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Tipo do documento: Dissertação
Title: Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais
Other Titles: Affirmative Actions in College Education: An analysis of theses and dissertations in the social sciences
Authors: Cruz, Felipe Bellido Quarti.
Orientador(a): Pereira, Luena Nascimento Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Guedes, Moema de Castro
Terceiro membro da banca: Vieira, Andréa Lopes da Costa
Keywords: Ação afirmativa;Política Pública;Ensino superior;Affirmative action;Public policy;College education
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: CRUZ, Felipe Bellido Quarti.. Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: Esta dissertação trata da análise do processo histórico e social das políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre este tema. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro consta de uma revisão histórica do debate sobre a questão racial desde o período pós-abolicionista até 2012 quando foi promulgada a lei 12.711. O segundo capítulo é dedicado ao levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação dentro da área de ciências sociais. O terceiro capítulo é dedicado a compreender a relação de três segmentos que estiveram presentes na criação das políticas de ação afirmativa: a sociedade civil organizada – movimento negro; a ciência – intelectuais e institutos de pesquisa; e as instituições políticas – representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Abstract: In this dissertation i have analyzed the historical and social process of affirmative action policies for access to college education in Brazil. Therefore, i divided this work into three chapters. In the first I’ve make a historical review of the debate on the racial issue from the post-abolitionist period until 2012 when Law 12,711 was enacted. The second chapter was devoted to the bibliographical survey of theses and dissertations produced by pós-graduated programs with the name related to the social sciences. In the third, I dedicated myself to understanding the relationship of three segments that were present in the creation of affirmative action policies: organized civil society - black movement; science - intellectuals and research institutes; and political institutions - representatives of the Executive, Legislative and Judiciary.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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