Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Edson Nobrega de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:30Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:30Z-
dc.date.issued2017-04-04
dc.identifier.citationSouza, Edson Nobrega de. Recepções da temática étnico-racial entre professoras das séries iniciais. 2017. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11414-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo compreender como professoras negras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental pensam a proliferação de ações e propostas curriculares voltadas para a temática étnico-racial, tendo em vista as demandas surgidas em torno da Lei 10639/03 e de suas respectivas diretrizes curriculares. Para isso devese enfatizar que a pesquisa toma como objeto, professoras que atuam nas séries iniciais e portanto chegam ao sistema escolar após uma formação que pode ser obtida tanto a nível médio: o antigo Curso Normal (formação de professores a nível médio), quanto nas graduações de pedagogia e do chamado Normal Superior (que é um curso de existência mais recente, produto de exigências trazidas pela LDB vigente desde 1997). Enquanto atores sociais, com origens sociais múltiplas, essas professoras trazem um olhar sobre o mundo social e mais especificamente sobre o tema que nos interessa: a temática étnico-racial.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRelações Étnico-raciaispor
dc.subjectLei 10639/03por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectLaw 10639/03eng
dc.subjectTeacher training 8eng
dc.titleA implantação da Lei 10638/03 e as recepções da temática étnico-racial entre professoras das séries iniciaispor
dc.title.alternativeReceptions of ethnic-racial themes among female teachers of the initial seriespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to understand how black teachers working in the initial grades of Elementary Education think the proliferation of actions and curricular proposals focused on ethnic-racial themes, in view of the demands arising from Law 10639/03 and its respective guidelines curricular activities. In order to do so, it should be emphasized that the research takes as its object, teachers who work in the initial grades and therefore, reach the school system after a training that can be obtained both at the middle level: the old Normal Course (teacher training at secondary level), which is a course of more recent existence, product of demands brought by the LDB in force since 1997. As social actors, with multiple social origins, these teachers bring a look at the social world and more specifically on the theme that interests us: ethnic-racial themeseng
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID773.186.927-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123por
dc.contributor.referee1Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
dc.contributor.referee2Fernandez, Annelise Caetano Fraga
dc.creator.ID799.578.387-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8813172724128314por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.relation.referencesALGARVE, Valéria Aparecida. Cultura negra na sala de aula. Dissertação de mestrado. São Carlos, SP/PPGE, 2004. APPIAH. Examinando a Política de Reconhecimento Multiculturalismo. Org. TAYLOR, Charles. Lisboa: Instituto Piaget, 1994 APPIAH. Kwame Anthony. Na casa de meu pai. RJ. Contraponto, 1997 ARRUTI, José Maurício. Mocambo: Antropologia e História do processo de formação quilombola. SP. EDUSC/ANPOCS, 2006 BALL, Stephen, - Michael W. Apple, Stephen J. Ball, Luís Armando (cols.) Sociologia da Educação - Análise Internacional . RGS: Artmed, 2013 BALL, Stephen. Políticas Educacionais: Questões e Dilemas. SP: Cortez Editora. 2011 BECKER, H. Métodos de Técnica de Pesquisas em Ciências Sociais. SP: Editora Hucitec, 1997 BECKER, H. Segredos e truques de pesquisa. RJ: Jorge Zahar. 2007 BHABHA, Homi K. O local da cultura. MG: UFMG, 1998. BORGES PEREIRA, João Batista. Trajetória e identidade do negro em São Paulo. In. ZANINI, Maria Catarina Chitolina (0rg.) Por que “raça”? Breves reflexões sobre a “questão racial“ no cinema e na antropologia. RGS: Editora UFSM.,2007 BOURDIEU, Pierre. As artimanhas da razão imperialista. in Estudos Afro Asiáticos, UCAM. jan.abril., 2002. Rio de Janeiro: PALLAS, 2002. BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. BOURDIEU, Pierre. O ofício do sociólogo. Metodologia de pesquisa na Sociologia. RJ: Ed. Vozes, 2007 BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel,1989. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 2004. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. SP: EDUSP, 1997. CANEN, A. O Multiculturalismo e o Papel da Pesquisa na Formação Docente: uma experiência de currículo em ação. Currículo sem Fronteiras, v. 8, p. 17-30, 2008. CANEN, A. O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação & Política, v. 25, p. 91-107, 2007. 99 CAVALLERO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. Contexto. São Paulo: 2000 COSTA. Sérgio. Dois Atlânticos. MG: UFMG, 2006 FRY, Peter. A persistência da raça. Ensaios Antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. RJ: Civilização Brasileira, 2003. GIMENO SACRISTAN, J. Educar e conviver na cultura global. RGS: ARTMED, 2005. GOMES, Nilma. In: HERINGER, Rosana (org). Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. RJ: Fundação Heinrich Boll, 2009 GOODSON, Ivor. O Currículo em Mudança. Porto: Porto Editora. 2001 GRIN, Monica. “Raça”: Debate Público no Brasil. RJ: Editora Mauad/FAPERJ.2010 GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-racismo no Brasil. SP: Editora 34 Letras. 1999. HALL,Stuart. A questão da Identidade Cultural. Campinas: IFCH/UNICAMP,1995. HALL,Stuart. Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. MG:UFMG, 2006. HOFBAUER. Andréas. Uma História do Branqueamento ou o negro em questão. SP: UNESP, 2006. JAMESON, Fredric. Sobre os Estudos de Cultura. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.39, jun. 1994. KOFES, Suely. Vida &Grafias, RJ: Lamparina/FAPERJ, 2015 KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002. LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. SP: Cortez Editora, 2011 MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário. Porto Alegre: Artmed, 2000. MONTERO, Paula. MultIculturalismo, IdentIdades discursivas e espaço público. Revista Sociologia & Antropologia. V.02/04. RJ. 2012 MOREIRA, Antonio Flavio Moreira. Currículo: Questões Atuais. São Paulo: Papirus, 1997.MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa & GARCIA, Regina Leite. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. SP:Cortez Editora. 2012 MOREIRA, Antonio Flavio Moreira. Currículo: Questões Atuais. São Paulo: Papirus, 1999. 100 PARAÍSO, Marluce Alves. Antonio Flavio Barbosa Moreira - Pesquisador em Currículo. MG: Autentica Editora. 2011 PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: USP, Curso de Pósgraduação em Sociologia: Ed. 34, 1999. RIBEIRO, Cristiane Maria. Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil: uma análise de suas concepções e propostas. Tese de doutorado. São Carlos, SP/ PPGE, 2005. RIBEIRO, Rosa Maria Barros. Etnias e educação: trajetórias de formação de professores frente à complexidade das relações étnicas no cotidiano escolar. Tese de doutorado. Campinas, SP/ UNICAMP, 2001. ROSEMBERG, Fúlvia. Relações raciais e rendimento escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.º 63, p.19-23, nov.1987. ROUDINESCO, Elisabeth; DERRIDA, Jacques. De que Amanhã - Diálogo – RJ: Jorge Zahar, 2009. SAID, Edward. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. SP: Companhia das Letras, 2001. SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. SP: Companhia das Letras, 2003. SCHWARCZ, Lilia de Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor de raça na intimidade. História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. v.4. SEYFERTH, Giralda. A Invenção da Raça e o Poder Discricionário dos Estereótipos. Anuário Antropológico 93. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1995. SEYFERTH, Giralda. Construindo a Nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: Maio, Marcos Chor , Santos, Ricardo Ventura. (Org.). Raça, Ciência e Sociedade. RJ: Editora Fiocruz 1996 SEYFERTH, Giralda. Nacionalismo e Imigração no Pensamento de Gilberto Freyre. In: E.V. Kosminsky; C. Lépine; F.A. Peixoto. (Org.). Gilberto Freyre em Quatro Tempos. 1 ed. Bauru - SP: EDUSC/Ed. UNESP/FAPESP, 2003 SEYFERT, Giralda. A noção de raça no Brasil. In. ZANINI, Maria Catarina Chitolina (0rg.) Por que “raça”? Breves reflexões sobre a “questão racial“ no cinema e na antropologia. RGS: Editora UFSM.,2007 SEYFERTH, Giralda Pensamento social no Brasil, por Giralda Seyferth: notas de aula. Porto Alegre: Letra&Vida, 2015 SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica,1999. SKIDMORE, Thomas. O Brasil visto de fora. São Paulo: Paz e Terra, 1994. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. RJ: Zahar. 1984 101 VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. a Inconstância da Alma Selvagem.SP: Cosac & Naify. 2002. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Encontros. RJ: Azougue Editorial, 2007.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9231/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15762/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22074/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28458/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34874/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41270/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47672/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54108/2017%20-%20Edson%20Nobrega%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2580
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-15T12:50:30Z No. of bitstreams: 1 2017 - Edson Nobrega de Souza.pdf: 837098 bytes, checksum: e42a1e797b327570d8a31b14ed974d38 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-15T12:50:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Edson Nobrega de Souza.pdf: 837098 bytes, checksum: e42a1e797b327570d8a31b14ed974d38 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Edson Nobrega de Souza.pdfEdson Nobrega de Souza817.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.