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Tipo do documento: Dissertação
Title: A vivência e a reinvenção da África Central bantu na religião de matriz africana em Itapecerica da Serra(SP) e em Maricá(RJ): candomblé Congo Angola
Other Titles: The experience and reinvention of Central Africa bantu in the religion of African headquarters in Itapecerica da Serra (SP) and Maricá (RJ): candomblé Congo Angola
Authors: Tomba, Justes Axel Samba
Orientador(a): Pereira, Luena Nascimento Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Machado, Carly
Terceiro membro da banca: Batista, José Renato
Keywords: Vivência;Reinvenção;África Central bantu;Candomblé Congo Angola;Brasil;Experience;Reinvention;Central Africa bantu;Candomblé Congo Angola;Brasil
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Idioma: por
Issue Date: 15-Jan-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: TOMBA, Justes Axel Samba.A vivência e a reinvenção da África Central bantu na religião de matriz Africana em Itapecerica da Serra(SP) e em Maricá(RJ): candomblé Congo Angola. 2019. 118f..Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019
Abstract: O tema de pesquisa antropológica desta dissertação trata de dois aspetos fundamentais dos dois terreiros pesquisados do Candomblé Congo Angola, que são os terreiros de Inzo Tumbansi de Itapecerica da Serra(SP) e de Inzo Tumbansi Mundele Anga ia Nkosi e Nlemba de Maricá (RJ). O primeiro aspecto é a vivência nos terreiros pesquisados. Aqui trata-se do cotidiano, da experiência, do modo de vida desses terreiros. É mostrar que a vivência é o espelho dos terreiros do Candomblé Congo Angola, pois esta última é uma religião que pratica-se, vive-se cotidianamente, é um modo de vida dos povos de santos angoleiros com seus Nkisi ou divindades. O povo de santo angoleiro indo a um terreiro, vai para uma casa de família, de anciões e irmãos, onde convive com demais pessoas de santo, com os Tat’etu (pais) ou Mam’etu (mãe) de santo, e onde aprende-se vários aspetos da religião, através das kizoombas ou cultos ou da iniciação como tal, de diferentes atividades, tarefas, conversas cotidianas feitas. Aliás, trata-se de mostrar nesse primeiro aspecto desta pesquisa, que essa vivência ou modo de vida das casas de santo não é padronizado ou universal para todos os terreiros do Candomblé Congo Angola, nem menos para cada casa de matriz Congo Angola. Mas é uma vivência singular de cada terreiro. Embora que haja semelhanças nas algumas práticas sociais entre terreiros. O segundo aspecto que trata dessa pesquisa da dissertação, é a reafricanização ou reinvenção da África Central Contemporânea nos dois terreiros pesquisados. Aqui trata-se desse processo de rebantuização que começou nos anos 80 e 90 do século XX, no qual consiste de resgatar, recriar, fazer reexistir práticas e objetos ritualísticos de crenças centro africanos bantu atuais (da pré e pós escravidão africana), julgados necessárias pelas casas do Candomblé Congo Angola, para completar o quadro existente dos ritos nos terreiros. Assim essa reinvenção da África Central Contemporânea faz-se entre outras ferramentas, pelas máscaras (Mukangues ou Mukangas), pela representação nos barracões, dos tecidos de cores das bandeiras dos países centro-africanos bantu, antigos territórios de onde vieram a maioria dos Bantu do Brasil e suas crenças. Essa reinvenção faz-se também pelo Nkisi Nkondi, pela aprendizagem e reaprendizagem das línguas bantu mais usadas no Candomblé Congo Angola (kikongo e kimbundu) através de vaivéns entre Brasil e África Central, e através de reprodução das realidades centro africanas, copiadas pelos meios de comunicação, sem precisar viajar para África Central. Além disso, essa aprendizagem e reaprendizagem dessas línguas bantu no âmbito dessa reinvenção da África Central Contemporânea, faz-se também pelo apoio do pesquisador Centro-Africano nos terreiros, nessa volta de potência dessas línguas litúrgicas do Candomblé Congo Angola
Abstract: The subject of anthropological research of this dissertation deals with two fundamental aspects of the two afro-brazilian places of worship or ‘‘terreiros’’ of Candomblé Congo Angola religion. Which are the Inzo Tumbansi afro-brazilian place of worship, which is located in Itaperecerica da Serra town in São Paulo state (SP) and the Inzo Tumbansi Mundele Anga ia Nkosi e Nlemba afro-brazilian place of worship, which is located in Maricá town in Rio de Janeiro state (RJ). So, with regard to the first aspect cited above deals with the daily experience of the afro-brazilian houses of worship involved in this research. Here is the daily life, experience, lifestyle of these afro-brazilian houses of worship bantu beliefs. It is to show that the experience is the mirror of Candomblé Congo Angola houses of worship, because the latter is a religion that is practiced, lived daily, is a way of life of the people of angoleiro saint with their Nkisi or deities. The people of angoleiro saint comunity going to the ‘‘terreiro’’, is going to a house of family, of elders and brothers, where he lives with other people of saint, with the Tat'etu (fathers of saint) or Mam'etu (mothers of saint) and where one learns various aspects of religion, through the Kizoombas or cults, initiation as such, of different activities, tasks, daily conversations made. In fact, it is a matter of showing in this first aspect of this research that this living or way of life of the houses of saint is not standardized or universal for all the god houses of Candomblé Congo Angola, nor less for each god house of the Congo Angola. But it is a unique experience of each afro-brazilian places of worship. Although there are similarities in some social practices between afro-brazilian houses of worship. The second aspect that deals with this dissertation research is the reafricanization or reinvention of Contemporary Central Africa in the two afro brazilian places workship. This is a re-enactment process that began in the 80s and 90s of the twentieth century, in which it consists of rescuing, re-creating, and re establishing ritualistic practices and objects of present-day bantu central african beliefs (pre and post-African slavery) by the god houses of Candomblé Congo Angola, to complete the existing framework of the rites in the afro-brazilian places workship. Thus, this reinvention of Contemporary Central Africa is done among other tools, by the masks (Mukangues or Mukangas), by the representation in the barracks, of the colored fabrics of the flags of the Central African bantu countries, former territories from which most Bantu from Brazil and its beliefs. This reinvention is also carried out by Nkisi Nkondi, through the learning and relearning of the bantu languages most used in Candomblé Congo Angola (kikongo and kimbundu) through retreats between Brazil and Central Africa, and through reproduction of the central African realities, copied by means of communication without traveling to Central Africa. In addition, this learning and relearning of these bantu languages in the framework of this reinvention of contemporary Central Africa is also done by the support of the African central researchers in the afro brazilian places workship, in this power revolution of these liturgical languages of Candomblé Congo Angola
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11537
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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