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Tipo do documento: Dissertação
Title: Eficiência na oferta de saúde pública no Estado do Rio de Janeiro no período 2009 a 2019: os efeitos das organizações sociais de saúde
Other Titles: Efficiency in the provision of public health in the State of Rio de Janeiro from 2009 to 2019: The effects of Social Health Organizations
Authors: Silva, Thaís Ribeiro
Orientador(a): Freitas, Carlos Otávio de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Mirian Martins
Segundo membro da banca: Silva, Mauro Osorio da
Terceiro membro da banca: Freitas, Carlos Otávio de
Quarto membro da banca: Cabral, Joilson de Assis
Keywords: Saúde;Gastos Públicos;Organizações Sociais de Saúde;Fronteira Estocástica de Produção;Rio de Janeiro;Health;Public Expenditure;Social Health Organizations;Stochastic Frontier Analysis;Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: Economia
Idioma: por
Issue Date: 29-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento
Citation: SILVA, Thaís Ribeiro. Eficiência na oferta de saúde pública no Estado do Rio de Janeiro no período 2009 a 2019: os efeitos das organizações sociais de saúde. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: A instabilidade no montante de recursos destinados ao setor e a atuação de Organizações Sociais na administração de algumas unidades de saúde expressa incerteza na gestão da saúde pública do Estado. Portanto, tem-se por objetivo nesta pesquisa verificar o nível de eficiência em saúde dos municípios do Rio de Janeiro a partir do ingresso das Organizações Sociais na gestão do setor, entre 2009 e 2019. Para isso, foi utilizada a metodologia de fronteira estocástica de produção, precisa em captar efeitos aleatórios que possam enviesar a estimação. A base de dados é composta por dados relativos às despesas com saúde e transferências para o setor retirados da plataforma SIOPS/DATASUS, dados socioeconômicos retirados do portal SIDRA/IBGE e dados referentes à produção em saúde e capacidade estrutural das unidades, retirados do portal TABNET/DATASUS. Todos referentes aos 92 municípios do Rio de Janeiro, no período entre 2009 e 2019. A base de dados também conta com a quantidade e valor investido nos contratos realizados entre a Secretaria de Estado de Saúde do RJ e as entidades privadas. Desse modo, frente à preocupação da perda de serviços de saúde públicos, gratuitos e de qualidade garantidos pela Constituição Federal, buscou-se no desenvolvimento dessa pesquisa verificar o papel das Organizações Sociais e investigar a efetividade da parceria público-privada na gestão da saúde fluminense, contribuindo com uma análise sobre o desempenho das OS e uma observação de prós e contras desse modelo de direção. Os resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram notável relevância da despesa com pessoal na conversão dos recursos do setor em produção de serviços de saúde, além de relação positiva entre presença de Organizações Sociais e ineficiência técnica. Os escores de eficiência estimados revelaram média de 0,85 e os municípios que atingiram eficiência ótima contam com OSS na administração de suas unidades de saúde, enquanto os que apresentaram níveis mais baixos de eficiência tinham somente o setor público na sua gestão. No entanto, o modelo utilizado verificou que ainda que as OSS apresentem relação direta com ineficiência, o valor aplicado em contratos favorece a eficiência técnica do município. À vista disso, conclui-se que os contratos realizados pela Secretaria de Estado do Rio de Janeiro com as OSS devem ser direcionados aos municípios que apresentam baixos escores de eficiência, a fim de promover equidade na qualidade dos setores de saúde dos municípios do Estado.
Abstract: The instability in the resources allocated to the health sector and Social Organizations in the administration of some healthcare units expresses uncertainty in the management of public health in Rio de Janeiro. Therefore, the objective is to verify the level of health efficiency in the municipalities of Rio de Janeiro since the entry of Social Organizations in the management of the sector, from 2009 to 2019. To this end, was used the Stochastic Frontier Analysis method, precise in capture random effects that may bias the estimation. The database consist in data on health expenditures and transfers to the sector taken from the SIOPS/DATASUS, socioeconomic data taken from the SIDRA/IBGE and data referring to health production and structural capacity of the units, taken from the TABNET/DATASUS. All databases refer to the 92 municipalities of Rio de Janeiro, in the period between 2009 and 2019. Also includes the amount and value invested in contracts signed between the RJ State Health Department and private entities. Thus, in the face of the concern to lose free and quality public health services guaranteed by the Federal Constitution, the development of this research sought to verify the role of Social Organizations and investigate the effectiveness of the publicprivate partnership in management of health in Rio de Janeiro, contributing with an analysis of the SHO performance and with the observation of the pros and cons of this management model. The results obtained by the research showed a notable relevance of personnel expenses in converting the sector's resources into the production of health services, in addition to a positive relationship between the presence of Social Organizations and technical inefficiency. The estimated efficiency scores revealed an average of 0.85 and the municipalities that achieved optimal efficiency rely on SHO in the administration of their health units, while those with lower levels of effectiveness had only the public sector in their management. However, the model used found that even though the SHO present a direct relationship with inefficiency, the value applied in contracts favors the technical efficiency of the municipality. In view of this, it is concluded that the contracts made by the State Department of Rio de Janeiro with the SHO should be directed to municipalities that have low efficiency scores, to promote equity in the quality of the health sectors of the municipalities in the State.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12107
Appears in Collections:Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento

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