Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12047
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dc.contributor.authorOliveira, Ana Cristina de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:02:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:02:05Z-
dc.date.issued2018-06-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Cristina de Freitas. Análise da (i)mobilidade e (in)acessibilidade do transporte público no município de Seropédica/Campus UFRRJ. 2018.180 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12047-
dc.description.abstractEste trabalho de estudo exploratório pretende contribuir para a compreensão do transporte, como fator de exclusão social, mostrando como a acessibilidade e a mobilidade influenciam nas escolhas e como impactam em determinadas pessoas e regiões. Teve como objetivo analisar a mobilidade e acessibilidade do transporte no município de Seropédica, através de um grupo, previamente escolhido para representar o universo geral de usuários do sistema. O grupo tinha em comum a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como polo gerador de viagem, que foi escolhido por ter a universidade um papel importante na busca do conhecimento sem fronteiras sociais e políticas, assim como o papel do transporte que tem como objetivo ser agregador, diminuindo distâncias; com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais a universidade cresceu em cursos oferecidos e número de usuários, bem como o município que cresce, em muito, influenciado pelo crescimento da universidade e da zona industrial e logística. O que observa-se, no entanto, é que o sistema de transporte não cresce no mesmo ritmo e não acompanha as necessidades dos usuários. A abordagem considerou aspectos quantitativos e qualitativos, para se verificar a influência do transporte nas escolhas dos usuários, além do peso socioeconômico deste. O processo de análise foi dividido em duas etapas, a primeira documental e bibliográfica e a segunda que foi subdividida em duas pesquisas, a primeira: a aplicação de questionário com alunos e a segunda: entrevistas com funcionários da UFRRJ, as duas ocorreram concomitantemente e procurou-se identificar o peso do transporte na vida dos usuários com foco no tempo e custo e como este pode impactar no desenvolvimento da região. Observou-se que os alunos da UFRRJ em sua maioria não pretendem continuar no município, nem mesmo os residentes no município, eles veem o transporte como fator de impedimento para o desenvolvimento do município, não há por parte dos entrevistados um sentido de pertencimento ao local. Há a necessidade de uma maior participação da UFRRJ no sentido de influenciar os governantes locais de forma a pensarem políticas públicas de melhoria da mobilidade e da acessibilidade do sistema de transporte, de forma a atrair e reter pessoas para a manutenção do desenvolvimento localpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransportepor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectDesenvolvimento socioeconômicopor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectSeropédica/RJpor
dc.subjectTransportationeng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectSocioeconomic Developmenteng
dc.subjectSocial exclusioneng
dc.subjectSeropédica / RJeng
dc.titleAnálise da (i)mobilidade e (in)acessibilidade do transporte público no município de Seropédica/Campus UFRRJpor
dc.title.alternativeAnalysis of (i) mobility and (in) accessibility of public transport in the municipality of Seropédica / Campus UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis exploratory study intends to contribute to the understanding of transport, as a factor of social exclusion, showing how accessibility and mobility influence the choices and how they impact on certain people and regions. The purpose of this study was to analyze the mobility and accessibility of transport in the municipality of Seropédica, through a group, previously chosen to represent the general universe of users of the system. The group had in common the Federal Rural University of Rio de Janeiro as pole generator of trip, which was chosen because the university had an important role in the search for knowledge without social and political boundaries, as well as the role of transport that aims to aggregate, reducing distances; with Program for the Support of Restructuring and Expansion of Federal Universities the university has grown in courses offered and number of users, as well as the municipality that grows, greatly influenced by the growth of university and industrial zone and logistics. What is observed, however, is that the transport system does not grow at the same pace and does not follow the needs of users. The embroidery considered quantitative and qualitative aspects, in order to verify the influence of transportation on the users' choices, besides the socioeconomic weight of the users. The analysis process was divided in two stages, the first documentary and bibliographical and the second that was subdivided into two surveys, the first the application of questionnaire with students and the second interviews with employees of the UFRRJ, both occurred concomitantly and were searched identify the weight of transportation in the lives of users with a focus on time and cost and how this can impact the development of the region. It was observed that the students of UFRRJ mostly do not intend to continue in the municipality, not even the residents in the municipality, they see the transportation as a factor of impediment for the development of the municipality, there is no on the part of the interviewed ones a sense of belonging to the place . There is a need for a greater participation of UFRRJ in influencing local governments in order to think public policies to improve the mobility and accessibility of the transportation system in order to attract and retain people for the maintenance of local developmenteng
dc.contributor.advisor1Schueler, Adriana Soares de
dc.contributor.advisor1ID866.674.247-04por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4280-7729por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102672173960361por
dc.contributor.advisor-co1Abreu, Luciano Muniz
dc.contributor.advisor-co1ID071.084.687-86por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0503-4459por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546661622826839por
dc.contributor.referee1Schueler, Adriana Soares de
dc.contributor.referee1ID866.674.247-04por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4280-7729por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102672173960361por
dc.contributor.referee2Abreu, Luciano Muniz
dc.contributor.referee2ID071.084.687-86por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0503-4459por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546661622826839por
dc.contributor.referee3Villela, Lamounier Erthal
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8506-4454por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0265624345647321por
dc.contributor.referee4Oliveira, Cintia Machado de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2849860142281126por
dc.contributor.referee5Lemos, Diana Scabelo da Costa Pereira da Silva
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6226629823339906por
dc.creator.ID008.398.157-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1496801517889818por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
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