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dc.contributor.authorOliveira, Paula Maria Nascimento de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:45:31Z-
dc.date.available2023-12-22T01:45:31Z-
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paula Maria Nascimento de. Percepção do consumidor quanto as informações presentes nas embalagens de alimentos. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11008-
dc.description.abstractCom os anos o rótulo e a embalagem foram tomando maior popularidade entre a população e hoje eles são o maior canal de comunicação entre a marca e o consumidor no momento da tomada de decisão de compra. A rotulagem de produtos alimentícios é assunto de preocupação entre as indústrias e os consumidores. A demanda é crescente da sociedade por informações confiáveis e de fácil compreensão. O rótulo possui diversas informações inscritas para que o consumidor tome sua decisão de compra baseado nelas, porém não se sabe se a maioria da população realmente compreende aquilo que está escrito. O presente trabalho buscou verificar se os consumidores leem os rótulos e compreendem as muitas informações ali presentes, sejam as descritas ou simbologias utilizadas. O estudo foi realizado por meio de questionário online elaborado na plataforma Google Forms, e divulgado por meios eletrônicos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) e e-mail. Foram entrevistados 500 (quinhentos) pessoas com mais de 18 anos da região Sudeste do Brasil com distintos níveis educacionais, classe social familiar e estado civil. Pode-se verificar que o nível educacional e faixa etária tiveram maior associação significativa com a compreensão dos respondentes, 92% dos consumidores tem o costume de ler o rótulo, somente 0,2% se importam com a quantidade presente de produto, 60,20% consumem o produto corretamente frente ao prazo de validade, 71% compreendem simbologias e abreviaturas presentes no rótulo, 57% compreendem quantidade de produto contido e pode-se concluir que 52% dos consumidores entendem as imagens e instruções contidas nos rótulos de uma forma geral.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrotulagempor
dc.subjecttendências de consumopor
dc.subjectentendimento do consumidorpor
dc.subjectlabelingeng
dc.subjectconsumer trendseng
dc.subjectconsumer understandingeng
dc.titlePercepção do consumidor quanto as informações presentes nas embalagens de alimentospor
dc.title.alternativeConsumer perception of information on food packagingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOver the years, the label and packaging have gained greater popularity among the population, and today they are the biggest channel of communication between the brand and the consumer at the moment of making a purchase decision. The labeling of food products is a matter of concern among industries and consumers. Society's demand for reliable and easy-to-understand information is increasing. The label has much information inscribed so that the consumer can make his purchase decision based on them but, it is not acknowledged if the majority population understands what is written. The present work sought to verify if consumers read the labels and understand the numerous information presented, whether described or utilized symbologies. The study was carried out via an online questionnaire prepared on the Google Forms platform, and disseminated by means of online social networks (Instagram, Facebook, WhatsApp) and e-mail. Five hundred (500) over 18 years old people from the Southeast region of Brazil with different educational levels, family social class, and marital status were interviewed. It is perceptible that the educational level and age group had a greater significant association with the understanding of the respondents, 92% of consumers have the habit of reading the label, only 0.2% care about the amount of product present, 60,20 % consume the product correctly compared to the expiration date, 71% understand symbols and abbreviations present on the label, 57% understand the amount of product contained and it is inferred that 52% of consumers understand the images and instructions contained on the labels in general.eng
dc.contributor.advisor1Melo, Nathália Ramos de
dc.contributor.advisor1ID031.379.796-09por
dc.contributor.advisor-co1Vidigal, Márcia Cristina Teixeira Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1ID054.734.276-42por
dc.contributor.referee1Melo, Nathália Ramos de
dc.contributor.referee2Ferreira, Elisa Helena da Rocha
dc.contributor.referee3Nascimento, Kamila de Oliveira do
dc.creator.ID146.748.917-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607306720283428por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentospor
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dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia de Alimentospor
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