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dc.contributor.authorSantos, Andreza Patrícia Almeida dos
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:44Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:44Z-
dc.date.issued2017-05-26
dc.identifier.citationSANTOS, Andreza Patricia Almeida dos. Quando a Baixada também é Brasil: um estudo de caso da Baixada imaginada em Senhora do Destino. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11459-
dc.description.abstractEsta pesquisa é um estudo sobre telenovela e Baixada Fluminense que, em uma escala maior, também busca pensar o Brasil. Com o pressuposto de que um estudo sobre telenovela pode revelar intersecções entre ficção e realidade, a presente dissertação busca – a partir de um estudo de caso de Senhora do Destino – analisar como a apresentação de uma Baixada fluida e flexível em uma novela do horário nobre, que ora a aproxima de uma representação hegemônica de violência, ausência e descaso e, ora a enfatiza como um território ideal em termos eleitorais, de vida e de consumo, está associada a um contexto sociológico maior, que envolve agentes de campos econômicos, políticos e sociais. Assim sendo, à luz de levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, bem como pela análise do material audiovisual da obra, percebemos que, inserida dentro de um movimento mercadológico, onde a Rede Globo passa a incorporar – a partir de suas novelas – um processo de valorização de lugares socialmente desvalorizados, a novela Senhora do Destino aponta para a tentativa da emissora de captar e expressar as modulações socioeconômicas vividas no Brasil, muito em função das políticas realizadas pelo governo Lula. Embalada, portanto, pelo vigor do lulismo dos anos 2000, a obra de Aguinaldo Silva revelou uma intencionalidade autoral e um investimento da mídia que, atenta à ascensão de uma nova classe social, abre “espaço” para que essa “nova classe” também se veja “representada” na televisão. Tomando, então, de carona o ano de 2004, quando a Baixada ganhava o noticiário nacional a partir das eleições municipais de Nova Iguaçu, Aguinaldo Silva nos apresentou uma Baixada que mescla legalidade e ilegalidade, violência e paz, samba e jogo do bicho; e que – redimida pela figura de uma mulher – foi, no fim, exaltada como símbolo da identidade nacional.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectSenhora do Destinopor
dc.subjectBrasilpor
dc.titleQuando a Baixada também é Brasil: um estudo de caso da Baixada imaginada em Senhora do Destinopor
dc.title.alternativeWhen Baixada is also Brasil: an study of case of the imagined Baixada in Senhora do Destinoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research is a study about telenovela and Baixada Fluminense that, in a larger scale, also tries to think about Brazil. Under the assumption that a study about telenovela can revel instersections between fiction and reality, the present dissertation tries – from a study of case of Senhora do Destino – to analyse how the presentation of a fluid and flexible Baixada in a prime time novel, that sometimes approaches Baixada to a hegemonic representation of violence, absence and indifference, and sometimes emphasizes Baixada as an ideal territory in terms of election, life and consuption, is associated with a larger sociological context that envolves agents of economic, political and social fields. Therefore, in the light of bibliographical and documentary survey about the theme, and by the analysis of the audiovisual material of the work, we realized that, inserted in a market moviment, where Rede Globo starts to incorporate – from its novels – a process of valuing socially devalued places, the telenovela Senhora do Destino points to an attempt of the TV station to capture and express the socioeconomic modulations experienced in Brazil, much in function of the politics carried out by Lula government. Driven, therefore, by the vigour of lulismo of the 2000 years, the work of Aguinaldo Silva revealed an authorial intencionality and an investiment of midia that, attentive to the ascension of a new social class, opens “space” for that “new class” to see themselve “represented” on television. So, taking a ride in the year of 2004, when Baixada wins the national news from the municipal elections of Nova Iguaçu, Aguinaldo Silva presented us a Baixada that blends legality and ilegality, violence and peace, samba and jogo do bicho; and that – redeemed by the figure of a woman – was, in the end, exalted as a simbol of the national identity.eng
dc.contributor.advisor1Machado, Carly Barboza
dc.contributor.advisor1ID069.328.757-80por
dc.contributor.referee1Machado, Carly Barboza
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ana Paula Alves
dc.contributor.referee3Miagusko, Edson
dc.creator.ID108.709.726-69por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502149225788322por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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