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Tipo do documento: Dissertação
Title: “A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativo
Other Titles: “The school puts the entire unit at risk”: Dilemmas and conflicts in the management of the socio-educational process
Authors: Silva, Roseanna de Andrade Moura
Orientador(a): Pinto, Nalayne Mendonça
Primeiro membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Segundo membro da banca: Grillo, Carolina Christoph
Terceiro membro da banca: Castro, Elisa Guaraná de
Keywords: Adolescentes em Conflito com a Lei;Medidas socioeducativas;Internação;Escola;Secretaria de Segurança;Adolescents in Conflict with the Law;Educational measures;hospitalization;school;Secretariat of Security
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Idioma: por
Issue Date: 10-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: SILVA, Roseanna de Andrade Moura. “A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativo. 2019.123 f. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: A presente dissertação representa uma análise acerca da gestão no processo de aplicação das medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro, buscando compreender os processos de gestão da vida e dos fluxos em unidade privativa de liberdade. Parte da existência de um conflito interinstitucional marcado por dilemas que se contrapõem no cumprimento de tais medidas. Para verificar a validade de tal premissa, serão analisadas as narrativas e experiências através dos discursos dos atores sociais envolvidos com a socioeducação. Os agentes socioeducativos e diretores da unidade (representantes da Secretaria de Segurança), da diretora da escola e das pedagogas (representantes da Secretaria de Educação) e ainda dos internos, com o objetivo de identificar como é percebido e gerenciado o papel da escola dentro de uma unidade socioeducativa a partir de conflitos existentes entre duas secretarias marcadas por posições ideológicas e lógicas distintas
Abstract: This dissertation represents an analysis about the management in the process of applying socio-educational measures in the State of Rio de Janeiro, seeking to understand the processes of life management and flows in a deprivation of liberty. It assumes the existence of an interinstitutional conflict marked by dilemmas that contradict each other in the fulfillment of such measures. To verify the validity of this premise, the narratives and experiences will be analyzed through the speeches of the social actors involved with the socioeducation. The socio-educational agents and directors of the unit (representatives of the Security Secretariat), the school director and the pedagogues (representatives of the Education Department) and the inmates, with the objective of identifying how the school's role is perceived and managed within a socio-educational unit based on existing conflicts between two departments marked by different ideological and logical positions
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11512
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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