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dc.contributor.authorRodrigues, Mauro Toledo Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T01:54:30Z-
dc.date.available2023-12-22T01:54:30Z-
dc.date.issued2020-05-15
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mauro Toledo Silva. Gerazeiros, guardiões do cerrado: conflito socioambiental na comunidade gerazeira de Catanduva - Norte de Minas Gerais. 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11559-
dc.description.abstractNa década de 1970 a região norte de Minas Gerais passa a integrar o circuito de expansão do sistema produtivo capitalista em que o Estado atua como agente de concretização, estimulando a implementação de grandes projetos econômicos na região. Ao longo dos anos o processo de territorialização dos projetos econômicos são responsáveis por reconfigurar e sobrepor territorialidades tradicionais locais, porém na virada do século XXI a região é palco do fenômeno conhecido como (des)invisibilização dos povos e comunidades tradicionais. A cena de efervescência social da constituição de 1988 foi responsável pela emergência de um mosaico de grupos sociais que tinham e têm como pauta a manutenção dos seus modos de vida e a retomada dos seus territórios tradicionais. Nesse contexto comunidades tradicionais localizadas ao longo da serra Geral, no norte de Minas Gerais, se reconhecem enquanto geraizeiras e reivindicam seus territórios, questionando a impositiva lógica de ocupação e o modelo de “moderno colonial” dos projetos econômicos que se materializaram na região, entre eles, os complexos industriais de eucalipto. O presente trabalho trata, assim, da comunidade tradicional geraizeira de Catanduva na região do alto rio Pardo, ao norte do estado mineiro, a partir de estudo realizado no período de 2017 a 2019. O processo de implantação dos projetos econômicos de monocultivo industrial de eucalipto desarticula a “tessitura territorial” geraizeira, socialmente construída pelo modo de vida tradicional. Através da mobilização regional em torno da identidade tradicional e defesa do território do gerais os grupos gerazeiros são responsáveis pela articulação para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) “Nascentes Geraizeiras”, em que Catanduva se insere ao passar por um novo processo de territorialização. Com o objetivo de analisar as reconfigurações territoriais que se sucedem na comunidade desde intervenção dos projetos econômicos da década de 1970 até a recente criação da RDS, este trabalho identificou as noções com as quais os geraizeiros de Catanduva compreendem o que é o “território”, bem como a influência da territorialidade e dos saberes tradicionais na trajetória da implementação da RDS que pleiteia o manejo adequado dos recursos naturais a ser protagonizado pelas comunidades geraizeiras.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerritorializaçãopor
dc.subjectterritóriopor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectcomunidades tradicionais geraizeiraspor
dc.subjectmonoculturas de eucaliptopor
dc.subjectReserva de Desenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectTerritorialization processeseng
dc.subjecttraditional geraizeira communitieseng
dc.subjecteucalyptus monocultureseng
dc.subjectSustainable Development Reserveeng
dc.subjectterritory, identityeng
dc.titleGerazeiros, guardiões do cerrado: conflito socioambiental na comunidade gerazeira de Catanduva - Norte de Minas Geraispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the 1970s, northern region of Minas Gerais became part of the expansion circuit of the capitalist productive system in which the State acts as an agent of concretization, stimulating the implementation of major economic projects in the region. Over the years, the process of territorialization of economic projects has been responsible for reconfiguring and overlapping traditional territorialities, but at the turn of the 21st century the region is the scene of the phenomenon known as “(un)invisibilization” of traditional peoples and communities. This movement is based on the legislation of the Federal Constitution of 1988, and more recently, decrees that guarantee the cultural, identity and territorial rights of communities that recognize themselves as traditional. Social effervescence was responsible for the emergence of a mosaic of social groups whose main goal is to maintain their ways of life and to retake traditional territories and to assert themselves under traditional identity signs. In the midst of these changes, traditional communities that recognize themselves as “geraizeiras” claim their territories located along the Serra Geral, questioning the occupation logic and the “colonial/modern” model of economic projects that materialize in the region as eucalyptus industrial complexes. In this context, the present work is the result of a case study carried out in a traditional geraizeira community of Catanduva in the upper Pardo river region, north of Minas Gerais state, between the years of 2017 to 2019. The process of territorialization of economic projects linked to industrial monoculture of eucalyptus dismantles the “territorial fabric” that is socially built by the traditional way of life of these groups, which through regional mobilization around the traditional identity and defense of the geraizeiro territory is responsible for articulation and creation of the Sustainable Development Reserve (RDS) “Nascentes Geraizeiras”, in which Catanduva is inserted and undergoes a new process of territorialization. With the objective of analyzing the territorial reconfigurations that take place in the community since the intervention of economic projects in the 1970s until the recent creation of the RDS, this work identified the notions with which the geraizeiros from Catanduva understand what “territory” is, as well as the influence of territoriality and traditional knowledge for the implementation of the RDS with the proper management of natural resources led by the generating communities.eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Andrey Cordeiro
dc.contributor.referee1Ferreira, Andrey Cordeiro
dc.contributor.referee2Andriolli, Carmen Silvia|
dc.contributor.referee3Lerrer, Debora Franco
dc.contributor.referee4Gerhardt, Cleyton Henrique
dc.creator.ID069.880.306-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9818206087547771por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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