Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFrancisco, Daniel Neto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:02:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:02:12Z-
dc.date.issued2016-04-27
dc.identifier.citationFRANCISCO, Daniel Neto. Controle social e políticas de desenvolvimento: um olhar sobre o município de Itaguaí (RJ) e a sua territorialidade face aos megaempreendimentos. 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto de Tecnologia / Instituto de Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12064-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as ferramentas de controle social existentes no município de Itaguaí (RJ). Abordando assim, a efetividade de mecanismos de accountability como o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Itaguaí (PDDSMI), os conselhos comunitários locais e conselhos gestores de políticas setoriais, as ouvidorias do município e outros instrumentos institucionalizados de fiscalização e controle das ações do poder público. E tendo em vista o cenário de atração dos megaempreendimentos para a localidade, pretende-se caracterizar a estrutura de governança local e suas vias de participação e o controle popular dos atos administrativos executados pela prefeitura local. Assim como os elementos intrínsecos relativos ao controle interno, realizado pela controladoria do munícipio; e, externo, realizado pela Câmara Municipal de Itaguaí (CMI). A partir do cenário de implantação dos megaempreendimentos no município de Itaguaí como o Porto Sudeste a planta industrial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); e, a relevância que localidade assume nas dinâmicas dos grandes investimentos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Pode-se levantar a premissa de que o modelo de desenvolvimento com base em megaempreendimentos abre um espaço para o crescimento econômico e expansão do orçamento público. Tal pesquisa se fundamentou em pesquisa bibliográfica, telematizada; e, em pesquisa de campo. Foram realizadas 25 (vinte e cinco) entrevistas semiabertas junto aos conselheiros comunitários do município. E como resultado, foram analisados os ferramentais de controle social local, por meio da perspectiva dos conselheiros comunitários do município. Elementos do controle social local como as audiências públicas municipais foram caracterizados pelos conselheiros como instrumentos pouco efetivos. Enquanto outras vias de participação e de publicização dos atos públicos como o site da prefeitura e os órgãos de controle interno caracterizam-se como pouco dialógicos. E as ações de controle social como um todo, pouco efetivas, segundo a visão dos próprios agentes sociais. No entanto, em meio a este cenário registrou-se uma expansão das instituições voltadas para a ótica de governança participativa e do controle social. A institucionalização de novos conselhos comunitários e de Ouvidorias (do poder legislativo e executivo) demonstram que apesar dos baixos níveis de coesão territorial e social entre os megaempreendimentos, o poder público local e a sociedade civil, a participação social vem se tornando mais robusta em Itaguaí. E denúncias de improbidade administrativa, de políticas públicas má conduzidas ganham maior visibilidade em meio aos movimentos sociais de bairros, de representantes de associações; o que vem favorecendo a configuração de mobilizações sociais contra os atos de improbidade administrativa e de inércia dos controles interno e externo do poder público local.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocial Controleng
dc.subjectSocial Managementeng
dc.subjectMega-projetseng
dc.subjectControle Socialpor
dc.subjectGestão Socialpor
dc.subjectMegaempreendimentospor
dc.titleControle social e políticas de desenvolvimento: um olhar sobre o município de Itaguaí (RJ) e a sua territorialidade face aos megaempreendimentospor
dc.title.alternativeSocial control and development policies: a look at the municipality of Itaguaí (RJ) and its territoriality face the mega-projectspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to analyze the tools of social control in the municipality of Itaguai (RJ). Addressing thus the effectiveness of accountability mechanisms as the Director of Sustainable Development Plan of Itaguai (PDDSMI), local community councils and managers of sectoral policy councils, ombudsmen of the municipality and other institutionalized monitoring instruments and control the actions of government. And in view of the mega-projects attraction scenario to the location, we intend to characterize the local governance structure and its way of participation and popular control of administrative acts performed by the local government. As the intrinsic details of the internal control performed by the controller of the municipality; and external, carried out by the city of Itaguai (CMI). From the mega-projects of deployment scenario in Itaguaí municipality as the Sudeste Port industrial plant of Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); and the relevance that takes place in the dynamics of large investments in the metropolitan region of Rio de Janeiro (RMRJ). One can raise the assumption that the model of development based on mega-projects opens a space for economic growth and expansion of the public budget. This research was based on literature, telematic research; and field research. There were 25 (twenty five) semi-open interviews with the community of the city councilors. And as a result, we analyzed the tooling of local social control through the perspective of the community of the city councilors. Elements of local social control as municipal public hearings have been characterized by the directors as ineffective instruments. While other avenues of participation and publicity of public acts as the site of the town hall and the internal control organs are characterized as little dialogical. And the actions of social control as a whole, ineffective, according to the vision of their own social agents. However, amid this scenario it recorded an expansion of institutions devoted to the perspective of participatory governance and social control. The institutionalization of new community councils and ombudsmen (legislative and executive) show that despite low levels of territorial and social cohesion between the mega-enterprises, local government and civil society, social participation is becoming more robust in Itaguai. And accusations of administrative corruption, poor public policies conducted gain greater visibility among the social movements of neighborhoods, representatives of associations; which has favored the setting of social mobilizations against the acts of administrative corruption and inertia of internal and external control of local government.eng
dc.contributor.advisor1Villela, Lamounier Erthal
dc.contributor.referee1Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.contributor.referee2Tenório, Fernando Guilherme
dc.creator.ID102.537.427-07por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentInstituto Três Riospor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.subject.cnpqEconomiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7599/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19498/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25847/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32284/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38674/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45040/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51394/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57882/2016%20-%20Daniel%20Neto%20Francisco.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1350
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-26T18:44:08Z No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Neto Francisco.pdf: 15179616 bytes, checksum: 79ac3abf03e8492cb989dbc0e5467fc5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-26T18:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Neto Francisco.pdf: 15179616 bytes, checksum: 79ac3abf03e8492cb989dbc0e5467fc5 (MD5) Previous issue date: 1991-04-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Daniel Neto Francisco.pdfDocumento principal14.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.