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dc.contributor.authorAraújo, Marcelo Castaneda dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T01:54:57Z-
dc.date.available2023-12-22T01:54:57Z-
dc.date.issued2010-03-08
dc.identifier.citationARAUJO, Marcelo Castaneda de. Ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana: uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos em Nova Friburgo,RJ. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11615-
dc.description.abstractAs práticas que podem caracterizar uma possível ambientalização e politização do consumo surgem com a percepção do impacto dos padrões e níveis de consumo no meio ambiente global. Com isso, a partir da década de 1990, determinadas práticas de consumo passaram a ser reconhecidas como sendo social e ambientalmente responsáveis. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre os processos de ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana no âmbito da sociedade brasileira contemporânea, enfatizando o multifacetado campo da alimentação. Desta forma, as práticas de compra de alimentos orgânicos, especialmente daqueles indivíduos que não estão organizados coletivamente em movimentos sociais configuraram o objeto de pesquisa. A principal justificativa para seu desenvolvimento era a lacuna existente nas ciências sociais brasileiras no que se refere aos estudos sobre as perspectivas dos consumidores enquanto atores sociais e os diferentes usos que fazem de suas práticas de consumo, em especial seu uso político. Os problemas centrais incluíam questões como: as práticas de compra de alimentos orgânicos são percebidas e experimentadas pelos consumidores como uma forma de ação política? De que maneiras os consumidores lidam com os discursos e cobranças de responsabilidades pela crise ambiental? Ao procurar respondê-las, através de uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos na cidade de Nova Friburgo/RJ e da realização de entrevistas em profundidade com consumidores, a pesquisa identificou um aumento da autonomia política individual no encontro das esferas pública e privada que se dá no campo do consumo. A compra de alimentos orgânicos é percebida e utilizada como um repertório de ação política românticoindividualista na esfera pública. Estas práticas se mostram capazes de alimentar pontes com a cidadania, abrindo possibilidades para a emergência de novos períodos de engajamento coletivo em um contexto de reflexividade social e sociedade de risco global.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectambientalização e politização do consumopor
dc.subjectpráticas de comprapor
dc.subjectalimentação orgânicapor
dc.subjectgreenering and politicization of consumptioneng
dc.subjectshopping practiceseng
dc.subjectorganic foodeng
dc.titleAmbientalização e politização do consumo e da vida cotidiana: uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos em Nova Friburgo/RJpor
dc.title.alternativeGreenerism and politicization of consumption and everyday life: an ethnographic study of shopping practices of organic food in Nova Friburgo/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe practices that may characterize a potential greenerism and politicization of consumption arise from the perception of the impact of standards and levels of consumption in the global environment. From the 1990s, certain practices of consumption started being socially and environmentally responsible. This research had as general objective to reflect on greenering processes and the politicization of consumption and everyday life in the contemporary Brazilian society, emphasizing the multifaceted field of food. The shopping practices of organic food, especially from those individuals who are not organized collectively in social movements configure the object of the research. The main reason for its development was the gap in Brazilian social science in relation to studies on the consumers perspectives while social actors and the different uses they perform on their practices of consumption, especially the political use. The main questions included issues such as: Are the shopping practices of organic food perceived and experienced by consumers as a form of political action? In what ways do consumers deal with the discourses and responsibility charging for the environmental crisis? When seeking to answer them through an ethnography of the shopping practices of organic food in the city of Nova Friburgo/RJ and conducting in depth interviews with consumers, this research has identified an increased political autonomy of the individual against the public and private spheres, which occurs in the field of consumption. The shop of organic food is perceived and used as a repertoire of "romantic-individualistic" political action in the public sphere. These practices prove themselves capable of feeding bridges to citizenship, enabling the emergence of new collective engagement periods in a context of social reflexivity and global risk society.eng
dc.contributor.advisor1Portilho, Maria de Fátima Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1ID000.258.917-66por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274508709603902por
dc.creator.ID074.604.017-22por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.subject.cnpqSociologiapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/611
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Marcelo Castaneda de Araujo.pdf: 2211859 bytes, checksum: ed2e943bbeb885785f5e8072e3e1d4ea (MD5) Previous issue date: 2010-03-08eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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