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dc.contributor.authorSantos, Damaris de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:16Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:16Z-
dc.date.issued2018-04-06
dc.identifier.citationSANTOS, Damaris de Oliveira. CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: um estudo sobre as percepções de egressos que participaram do CsF na UFRRJ. 2018. p.179. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11506-
dc.description.abstractA presente dissertação teve por objetivo analisar a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no âmbito da UFRRJ. O objeto central da analise foi compreender a percepção dos egressos no que se refere à importância do programa em suas trajetórias acadêmicas e as experiências adquiridas, bem como a fala dos gestores do Programa Ciências sem Fronteiras na universidade a respeito do processo de implementação da política. A metodologia foi centrada na natureza compreensiva, buscando interpretar os sentidos e significados que atores atribuíram as suas vivencias no programa CsF. As técnicas de pesquisa abarcaram estratégias qualitativa e quantitativa, com a finalidade de permitir uma visão mais ampla do fenômeno. A revisão bibliográfica realizada tratou sobre o debate atual de implementação de políticas publicas buscando entender o CsF como um programa governamental de grande alcance. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois gestores responsáveis pelo Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), e um survey (questões abertas e fechadas) com ex-bolsistas da UFRRJ. Também foram feitas consultas a sites oficiais responsáveis pelo Programa, para reunir dados e informações sobre o mesmo. A conclusão da pesquisa é que, a política pública do CsF na UFRRJ, foi um grande desafio para seus funcionários que não estavam preparados para lidar com o acompanhamento de tantos estudantes ao exterior. Verificou-se também que os operadores da política na instituição lidavam com os assuntos a medida das demandas, conforme chamadas públicas feitas pelas agencias de fomento, não havendo um plano de ação inicial. Constatou-se a partir dos resultados com os egressos que para 76% o CsF contribuiu na vida acadêmico-profissional; e em alguns casos o programa foi um diferencial na conquista de uma vaga profissional ou numa pós-graduação, seja em nível nacional ou internacional. Entretanto, muitos egressos apontaram fortes criticas sobre a atuação das agencias de fomento em todas as etapas do processo, além de criticas a UFRRJ no que tange ao acompanhamento e aproveitamento das disciplinas. Finalmente, observamos que o programa CsF realizou algo inédito no país oportunizando bolsas de internacionalização para alunos de graduação, porém enquanto política publica malogrou em relação às ações de planejamento, monitoramento e acompanhamento da política.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência sem Fronteirapor
dc.subjectPolítica Públicapor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectUFRRJpor
dc.subjectScience without Frontiereng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.titleCiências sem Fronteiras: um estudo sobre as percepções de egressos que participaram do CsF na UFRRJpor
dc.title.alternativeSCIENCES WITH NO BORDERS: a study on the perceptions of graduate people who participated in the CsF at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this dissertation was to analyze the implementation of the Science Without Frontiers (CsF) Program in the UFRRJ. The principal objective of the analysis was to understand the students' perception regarding the importance of the program in their academic trajectories and the acquired experiences, associated to the perception of the program managers Sciences with no Bounders in the university regarding the process of policy implementation. The methodology was centered on the understanding nature, seeking to understand the meanings that the actors attributed to their experiences in the SWB program.The research methodology used brought qualitative and quantitative strategies, in order to help us to bring a broader view of the phenomenon. The bibliographic source dealt with the current debate on the implementation of public policies seeking to understand SWB as a far reaching governmental program. Then, semi-structured interviews were conducted with two managers responsible for the Science Without Borders Program (SWB), and a survey (open and closed questions) with former UFRRJ students. We also made some reaserch in the official sites responsible for the Program, to gather data and information about the theme. At this point, we concluded that the public policy of the SWB at UFRRJ was a great challenge for its’ employees who were not prepared to deal with the monitoring of so many students around the world abroad. We also notice that the policy agents in the institution dealt with issues to the extent of the demands, according to public calls made by the development agencies, and there was no initial plan of action. According to the results of this research, we understand that to 76% of these students the SWB was a differential in the academicprofessional life; and in some cases the program was a differential in gaining a professional post or a postgraduate degree, either at the national or international level. However; many students pointed out strong criticisms about the performance of the development agencies in all stages of the process, as well as criticizing the UFRRJ regarding the monitoring and use of the disciplines. However; many graduates pointed out strong criticisms about the performance of the development agencies in all stages of the process, as well as criticizing the UFRRJ regarding the monitoring and use of the disciplines. Finally, we note that the CsF program did something unprecedented in the country by offering internationalization scholarships for undergraduate students, but as a public policy, it failed in relation to the actions of planning, monitoring and follow-up of the policy.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.advisor1ID036.443.807-0por
dc.contributor.referee1Vieira, Flávia Braga
dc.contributor.referee2Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
dc.creator.ID141.763.077-12por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1034034309808139por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65104/2018%20-%20Damaris%20de%20Oliveira%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4646
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-05-17T22:08:11Z No. of bitstreams: 1 2018 - Damaris de Oliveira Santos.pdf: 3164164 bytes, checksum: 959c8dbfadbc0e815df835270187098f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-17T22:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Damaris de Oliveira Santos.pdf: 3164164 bytes, checksum: 959c8dbfadbc0e815df835270187098f (MD5) Previous issue date: 2018-04-06eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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