Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorIsmael, César de Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:38Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:38Z-
dc.date.issued2014-04-24
dc.identifier.citationISMAEL, César de Carvalho. O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11444-
dc.description.abstractO objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro.por
dc.description.sponsorshipFAPERJpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultural Policy during the Empireeng
dc.subjectBrazilian Social Thoughteng
dc.subjectArt and Social Memoryeng
dc.subjectPolítica Cultural no Impériopor
dc.subjectPensamento Social Brasileiropor
dc.subjectArte e memória Socialpor
dc.titleO “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a Repúblicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, Izabel Missagia de
dc.contributor.advisor1ID439.977.161-53por
dc.contributor.referee1Mattos, Izabel Missagia de
dc.contributor.referee2Moreira, Vânia Losada
dc.contributor.referee3Abreu, Regina
dc.creator.ID187.774.398-48por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843307163374425por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5729/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20480/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26789/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33228/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39622/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45998/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52352/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58856/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-21T21:18:11Z No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-21T21:18:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5) Previous issue date: 2014-04-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - César de Carvalho Ismael.pdfDocumento principal4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.