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dc.contributor.authorBarbosa, Rosane de Assis
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:35Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:35Z-
dc.date.issued2014-06-27
dc.identifier.citationBarbosa, Rosane de Assis. Memória de um lugar: danças e festejos na produção do patrimônio em Mussuca e Laranjeiras/SE. 2014. [79 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11432-
dc.description.abstractO propósito deste estudo é pensar sobre as estratégias de produção e reprodução do patrimônio cultural em Laranjeiras, no Estado de Sergipe, manifestas nas tradições vivas presentes no cotidiano local, em particular, as oriundas do povoado da Mussuca, como a Dança de São Gonçalo do Amarante, o Samba de Coco e o Samba de Pareia. Estas danças servem como uma amostra das variedades de manifestações da cidade de Laranjeiras que continuam vivas neste lugar. Pretendemos estudar a relação entre estas danças e os festejos da cidade e as suas significações no contexto da produção do patrimônio e da memória local. A construção do processo político da dança como patrimônio e memória coletiva participa da criação dos bens culturais específicos desta cidade e estão em constante dialogo com os chamados “bens patrimoniais” já instituídos pelo estado de Sergipe e IPHAN. O Encontro Cultural, que ocorre há trinta e nove anos na primeira quinzena de janeiro, tem sido um espaço a partir do qual lideranças do povoado de Mussuca, em apresentação dos grupos de dança de São Gonçalo e do Samba de Coco e Samba de Pareia, têm entrado em contato com os poderes públicos de Sergipe, pesquisadores de outros estados e outros grupos de cultura popular de Sergipe e do restante do país. Pretendemos, a partir da etnografia sobre o Encontro Cultural de Laranjeiras e outras situações nas quais estas manifestações das tradições vivas acontecem; pensar de que forma estas danças de Laranjeiras/ Mussuca são utilizadas pelos gestores culturais do município. Como os brincantes destas manifestações vivenciam estas relações? E de que forma as tradições vivas e a memória dos brincantes podem vir a contribuir para este processo?por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimoinefra
dc.subjectDansesfra
dc.subjectLa culture populaire,fra
dc.subjectLe folklorefra
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectDançaspor
dc.subjectCultura Popularpor
dc.subjectFolclorepor
dc.titleMemória de um lugar: danças e festejos na produção do patrimônio em Mussuca e Laranjeiras/SEpor
dc.title.alternativeMémoire d'un lieu: danses et célébrations dans le patrimoine de la production dans Mussuca Et Laranjeiras/ SEfra
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherLe but de cette étude est de penser aux stratégies de production et de reproduction du patrimoine culturel à Laranjeiras, dans l’ État de Sergipe, évidentes dans les traditions vivantes presentes dans le quotidien local, en particulier, celles originaires du village de Mussuca, comme la Danse de São Gonçalo d'Amarante, la Samba de Coco et la Samba de Pareia. Ces danses servent d'échantillon des variétés des manifestations de la ville de Laranjeiras qui continuent vivantes en cet endroit. Nous avons l'intention d'étudier la relation entre ces danses et les fêtes de la ville et leurs significations dans le contexte de la production du patrimoine et de la mémoire locale. La construction du processus politique de la danse comme le patrimoine et la mémoire collective participe à la création des biens culturels spécifiques de cette ville et ils sont en constant dialogue avec ce qu'on appelle "biens patrimoniaux" déjà institués par l'état de Sergipe et l’IPHAN. La Rencontre Culturelle, qui a lieu depuis à trente-neuf ans durant la première quinzaine de janvier, est un espace à partir duquel les dirigeants du village de Mussuca, avec la présentation des groupes de danse de São Gonçalo et de la Samba de Coco et la Samba de Pareia, sont entrés en contact avec les pouvoirs publics de Sergipe, des chercheurs d'autres états et d'autres groupes de culture populaire de Sergipe et d’autres parties du pays. Nous avons l'intention, à partir de l'ethnographie de la Rencontre Culturelle de Laranjeiras et d'autres situations dans lesquelles ces manifestations des traditions vivantes ont lieu, de penser à la forme ces danses de Laranjeiras / Mussuca sont utilisées par les directeurs culturels du municipe. Comment les participants de ces manifestations vivent ces relations ? Et de quelle forme les traditions vivantes et la mémoire de participants peuvent venir à contribuer pour ce processus ?fra
dc.contributor.advisor1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.advisor1ID2143458746por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075por
dc.contributor.referee1Reinheimer, Patricia
dc.contributor.referee2Frade, Maria de Cássia
dc.creator.ID87537435715por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715078567989552por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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