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Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção ambiental dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina
Other Titles: Student´s environmental perception in technical course integrated to the high school from the Federal Institute of Espírito Santo, Campus Itapina
Authors: Gujanwski, Cassiano Perini
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Quarto membro da banca: Magalhães, Marcos Alves de
Keywords: Environmental Education;Environmental perceptions;High school;Educação Ambiental;Percepção Ambiental;Ensino Médio
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GUJANWSKI, Cassiano Perini. Percepção ambiental dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
Abstract: Os estudos de percepções ambientais contribuem para um melhor entendimento das relações Homem/Natureza em contextos específicos, ajudando, dentre outras coisas, na elaboração de políticas públicas, orientam programas e projetos educacionais. Este estudo teve objetivo de identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, no município de Colatina – ES, identificando se ocorrem diferenças nas percepções ambientais entre alunos provenientes do campo e da cidade e quais são elas; relacionar as percepções ambientais dos alunos e suas realidades locais e identificar nos Planos de Ensino desses Cursos os conteúdos apresentados nas percepções dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com alunos frequentadores dos Cursos Profissionalizantes Integrados ao Ensino Médio do IFES Campus Itapina, que estão matriculados na primeira e na última série do primeiro semestre do letivo de 2015. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e semi abertas com variáveis consideradas como identificadoras da percepção ambiental. Os resultados indicaram que a concepção de meio ambiente como recurso natural é predominante entre os alunos pesquisados, mas é ainda mais forte entre os alunos da 3ª série (última série), demonstrando a influência da corrente de Educação Ambiental Recursista/Conservacionista. Espera-se assim subsidiar a promoção de ações que mudem os paradigmas existentes, colaborando com a elaboração dos conteúdos programáticos dos planos de ensino dos cursos de ensino médio dos Institutos Federais no Brasil.
Abstract: The studies of environmental perception contribute to a major understanding of the relationships between mankind/nature in specific contexts. They help in the drafting of public policies, guide educational programs and projects . The objective of this study is to identify and analyze the student´s environmental perception in Technical Course Integrated to the High School from the Federal Institute from Espírito Santo, Campus Itapina, in Colatina city, state of Espirito Santo, Brazil, identify if there is any differences in the environmental perceptions between the students who come from farm and those who come from the city and which they are, relate the student´s environmental perceptions and their local realities and identify in the Technical Course Integrated to the High School´s the Teaching Planes the contents exposed in the student´s perceptions. This was a qualitative research with students who attend Technical Course Integrated to the High School from the Federal Institute from Espírito Santo, Campus Itapina who are registered in the first and in the last grade of the first Semester in the academic year of 2015. The data gathering was done by a semi-structured questionnaire, with variables considered identifying information in environmental perception which has open and half -open questions. The results indicate that the environmental conception as a resource is predominant between the students of both grades, but it´s still stronger between the students from the third grade, showing the influence of the Environmental Education Recursista/Conservacionista Tendency. It is hoped with this, subsidize the promotion of actions that changes the existing paradigms, cooperating with the preparation of program contents in the High School from the Federal Institute of Brazil courses Teaching Plans.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12114
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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