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dc.contributor.authorCruz, Felipe Bellido Quarti.
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:34Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:34Z-
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.citationCRUZ, Felipe Bellido Quarti.. Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da análise do processo histórico e social das políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre este tema. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro consta de uma revisão histórica do debate sobre a questão racial desde o período pós-abolicionista até 2012 quando foi promulgada a lei 12.711. O segundo capítulo é dedicado ao levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação dentro da área de ciências sociais. O terceiro capítulo é dedicado a compreender a relação de três segmentos que estiveram presentes na criação das políticas de ação afirmativa: a sociedade civil organizada – movimento negro; a ciência – intelectuais e institutos de pesquisa; e as instituições políticas – representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAção afirmativapor
dc.subjectPolítica Públicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAffirmative actioneng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.titleAções Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociaispor
dc.title.alternativeAffirmative Actions in College Education: An analysis of theses and dissertations in the social scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this dissertation i have analyzed the historical and social process of affirmative action policies for access to college education in Brazil. Therefore, i divided this work into three chapters. In the first I’ve make a historical review of the debate on the racial issue from the post-abolitionist period until 2012 when Law 12,711 was enacted. The second chapter was devoted to the bibliographical survey of theses and dissertations produced by pós-graduated programs with the name related to the social sciences. In the third, I dedicated myself to understanding the relationship of three segments that were present in the creation of affirmative action policies: organized civil society - black movement; science - intellectuals and research institutes; and political institutions - representatives of the Executive, Legislative and Judiciary.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.advisor1ID021.434.587-46por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075por
dc.contributor.referee1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.referee1ID021.434.587-46por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075por
dc.contributor.referee2Guedes, Moema de Castro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8696769275634217por
dc.contributor.referee3Vieira, Andréa Lopes da Costa
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3672-6298por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453051972658627por
dc.creator.ID131.260.067-52por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6892-3141por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424116013566553por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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