Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12120
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação do professor e a Pedagogia da Alternância: contribuições para a educação do campo
Other Titles: The teacher’s formation and the Alternancy Pedagogy: contributions to countryside education
Authors: Bueno, Marília da Costa Mello
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Campos, Marília Lopes de
Terceiro membro da banca: Senra, Álvaro de Oliveira
Keywords: Educação do Campo e Movimentos Sociais;Pedagogia da Alternância;Formação de professores;Countryside Education and Social Movements;The AlternancyPedagody;Docents‟ Formation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BUENO, Marília da Costa Mello. A formação do professor e a pedagogia da alternância: contribuições para a educação do campo. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Esta dissertação teve como foco a Formação Inicial em Pedagogia da Alternância para os docentes que atuam nos CEFFA‟s fluminenses, partindo do pressuposto que essa formação, além de capacitar os mesmos com relação às especificidades desta pedagogia, supre uma lacuna da formação docente no que se refere à Educação do Campo. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar como a formação do professor, à luz da Pedagogia da Alternância, influencia na pratica pedagógica e, por conseguinte, na qualidade da Educação do Campo, tendo como sujeitos os docentes e discentes dos CEFFA‟s do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o contexto geral da formação de professores no país nas últimas décadas, além de compreender o surgimento e a expansão da Pedagogia da Alternância no Brasil, seus instrumentos e a relação com a Educação do Campo, bem como verificar as estratégias e resultados da formação continuada em Pedagogia da Alternância nos CEFFA‟s em questão. Foram aplicados questionários com docentes e discentes e realizada entrevista com a ex-Assessora Pedagógica do Instituto Bélgica – Nova Friburgo – IBELGA buscando compreender as implicações práticas desta formação. A despeito dos limites e obstáculos da Formação Inicial em Pedagogia da Alternância, verificou-se que esta cumpre o importante papel de municiar os docentes de saberes e olhares fundamentais acerca da realidade do campo e das possibilidades de uma intervenção diferenciada nesta realidade.
Abstract: The dissertation had a focus on the initial formation in the Alternancy Pedagogy to docents who act at fluminenses‟ CEFFA‟s , based on the assumption that this formation, besides capacitating the ones in relation to the specificity of this pedagogy, fills the gap of docents‟ formation in countryside education. So, the general objective of this research was to investigate how teachers‟ formation, related to the Alternancy Pedagogy, has an influence on pedagogic practicing and also the countryside education having as characters the docents and the students of CEFFA‟s in Nova Friburgo city, Rio de Janeiro state. Because of that, it was attempted to analyze, throughout bibliographic and documental researchers, the general context of teachers formation in Brazil during the last decade, besides understanding the appearing and the expansion of the Alternancy Pedagogy in Brazil. According to that, it would be essential to analyze its instruments and the relation with the countryside education, as to verify the strategies and the results of the continued formation in Alternancy Pedagogy in CEFFA‟s. Questionaries with teachers and students, as well as an interview with the ex Pedagogic Consultant of Belgium Institute – Nova Friburgo - Ibelga, were made to understand the practices of this formation. Accordingly to the limits and obstacles of the initial formation on the Alternancy Pedagogy, it was observed that this has an important role on giving knowledge and fundamental looks about the reality in the countryside to the docents. The possibilities of differentiated intervension on this reality, though.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12120
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Marilia da Costa Mello Bueno.pdfDocumento principal1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.