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dc.contributor.authorBerriel, Rocindes de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:11Z-
dc.date.issued2017-04-20
dc.identifier.citationBerriel, Rocindes de Souza. “O Professor de Educação Física na Educação Técnica Agrícola do Colégio Técnico da UFRRJ.”. 2017. 54 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12116-
dc.description.abstractA presente pesquisa consiste em estudar o professor de educação física na educação técnica agrícola do Colégio Técnico da UFRRJ baseado no cotidiano dos professores. O interesse pelo tema surgiu a partir do contato com as disciplinas didáticas da educação física e prática de Ensino de educação física. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa, pois propicia o aprofundamento do tema durante a investigação do estudo. Utilizou-se a pesquisa exploratória para buscar um maior conhecimento do tema definido. Já a escolha também pela pesquisa descritiva se deu pelo fato de que essa se caracteriza constantemente como estudos que procuram determinar opiniões ou projeções futuras nas respostas obtidas através da pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados para coleta de dados foram a entrevista dos professores de educação física e a pesquisa documental, que são técnicas muito utilizadas em pesquisas que se encontram na área social. Ao término deste trabalho, através da análise dos resultados observamos que os professores do CTUR são permeados por dificuldades trazidas pelo cotidiano específico do colégio. Estas dificuldades encontradas tornaram-se fatores de mudança em suas aulas e reinvenções das suas práticas como professores, visto que os alunos e o colégio exigem uma abordagem e objetivo diferenciados que vão além do currículo tradicional escrito, isto é, que só pode de fato, ser construído na prática diária com seus alunos por meio da reinvenção do educador e superação dos problemas e dificuldadespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectEducação Técnica Agrícolapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectDaily Lifeeng
dc.subjectAgricultural Technical Educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.title“O Professor de Educação Física na Educação Técnica Agrícola do Colégio Técnico da UFRRJ.”por
dc.title.alternative"The Professor of Physical Education in Technical Agricultural Education of the Technical College of UFRRJ."eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research consists of studying the physical education teacher in the agricultural technical education of the Technical College of UFRRJ based on the daily life of the teachers. The interest for the theme arose from the contact with the didactic disciplines of Physical Education and Physical Education Teaching practice. The approach of the research was qualitative in nature, as it provides a deepening of the theme during the investigation of the study. Exploratory research was used to obtain a better knowledge of the defined theme. The choice also by the descriptive research was due to the fact that this is constantly characterized as studies that seek to determine future opinions or projections in the answers obtained through the research. The research instruments used for data collection were the interview of physical education teachers and documentary research, which are techniques widely used in research that is found in the social area. At the end of this work, through the analysis of the results we observe that the teachers of the CTUR are permeated by difficulties brought about by the specific daily life of the college. These difficulties have become factors of change in their classes and reinventions of their practices as teachers, since the students and the college require a differentiated approach and objective that go beyond the traditional written curriculum, that is, that can only, in fact, Be built in daily practice with their students through the reinvention of the educator and overcoming problems and difficultieseng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Souza, Nadia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Alves, Marcelo Paraíso
dc.creator.ID124.350.797-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4382091848528794por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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