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dc.contributor.authorPeres, Rafael Luis Araujo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:02:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:02:06Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationPERES, Rafael Luis Araujo. Reforma agrária e o mercado de terras. Uma análise do estado do Rio de Janeiro entre 2003 e 2010. 2019. 143 f. Dissertação. (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12048-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal analisar a dinâmica do mercado de terras e as políticas fundiárias aplicadas ao estado do Rio de Janeiro no período entre 2003-2010. Compreendendo o processo de formação das políticas fundiárias, considerando as características históricas que transformaram o espaço agrário fluminense e comparando as propostas de crédito fundiário e de reforma agrária pela função social da terra. Fez-se uma reconstrução histórica considerando os fatores que possivelmente influenciaram no processo de elaboração das políticas públicas relacionadas à terra. Assim como, também se considerou as particularidades regionais do estado, no que se refere ao processo histórico e a estrutura agrária fluminense. Conclui-se que a política fundiária no governo Lula representou a institucionalização da política fundiária do governo anterior modificando apenas a maneira de enfrentamento dos movimentos sociais. No que se refere ao estado do Rio de Janeiro destacam-se como principais fatores de alteraram as característica da estrutura agrária fluminense a urbanização, metropolização, desruralização e industrialização que, por vezes, estimularam fatores especulativos. Quanto as propostas de reforma agrária o crédito fundiário não se sobrepôs à política desapropriacionista. Entretanto, este programa não registrou nenhuma outra desapropriação após 2007, o que indica uma paralisação desta política.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma agráriapor
dc.subjectMercado de terraspor
dc.subjectCredito fundiáriopor
dc.subjectPolítica agráriapor
dc.subjectAgrarian reformeng
dc.subjectLand marketeng
dc.subjectLand crediteng
dc.subjectAgrarian policyeng
dc.titleReforma agrária e o mercado de terras. Uma análise do Rio de Janeiro entre 2003 e 2010por
dc.title.alternativeAgrarian reform and the land market. An analysis of the state of Rio de Janeiro between 2003 and 2010eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main objective of this work is to analyze the dynamics of the land market and the soil policies applied to the state of Rio de Janeiro in the period between 2003-2010. Understanding the process of formation of land policies, considering the historical characteristics that transformed the agrarian space of Rio de Janeiro and comparing the proposals of land credit and agrarian reform by the social function of the land. It was made a historical reconstruction considering the factors that possibly influenced the process of elaboration of public policies related to land. As well, the regional particularities of the State were also considered, with regard to the historical process and the agrarian structure of Rio de Janeiro. It is concluded that the land policy in the Lula government represented the institutionalization of the land policy of the former government, modifying only the way of coping with social movements. With regard to the state of Rio de Janeiro, the main factors that altered the characteristic of the agrarian structure were urbanization, metropolization, deruralization and industrialization, which sometimes stimulated speculative factors. As for the proposals for agrarian reform, the land credit did not overlap the disappropriationist policy. However, this program has not registered any other disappropriation after 2007, which indicates a stoping of this policy.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763515965991411por
dc.contributor.referee1Souza, Raquel Pereira de
dc.contributor.referee1ID278.541.288-55por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763515965991411por
dc.contributor.referee2Alentejano, Paulo Roberto Raposo
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0630-8164por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607379381524239por
dc.contributor.referee3Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457988323432593por
dc.creator.ID22.536.100-05por
dc.creator.ID132.860.537-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560883392827527por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
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dc.subject.cnpqCiência Políticapor
dc.subject.cnpqEconomiapor
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