Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVilanova, Maísa Sales
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:45Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:45Z-
dc.date.issued2018-02-23
dc.identifier.citationVILANOVA, Maísa Sales. A experiência estética literária no Ensino Fundamental pela prática do sarau poético. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11460-
dc.description.abstractEste trabalho surgiu da vontade de aproveitar a rica presença dos saraus poéticos que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, e que atraem tantas pessoas, na prática em sala de aula, apresentada pedagogicamente, de forma que se possa conceber a facilitação da experiência estética literária ao aluno do Ensino Fundamental, colocando a execução do sarau poético em sala de aula como metodologia possivelmente eficaz para que tal experiência se realize de forma adaptada à realidade escolar. Para que se realizasse a pesquisa foi preciso buscar a inspiração em saraus populares, e para sua justificativa, o estudo de teóricos como Candido, que por si só, já fornece uma ampla visão sobre a importância de se estudar literatura, por sua função humanizadora. Também importantes os teóricos Todorov, que alerta sobre possíveis equívocos no foco em que se ensina Literatura, Deway, com seus estudos sobre a experiência estética, entre outros que contribuem enormemente para a compreensão da importância de se facilitar a experiência estética através da escola.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectSarau poéticopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLeitura oralpor
dc.subjectExperiência estéticapor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPoetic Saraueng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectOral readingeng
dc.subjectAesthetic experienceeng
dc.titleA experiência estética literária no ensino fundamental pela prática do sarau poéticopor
dc.title.alternativeThe literary aesthetic experience in elementary school through the practice of the poetic saraueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work arises from the desire to take advantage of the rich presence of the poetry gatherings (saraus) that occur in the city of Rio de Janeiro, which attract so many people, as a creative tool in the classroom. It is presented in a pedagogically appropriate manner, so to conceive the facilitation of the literary practice to the Elementary School student. It formulates the execution of the saraus in the classroom as a possibly effective methodology for the poetic study adapted to the school reality. In order to carry out the research it was necessary to seek inspiration in popular saraus. And the study of theorists as Candido, which provides a broad view on the importance of studying literature, for its humanizing function was the basis for this piece of study justification. Also important are the theorists Todorov, who warns of possible misunderstandings in the focus of Literature, Deway, with his studies on aesthetics experience, among others that greatly contribute to the understanding of the importance of facilitating aesthetic experience at school.eng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID1462493361956902por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Navarro, Roberto José Bozzetti
dc.contributor.referee1ID6052065369706418por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6052065369706418por
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crélia Penha
dc.contributor.referee2ID3509210486494683por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683por
dc.creator.ID6155103311112361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155103311112361por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In:______. Notas de Literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. 34ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 2003, p. 65-90. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 42ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2018. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. ______. Orientaçõescurriculares para o ensino médio: Linguagens, códigosesuas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. CALEIDOSCOPIO. Angela Leite de Souza - escritora e ilustradora. Disponível em: <http://www.caleidoscopio.art.br/angelaleite/release.htm>. Acesso em: 24 jun. 2017. CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. ______. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. ______. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, SBPC, vol. 24, nº 9 set. 1972. CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do gato, 2011. CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005. CHIAPPINI, Ligia. Reinvenção da Catedral: Língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. 1ª ed. São Paulo: Global, 2007. ______. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. 1ª ed. São Paulo: Global, 2003 ______. Andar entre livros: A leitura literária na escola. In: Nos caminhos da literatura/ [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 1ª ed. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 200874 COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Tadeei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. CYNTRÃO, Sílvia H. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Brasília: Plano, 2004. DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. FIGUEIREDO, Laura de. Singular &plural : leitura, produção e estudos de linguagem / Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar, Shirley Goulart. 2. ed. São Paulo : Moderna, 2015. FRYE, Northrop. A imaginação educada. Tradução de Adriel Teixeira, Bruno Geraidine e Cristiano Gomes. Campinas - SP: Vide Editorial, 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Tabela 1172 - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo os bairros ou grupo de bairros - 2000. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/indice/flanali.asp?codpal=54&pal=DESENVOLVIMENT O%20SOCIAL/HUMANO>. Acesso em: 22 mar. 2017. LEFFA, Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: Vilson J. Leffa; Aracy Ernest. (Org.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012, p. 253 – 269. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/interpretar_compreender.pdf>. Acesso em 24 jun. 2017. LETRAS. Poetas no Topo 3.2. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/pineapple/poetas no-topo-32/>. Acesso em: 24 jun. 2017. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990 - Coleção Magistério - 2º Grau, Série Formação do Professor. MELO NETO, João Cabral de. Poesia e composição: a inspiração e o trabalho de arte. In: ______. Prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. ORTHOF, Sylvia. AdolescentePoesia. Rio de Janeiro: Rovelle, 2010. PEDRO, Bandeira. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7372/pedro-bandeira>. Acesso em: 25 jan. 2018. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7. PETIT, Michèle. A Arte de ler: ou como sobreviver à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 200975 POEMAS contra o preconceito e o racismo. Disponível em : <https://www.facebook.com/Poemas-contra-o-preconceito-e-o-racismo 1493861677560107/?hc_ref=ARTHpVGeNtiuAFmRkzUBWbzPxjrdaSrw_PWIUptJNy Sv6HEEiEwfsGHnMJ6GiIU1HQs&fref=nf>. Acesso em: 22 mar. 2017. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2013. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico do 7º ano 1º bimestre de Língua Portuguesa. 2017. RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. RUTH, Rocha. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4867/ruth-rocha>. Acesso em: 25 jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. THIAGO, de Mello. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2877/thiago-de-mello>. Acesso em: 25 jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7 TODOROV, Tzvetan. Tradução de Caio Meira. A Literatura em perigo, 3. ed. Rio de Janeiro, DIFEL, 2010 VIDAL, Livia de Souza. Mulheres de Pedra. Disponível em: <http://www.universidadecomunitariazo.com.br/2017/03/primeiro-sarau-do-ano-sarau marco.html>. Acesso em: Acesso em: 22 mar. 2017. ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Tradução de: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65943/2018%20-%20Ma%c3%adsa%20Sales%20Vilanova.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4852
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-07-12T14:47:27Z No. of bitstreams: 1 2018 - Maísa Sales Vilanova.pdf: 2786533 bytes, checksum: 0ea52fd13fe7a63dda4ad11fcd653541 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-12T14:47:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Maísa Sales Vilanova.pdf: 2786533 bytes, checksum: 0ea52fd13fe7a63dda4ad11fcd653541 (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Maísa Sales Vilanova.pdf2018 - Maísa Sales Vilanova2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.