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Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação quilombola no contexto multicultural: o caso da E. M. Rio das Pedras
Other Titles: The quilombola education in a multicultural context: the case of E. M. Rio das Pedras
Authors: Bessa, Alyne Fonseca
Orientador(a): Figueiredo, André Videira de
Primeiro membro da banca: Figueiredo, André Videira de
Segundo membro da banca: Ferreira, Andrey Cordeiro
Terceiro membro da banca: Daflon, Verônica Toste
Keywords: differentiated education;remnant quilombo community;ethnic diversity;recognition.;educação diferenciada;comunidade remanescente de quilombo;diversidade étnica;reconhecimento
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 28-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: BESSA, Alyne Fonseca. A Educação Quilombola no contexto multicultural: o caso da E. M. Rio das Pedras. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a iniciativa de discutir escola a partir da aproximação e do diálogo de membros de uma comunidade negra remanescente de quilombo com membros de uma escola rural próxima a comunidade, em meio ao processo de reconhecimento do grupo. Desta forma, são exploradas no trabalho as práticas escolares e projetos educacionais de uma escola rural, que atende a uma comunidade remanescente de quilombo, bem como a dinâmica social na qual está inserida e as demandas da comunidade local. O estudo de caso refere-se à Escola Municipalizada do Rio das Pedras e à Comunidade Quilombola do Alto da Serra, localizadas no município de Rio Claro (RJ), no distrito de Lídice. A abordagem do trabalho gira em torno da idéia de “educação diferenciada”, mais especificamente a Educação do Campo e a Educação Quilombola como modalidades de ensino, bem como das iniciativas de implementação da Lei nº 10.639 no currículo de ensino básico. Nesse sentido, o texto é pensado a partir da experiência dos membros da Comunidade Quilombola do Alto da Serra no debate sobre escola e formação educacional, entendendo escola como um instrumento para a permanência no território.
Abstract: This study aims to analyze the initiative to discuss school from the approach and dialogue of members of a remnant black quilombo community with members from a nearby rural school community amid the process of recognition of the group. In this way, are exploited in the work school practices and educational projects in a rural school, which caters to a remnant quilombo community, and the social dynamics in which it operates and the demands of the local community. The case study refers to the Municipalized School of Rio das Pedras and the Quilombo Community of Alto da Serra, located in the city of Rio Claro (RJ), in Lidice district. The work approach revolves around the idea of “differentiated education”, more specifically the Field Education and the Quilombolas Education as teaching modalities as well as the implementation of initiatives of Law 10.639 in the basic education curriculum. In this sense, the text is thought from the experience of members of the Alto da Serra of Quilombo Community in the debate on school and educational formation, understanding school as a tool to stay in the territory.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11445
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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