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dc.contributor.authorMarcondes, Emília Fernandes de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:31Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:31Z-
dc.date.issued2017-03-28
dc.identifier.citationMARCONDES, Emilia Fernandes de Oliveira. Quem quer ser professor? A perspectiva dos bolsistas egressos UFRRJ sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11417-
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação tem como objetivo conhecer a percepção dos bolsistas egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre sua participação no programa assim como possíveis resultados em suas escolhas profissionais. Para isso a pesquisa articulou os caminhos teóricos sobre formação de professores, políticas públicas e atratividade da carreira docente com a busca pelo contato dos egressos para em seguida aplicar questionários e realizar entrevistas com parte dos bolsistas egressos selecionados. O Brasil, assim como outros países, se encontra em uma situação preocupante quando se trata do número de professores de educação básica em exercício e a qualidade da formação e atuação dos docentes. O movimento que nos anos 90 destaca o protagonismo do professor para melhoria da educação levou ao amadurecimento sobre as discussões sobre como formar professores no Brasil. O PIBID faz parte das ações voltadas para melhorar tal quadro, ele é oriundo do acréscimo de função da CAPES para valorizar a formação de professores e é destinado a estudantes de licenciatura através da oferta de bolsa, outros participantes do PIBID são os professores universitários e os professores da rede pública de educação básica. O programa procura intervir na formação inicial dos discentes e também funciona como possibilidade de formação continuada aos professores das escolas participantes. Avaliações positivas do programa foram divulgadas pela CAPES e produzidas por pesquisadores de diversas áreas, no caso desse trabalho o contato com os bolsistas egressos do PIBID/UFRRJ levou a conclusão de que o programa é considerado positivo pelos participantes da pesquisa, entretanto a passagem pelo PIBID não garante a escolha dos egressos pela docência. Outro entendimento do estudo é que PIBID contribui com a permanência dos bolsistas na conclusão de seus cursos de licenciatura, o que os aproxima da carreira docente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectegressospor
dc.subjectUFRRJpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectscholarship studentseng
dc.subjecttearchers formationeng
dc.titleQuem quer ser professor? A perspectiva dos bolsistas egressos UFRRJ sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe dissertation's goal is the understanding of the perception from scholarship students of the “ProgramaInstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência” - Intitutional Scholarship Program to Teaching Initiation (PIBID) in the “Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)” about their participation in the program and the possibles influences of it in their professional choices. With this propose, the research has articulated the theory about the tearchers formation, the governamental politics and the atractivicty of the carreer; first by contacting the students and then applying forms and interviewing the selected ones. The quantity of elemetary school teachers and the quality of their formation in Brazil, as in other countries, displays anworriesome situation. The 90's political and social movement has pointed out the protagonism of teachers for education improvement and brought maturity to discussions about the formation of brazilian teachers. PIBID is among the aimed politics to reverse the situation, it comes from an recent funciton of CAPES to enrich the teachers formation offering scholarships for graduation students.University professors and public elementary school teachers also participate in the program. PIBID intervenes in the initial formation of students and also enables elementary teachers from selected schools to continue their formation. The program has positive evaluations according to researchers from different areas. In this discussion, through the research with schoolarship students in the PIBID/UFRRJ, it is concluded that the program is considered positive from the participants view, but being an scholarship student don't garantee their choice for the teacher career. Also, PIBID helps the permanece of the scholarship students until the conclusion of their graduation putting them closer to the teacher carreer.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.advisor1ID036.443.807-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.referee1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.referee2Miagusko, Edson
dc.contributor.referee3Bragança, Inês Ferreira de Souza
dc.creator.ID129.761.207-81por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829592916006393por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
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