Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastañeda de Araújo, Marcelo
dc.date.accessioned2023-12-22T01:54:47Z-
dc.date.available2023-12-22T01:54:47Z-
dc.date.issued2010-03-08
dc.identifier.citationCastañeda de Araújo, Marcelo. Ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana: uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos em Nova Friburgo/RJ. 2010. 135f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11598-
dc.description.abstractAs práticas que podem caracterizar uma possível ambientalização e politização do consumo surgem com a percepção do impacto dos padrões e níveis de consumo no meio ambiente global. Com isso, a partir da década de 1990, determinadas práticas de consumo passaram a ser reconhecidas como sendo social e ambientalmente responsáveis. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre os processos de ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana no âmbito da sociedade brasileira contemporânea, enfatizando o multifacetado campo da alimentação. Desta forma, as práticas de compra de alimentos orgânicos, especialmente daqueles indivíduos que não estão organizados coletivamente em movimentos sociais configuraram o objeto de pesquisa. A principal justificativa para seu desenvolvimento era a lacuna existente nas ciências sociais brasileiras no que se refere aos estudos sobre as perspectivas dos consumidores enquanto atores sociais e os diferentes usos que fazem de suas práticas de consumo, em especial seu uso político. Os problemas centrais incluíam questões como: as práticas de compra de alimentos orgânicos são percebidas e experimentadas pelos consumidores como uma forma de ação política? De que maneiras os consumidores lidam com os discursos e cobranças de responsabilidades pela crise ambiental? Ao procurar respondê-las, através de uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos na cidade de Nova Friburgo/RJ e da realização de entrevistas em profundidade com consumidores, a pesquisa identificou um aumento da autonomia política individual no encontro das esferas pública e privada que se dá no campo do consumo. A compra de alimentos orgânicos é percebida e utilizada como um repertório de ação política “românticoindividualista” na esfera pública. Estas práticas se mostram capazes de alimentar pontes com a cidadania, abrindo possibilidades para a emergência de novos períodos de engajamento coletivo em um contexto de reflexividade social e sociedade de risco global.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientalização e Politização do Consumopor
dc.subjectPráticas de Comprapor
dc.subjectAlimentação Orgânicapor
dc.subjectGreenering and Politicization of Consumptioneng
dc.subjectShopping Practiceseng
dc.subjectOrganic Foodeng
dc.titleAmbientalização e politização do consumo e da vida cotidiana: uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos em Nova Friburgo/RJpor
dc.title.alternativeGreenerism and politicization of consumption and everyday life: an ethnographic study of shopping practices of organic food in Nova Friburgo/RJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe practices that may characterize a potential greenerism and politicization of consumption arise from the perception of the impact of standards and levels of consumption in the global environment. From the 1990s, certain practices of consumption started being socially and environmentally responsible. This research had as general objective to reflect on greenering processes and the politicization of consumption and everyday life in the contemporary Brazilian society, emphasizing the multifaceted field of food. The shopping practices of organic food, especially from those individuals who are not organized collectively in social movements configure the object of the research. The main reason for its development was the gap in Brazilian social science in relation to studies on the consumers’ perspectives while social actors and the different uses they perform on their practices of consumption, especially the political use. The main questions included issues such as: Are the shopping practices of organic food perceived and experienced by consumers as a form of political action? In what ways do consumers deal with the discourses and responsibility charging for the environmental crisis? When seeking to answer them through an ethnography of the shopping practices of organic food in the city of Nova Friburgo/RJ and conducting in depth interviews with consumers, this research has identified an increased political autonomy of the individual against the public and private spheres, which occurs in the field of consumption. The shop of organic food is perceived and used as a repertoire of "romantic-individualistic" political action in the public sphere. These practices prove themselves capable of feeding bridges to citizenship, enabling the emergence of new collective engagement periods in a context of social reflexivity and global risk society.eng
dc.contributor.advisor1Portilho, Maria de Fátima Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274508709603902por
dc.contributor.referee1Wilkinson, John
dc.contributor.referee2Barbosa, Lívia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.relation.referencesALEXANDER, Jeffrey. Modern, ante, post, and neo: how intellectuals have coded, narreted, and explained the “crisis of our times”. In: ALEXANDER, Jeffrey. Fin-de-siècle social theory: relativism, reduction, and the problem of reason. Londres: Verso, 1995. ______. Ação coletiva, cultura e sociedade civil: secularização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, no. 37, 1998. ALMEIDA, Jalcione . A agroecologia entre o movimento social e a domesticação pelo mercado. Ensaios FEE. Porto Alegre, V. 24 (2): 499-520, 2003. ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia no Brasil: análise do processo de difusão e perspectivas. Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2002. AZEVEDO, Elaine de. Riscos e Controvérsias no processo de construção do conceito de Alimentação Saudável: o caso da soja. Tese de doutorado. Florianópolis: CFCH/UFSC, 2009. BARBOSA, Lívia. Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros. Revista Horizonte antropológico. Porto Alegre, v. 13, n. 28, 2007. ______. Tendências da alimentação contemporânea. In: PINTO, Michelle de Lavra & PACHECO, Janie K. Juventude, consumo & educação. Porto Alegre: ESPM, 2009. BARBOSA, Lívia & CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, L. & CAMPBELL, C. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. BARBOSA, Luciano Celso Guerreiro & LAGES, André Maia Gomes Lages. Crença e certificação de produtos orgânicos: o exemplo da feira livre de Maceió. III Encontro da ANPPAS. Brasília, 2006. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995. BECK, Ülrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: GIDDENS, Anthony. et ali. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997, pp. 11-71. ______. La sociedad del risco global. Madrid: Sieglo XXI de Espana Editores S.A., 2002. BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999. BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org). Pierre Bourdieu. São Paulo, Ática, 1994. 119 BRANDENBURG, Alfio. Movimento agroecológico: trajetória ,contradições e perspectivas. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR). Curitiba, Vol. 6: 11-28, 2003. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cadeia produtiva de produtos orgânicos. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Política Agrícola, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura; coordenadores Antônio Márcio Buainain e Mário Otávio Batalha. – Brasília: IICA: MAPA/SPA, 2007. CAMARGO FILHO, Waldemar Pires de; CAMARGO, Felipe Pires de; CAMARGO, Ana Maria Montragio Pires de & ALVES, Humberto Sebastião. Algumas considerações sobre a construção da cadeia de produtos orgânicos. Informações Econômicas. São Paulo, Vol. 34 (2), 2004. CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro, Rocco, 2001. CAMPBELL, Hugh & LIEPINS, Ruth. Naming Organics: Understanding Organic Standards in New Zealand as a Discursive Field. Sociologia Ruralis, Vol 41 (1): 21-39, 2001. CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores y ciudadanos - conflictos multiculturales de la globalización. México: Editorial Grijalbo, 1995. CANESQUI, Ana Maria & GARCIA, Rosa Wanda Diez. Introdução. In: CANESQUI, Ana Maria & GARCIA, Rosa Wanda Diez. Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. COHEN, Jean & ARATO, Andrew. Sociedad civil y teoria política. México: Fondo de Cultura Econômica, 2000. CONFERÊNCIA das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Agenda 21. Brasília: Senado Federal, 1997. DAMBORIARENA, Estefanía. Certificação e rotulagem na cadeia dos hortigranjeiros no estado do Rio Grande do Sul: um estudo de caso – CEASA/RS. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2001. DAROLT, Moacir Roberto. As principais correntes do movimento orgânico no mundo. Portal Planeta Orgânico. 28 de novembro de 2000. (www.planetaorganico.com.br - acessada em janeiro de 2008). ______. Agricultura orgânica: inventando o futuro. Curitiba: IAPAR, 2002. ______. Desenvolvimento rural e consumo de produtos orgânicos. In: ARAÚJO, J.B.S. & FONSECA, Maria Fernanda de Albuquerque Costa. (Org.). Agroecologia e agricultura orgânica: cenários, atores, limites e desafios. Campinas, CONSEPA, 2005, v. 1, p. 11-34. DAROLT, Moacir Roberto & CONSTANTY, H. Estratégias de fortalecimento da relação entre produtores e consumidores agroecológicos. Mimeo. 2007. 120 DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 2.morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1997. DOUGLAS, Mary. In defense of shopping. In: FALK, P. e CAMPBELL, Colin. The shopping experience. London: SAGE, 1997, PP. 15-30. DOUGLAS, Mary. & ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: por uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 2006. EDEN, S. E. Individual environmental responsability and its role in public environmentalism. Environmental and planning, v.25, 1993, pp. 1.743-1.758. FEATHERSTONE, Mike. Localismo, globalismo e identidade cultural. In: Sociedade e Estado, v. XI, nº 1, 9-42, jan.-jun., 1996. FLEXOR, Georges Gérard. A globalização do varejo e seus impactos no Brasil: o caso do WAL-MART. In: Mundo Rural Brasileiro: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: MAUAD, 2008. FONSECA, Maria Fernanda de Albuquerque Costa. O estudo de mercado de alimentos orgânicos (frutas, legumes e verduras) in natura no Estado do Rio de Janeiro: o caso da ABIO. Dissertação Mestrado. Rio de Janeiro, UFRRJ/CPDA, 1999. ______. A institucionalização do mercado de orgânicos no mundo e no Brasil: uma interpretação. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRRJ/CPDA, 2005. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991. ______. Para além da esquerda e da direita: o futuro da política radical. São Paulo: UNESP, 1996. ______. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: GIDDENS, Anthony. et. alii. Modernização reflexivel: politica, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997. GOODMAN, David. Rethinking Food Production-Consumption: Integrative Perspectives. Sociologia Ruralis, Vol 42 (4): 271-277, 2002. GOODMAN, David & GOODMAN, Michael. Sustaining Foods: Organic Consumption and the Socio-Ecological Imaginary. Social Sciences, Vol. 1: 97–119, 2001. GUTHMAN, Julie. Commodified Meanings, Meaningful Commodities: Re-thinking Production-Consumption Links through the Organic System of Provision. Sociologia Ruralis, Vol 42 (4): 295-311, 2002. HALKIER, Bente. Handling Food-related Risks: Political Agency and Governamentality. In: LIEN, Marianne Elisabeth & NERLICH, Brigitte. Politics of food. Oxford, New York: Oberg, 2004. 121 HIRSCHMAN, Albert. De consumidor a cidadão: atividades privadas e participação na vida pública. São Paulo, Brasiliense, 1983. JACOBSEN, Eivind. The Retoric of Food: Food as Nature, Commodity and Culture. In: LIEN, Marianne Elisabeth & NERLICH, Brigitte. Politics of food. Oxford, New York: Oberg, 2004. KALTOFT, Pernille. Organic Farming in Late Modernity: At the Frontier of Modernity or Opposing Modernity? Sociologia Ruralis, Vol 41 (1): 146-158, 2002. LIEN, Marianne Elisabeth. The Politics of food: An Introduction. In: LIEN, Marianne Elisabeth & NERLICH, Brigitte. Politics of food. Oxford, New York: Oberg, 2004. LOCKIE, Stewart. ‘The Invisible Mouth’: Mobilizing ‘the Consumer’ in Food ProductionConsumption Networks. Sociologia Ruralis, Vol 42 (4): 278-294, 2002. LOCKIE, Stewart; LYONS, Kristen; LAWRENCE, Geoffrey & MUMMERY, Kerry. Eating ‘Green’: Motivations Behind Organic Food Consumption in Australia. Sociologia Ruralis, Vol 42 (1): 24-40, 2002. MILLER, Daniel. Teoria das compras. O que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Nobel, 2002. ______. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: ano 13 n. 28, pp. 33-63 jul./dez., 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ha/v13n28/a03v1328.pdf>. Acesso em: 06/08/2009. MORO, Eduardo João & GUIVANT, Julia. S. Perfil dos consumidores de alimentos orgânicos nos supermercados: estudo de caso em Florianópolis – SC. Paper apresentado no III ENAC. Rio de Janeiro: UFF/ESPM/UFRJ, 2006. NERLICH, Brigitte. Risk, Blame and Culture: Foot and Mouth Disease and the Debate about Cheap Food. In: LIEN, Marianne Elisabeth & NERLICH, Brigitte. Politics of food. Oxford, New York: Oberg, 2004. PAAVOLA, Jouni. Economics, ethics and Green consumerism. In: COHEN, M. e MURPHY, J. (eds). Exploring sustainable consumption: environmental policy and the social sciences. Oxford: Elsevier Science, 2001, pp. 79-96. PIOVANI, Juan Ignacio. “La entrevista em profundidad” in MARRADI, Alberto; ARCHENTI, Nélida & PIOVANI, Juan Ignacio. Metodología de las ciências sociales. Buenos Aires: Emecé Editores, 2007. PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, Ed. Cortez, 2005. ______. Consumidores de alimentos orgânicos: discursos, práticas e auto-atribuição de responsabilidade socioambiental. XXVI Reunião Brasileira de Antropologia. Porto Seguro (BA), 2008. 122 ______. Sociabilidade, confiança e consumo na feira de produtos orgânicos. In: BARBOSA, Lívia, PORTILHO, Fátima & VELOSO, Letícia. Consumo: cosmologias e sociabilidades. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: EDUR, 2009. PORTILHO, Fátima & CASTAÑEDA, Marcelo. Certificação e confiança face-a-face na feira de produtos orgânicos. IV Encontro da ANPPAS. Brasília (DF), 2008. ______. Consumo e Política: Neo-modernismo e reflexividade social. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro (RJ), 2009. RAYNOLDS, Laura T. The Globalization of Organic Agro-Food Networks. World Development Vol. 32 (5): 725–743, 2004. RUCINSKI, Jeane. & BRANDENBURG, Alfio. Consumidores de alimentos orgânicos em Curitiba. Paper apresentado no GT Agricultura, Consumo Alimentar e Meio Ambiente do 1º Encontro da ANPPAS. Indaiatuba, 2002. STOLLE, Dietlind; HOOGHE, Marc & MICHELETTI, Michele. Politics in the supermarket: political consumerism as a form of political participation. International Political Science Review. Vol. 26 (3): 245-269, 2005. VIAN, Carlos Eduardo de Freitas; MACHADO, Lucas Queiroz; CHIARANDA, Maíra & CARVALHO, Thaís Hortense de. O Processo de Formação dos Campos Organizacionais na Produção de Alimentos Orgânicos: Conflitos Atuais e Perspectivas Futuras. Cadernos do CEAM, Vol. 25: 09-31, 2006. WARDE, Alan. Consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture. Vol. 5(2): 131-53, 2005. WILKINSON, John. The Final Foods Industry and the Changing Face of the Global AgroFood System. Sociologia Ruralis, Vol 42 (4): 329-346, 2002. ______. The mingling of markets, movements and menus: the renegotiation of rural space by NGOs, social movements and traditional actors. Paper apresentado no workshop internacional Globalisation: social and cultural dynamics. Rio de Janeiro, MINDS/BNDES, 2006.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14724/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17516/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23800/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30206/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36516/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42966/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49300/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55704/2010%20-%20Marcelo%20Casta%c3%b1eda%20de%20Araujo%20%282%29.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3499
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-05-06T23:23:38Z No. of bitstreams: 1 2010 - Marcelo Castañeda de Araujo (2).pdf: 2205882 bytes, checksum: 2bcee13847bc6f63054147b287e29fe9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-06T23:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Marcelo Castañeda de Araujo (2).pdf: 2205882 bytes, checksum: 2bcee13847bc6f63054147b287e29fe9 (MD5) Previous issue date: 2010-03-08eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Marcelo Castañeda de Araujo (2).pdfMarcelo Castañeda de Araujo2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.