contemplate Agroecology as its main focus. During the research, interviews were conducted with working teachers, retired or not, faculty members of the university, or who were part of a group of knowledge construction of agroecology and currently work in related areas in different places. In order to collect data, we used the sites related to the Ministry of Education, such as SISTEC (National Information System for Professional and Technological Education), Portal CAPES (Coordination for Improvement of Higher Level Personnel) and Sucupira Platform, as well as researches in University sites and the UFRRJ Central Library. The results of the research indicate that there is a continuity of work initiated through the student movement in the 60s, which discussed the reverse paths to economic growth through the expansion of agribusiness and its impacts. It is observed that although much has been achieved, in terms of academic recognition, compared to the beginning of research on the subject, Agroecology has not yet consolidated in the biases of the university. But ideals perpetuate themselves, and achievements are perceived in the long run. It is also determined that although it is produced academically on Agroecology in the University, it is lost in the recognition and contribution of this theme in relation to the national references, since, according to the research carried out, the University is no longer present In the main listings of institutions that offer teaching in Agroecology, because it is listed as an area of knowledge or because it refers to different nomenclatures.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID40856640778por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Lima, Viviane Cristina Silva
dc.creator.ID05331554792por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193548790302324por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Lucimar Santiago. Et. Al. Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios atuais em torno dos princípios da agroecologia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 26, p. 143-160, jul./dez. 2012. Editora UFPR. ALBIERI, Ricardo Crivano. Contribuições didáticas para o curso de agropecuária orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Floricultura Orgânica em Agroecossistemas. Seropédica. UFRRJ. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, 2005. Disponível em: < http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/05/Ricardo-Crivano-Albieri.pdf > Acesso em 06/08/2016. ALFATIN, Iara. Reflexões sobre o conceito de agricultura familiar. Disponível em: < portal.mda.gov.br/o/163568 > Acesso em: 12/08/2016 ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. – 5. ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p. Disponível em: < https://www.socla.co/wp-content/uploads/2014/Agroecologia-Altieri-Portugues.pdf > Acesso em: 06/08/2016 ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. edição. Rio de Janeiro: PTA- FASE, 1989. AMBIENTE BRASIL. Histórico da Agroecologia. Disponível em: < http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/agroecologia/historico_da_agroec ologia.html > Acesso em: 06/08/2016. AQUINO, Adriana Maria de. e ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia. Princípios e Técnicas para uma agricultura orgânica Sustentável. Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p.: II. Disponível em: < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/AgrobCap1ID-Sim092KU5R.pdf > Acesso em 06/08/2016. BALLA, João Vitor Quintas; MASSUKADO, Luciana Miyoko; PIMENTEL, Vania Costa. Panorama dos cursos de Agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia Rev. Bras. de Agroecologia. 9(2): 3-14 (2014) ISSN: 1980-9735. Disponível em: < http://www.abaagroecologia. org.br/revistas/index.php/rbagroecologia/article/view/15589/10185 > Acesso em: 02/08/2016 BIANCHINI, V; MEDAETS, J. Da Revolução Verde à Agroecologia: Plano Brasil Agroecológico. 2013. Disponível em : <http://www.mda.gov.br/portalmda/sites/default/files/user_arquivos_195/Brasil%20Agr oecol%C3%B3gico%2027-11-13%20Artigo%20Bianchini%20e%20Jean%20Pierre.pdf > Acesso em: 02/08/2016. BRASIL, CAPES/Ministério da Educação. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#/> Acesso em: 20/01/2017. BRASIL, CAPES/Ministério da Educação. Portal de Periódicos. Disponível em: < http://www.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 20/01/2017. BRASIL, Ministério da Educação. Pós Stricto Sensu. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/pos-graduacao> Acesso em: 20/01/2017. BRASIL Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF: SAF/Dater, 2004. Disponível em: < http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/Pnater.pdf > Acesso em: 08/07/2016 CANUTO, João Carlos (Coord.). Definição do Marco Referencial da Agroecologia. Capítulo 1. Bases Conceituais da Agroecologia. Grupo de Trabalho de Agroecologia. EMBRAPA. Disponível em: < http://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/10/EMBRAPA-Marco-Referencial- Agroecologia.pdf > Acesso em: 02/08/2016. CAPORAL, F. R.. Em defesa de uma Extensão Rural Agroecológica. s.d. Disponível em: < http://frcaporal.blogspot.com.br/p/livros.html> Acesso em: 07/08/2016. CAPORAL, F. R.. Em defesa de um Plano Nacional de Transição Agroecológica: compromisso com as atuais e nosso legado para as futuras gerações. In: SAUER, S.; BALESTRO, M. V. (Org.). Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão popular, 2013. CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24 p. Brasília : MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e Extensão Rural. Contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre (RS), 2004. 177p. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/ agroecologia%20e%20extensao%20rural%20contribuicoes%20para%20a%20promocao %20de%20desenvolvimento%20rural%20sustentavel.pdf> Acesso em: 06/08/2016. CAPORAL, F.R. (Org.); COSTABEBER, José Antônio (Org.); PAULUS, Gervásio (Org.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. 1.ed. Brasília: MDA/SAF, 2009. v.1. 111 p. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Agroecologiaumacienciadocampoda complexidade.pdf> Acesso em: 06/08/2016 DIEGUES, Antonio Carlos Santana O mito moderno da natureza intocada. 3. a ed. — São Paulo : Hucitec Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2000. FRADE, C. O. A Construção de um Espaço para Pensar e Praticar a Agroecologia na UFRRJ e seus Arredores. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 2000. 170p. (Dissertação de Mestrado). GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2000. 653 p. GUHUR, Dominique Michèle Perioto & TONÁ, Nilciney Agroecologia. In: Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788 p., p. 59 – 67. GOMES, J.C.C. Bases epistemológicas da Agroecologia. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. (Org.). Agrecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília- -DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, p. 71-99. GUIMARÃES, Leonardo Durval Duarte. Agroecologia e Educação Agrícola: alternativa sustentável para agricultura familiar no município de Seropédica. 2011. 63f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2011. Disponível em: < http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/dissertacao/Leonardo%20Durval%20Duarte%20Guimarae s.pdf > Acesso em: 06/08/2016. JESUS, Eli Lino de. Diferentes Abordagens de Agricultura Não Convencional: História e Filosofia. IN: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável / editores técnicos, Adriana Maria de Aquino, Renato Linhares de Assis. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. JESUS, E.L. História e Filosofia da Agricultura Alternativa. Nº 27, Rio de Janeiro: ASPTA, Nov.1985. KHUN, Thomas. Estrutura das Revoluções Científicas. 9ª Edição. São Paulo: Editora Perspectiva. 1998 LEFF, Enrique. Agroecologia e saber Ambiental. Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002. Disponível em: < http://www.pvnocampo.com.br/agroecologia/agroecologia_e_saber_ambiental.pdf> Acesso em: 31/01/2017. LOPES, Clarindo Aldo e OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Alternância e agroecologia: estratégias de formação do campo com jovens dos movimentos sociais. IN: Cadernos de discussão: juventude, educação do campo e agroecologia/ Andreia Cristina... [et.al]: Lia Maria Teixeira de Oliveira (organizadora). Rio de Janeiro: Outras letras, 2011. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: MELLO, Soraia Silva de e TRAJBER, Rachel (coord). Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola– Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. 248 p. Vários colaboradores. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf > Acesso em: 06/08/2016 LOUREIRO, Carlos Frederico B., et al. Conteúdos, Gestão e Percepção da Educação Ambiental nas Escolas. In: TRAJBER, Rachel e MENDONÇA, Patrícia Ramos (Org). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. (Coleção Educação para Todos, Série Avaliação; n.6, v.23) 262p. .Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf > Acesso em: 06/08/2016. MANCE, Euclides Andre. Desenvolvimento Local Sustentável: Conceitos e Estratégias. 2008. 37p. Disponível em: < http://www.solidarius.com.br/mance/biblioteca/Desenvolvimento_Local_Sustentavel- Conceitos_e_Estrategias.pdf> Acesso em: 03/03/2017. MEC/UFRRJ. Programa de Agroecologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Versão preliminar, sem data. MELLO, Soraia Silva de e TRAJBER, Rachel (coord). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola– Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. 248 p. Vários colaboradores. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf > Acesso em: 06/08/2016 MMA/MEC/DEC. Consumo Sustentável: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf> . Acesso em: 06/08/2016. MORAIS, Leandro Pereira e COSTA, Adriano Borges Ferreira. Por novos paradigmas de produção e consumo. In: Novos paradigmas de produção e consumo: experiências inovadoras /organizadores Leandro Morais e Adriano Borges – São Paulo : Instituto Pólis, 2010. 468p. p. 14 – 20. MUTUANDO, INSTITUTO GIRAMUNDO. A Cartilha Agroecológica / Instituto Giramundo Mutuando Botucatu, SP: Editora Criação Ltda, 2005.92p OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Educação do Campo e as lutas dos movimentos sociais pelos direitos às políticas públicas. In: Revista Retta . volume VII, Nº 11. 2015. PETERSEN, P.; ROMANO, J. O. (Org.) Abordagens Participativas para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: AS-PTA/ Actionaid- Brasil, 1999. PINTO, Diogo de Souza. Identidades e trajetórias de educadores na agroecologia / Diogo de Souza Pinto – 2014. Orientador: Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Disponível em: < http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/files/2015/03/Dissertacao_Diogo_S_Pinto_ 2014.pdf > Acesso em: 07/08/2016 _________________PLANO DE CURSO DE AGROECOLOGIA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE RURAL (CTUR), 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/Beatriz/Desktop/mestrado%20- %20agroeco/PLANO%20DE%20CURSO%20DE%20AGROECOLOGIA_2014.pdf > Acesso em: 06/08/2016. ________________PLANO NACIONAL DE AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portalmda/sites/default/files/ceazinepdf/cartilhalt_ PLANO_NACIONAL_DE_AGR-379811.pdf> acesso em: 06/08/2016 RITTER, Alexander; CASTELAN, Simone E.; GRIGOLETTO, Cassiana (col). Agroecologia, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. Sub-projeto: Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, IFRS. 2013. Disponível em: < http://www.sertao.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/2013311105741464artigo_agroecolo gia,_desenvolvimento_sustentavel_e_educacao_ambiental.pdf > Acesso em: 06/08/2016. SCHMITT, C. J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In: SAUER, Sérgio; BALESTRO, Moisés, V. (Org.) Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2013. SILVA et. al., Segurança alimentar e agroecologia: uma perspectiva do desenvolvimento sustentável. I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, Centro de Educação/ UFPB. João Pessoa, PB, 2011. Disponível em: <http://ieppecpb2011.xpg.uol.com.br/conteudo/GTs/GT%20-%2004/05.pdf >. Acesso em: 06/08/2016. SILVA, Thiago Belote. Panorama da Agroecologia no Estado do Rio de Janeiro. 2005. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/iengrup/Pdf/artigo_thiago.pdf> Acesso em: 06/08/2016 SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In:LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philipe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de( Orgs.). Repensando o espaço da cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. SORRENTINO, Marcos. Densenvolvimento Sustentável e Participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philipe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de( Orgs.). Repensando o espaço da cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-21. SOUZA, Júlia Z Coelho de. Inter-relações entre Economia Solidária e Agroecologia. Resumos do V CBA - Desenvolvimento Rural. Rev. Bras. de Agroecologia. Vol.2 No.2 2007. Disponível em: <http://www.abaagroecologia. org.br/revistas/index.php/cad/article/viewFile/2373/2167> Acesso em: 06/08/2016. TRAJBER, Rachel e MENDONÇA, Patrícia Ramos (Org). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. (Coleção Educação para Todos, Série Avaliação; n.6, v.23) 262p. .Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments /publicacao5.pdf > . Acesso em: 06/08/2016. TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003. 166p. UFRRJ. Simpósio Internacional de Agroecologia. Folder, 1992. UFRRJ, Lista de Cursos Pós Graduação. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248> Acesso em: 20/01/2017.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9233/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15764/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22076/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28460/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34876/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41272/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47674/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54110/2017%20-%20Beatriz%20Ribeiro%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2581
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-15T13:55:01Z No. of bitstreams: 1 2017 - Beatriz Ribeiro Guimarães.pdf: 1402123 bytes, checksum: f4ceac1c50cbdb296d2ea2004c2971e0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-15T13:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Beatriz Ribeiro Guimarães.pdf: 1402123 bytes, checksum: f4ceac1c50cbdb296d2ea2004c2971e0 (MD5) Previous issue date: 2017-02-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Beatriz Ribeiro Guimarães.pdfBeatriz Ribeiro Guimarães1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.