Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11008
Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção do consumidor quanto as informações presentes nas embalagens de alimentos
Other Titles: Consumer perception of information on food packaging
Authors: Oliveira, Paula Maria Nascimento de
Orientador(a): Melo, Nathália Ramos de
Primeiro coorientador: Vidigal, Márcia Cristina Teixeira Ribeiro
Primeiro membro da banca: Melo, Nathália Ramos de
Segundo membro da banca: Ferreira, Elisa Helena da Rocha
Terceiro membro da banca: Nascimento, Kamila de Oliveira do
Keywords: rotulagem;tendências de consumo;entendimento do consumidor;labeling;consumer trends;consumer understanding
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: OLIVEIRA, Paula Maria Nascimento de. Percepção do consumidor quanto as informações presentes nas embalagens de alimentos. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Abstract: Com os anos o rótulo e a embalagem foram tomando maior popularidade entre a população e hoje eles são o maior canal de comunicação entre a marca e o consumidor no momento da tomada de decisão de compra. A rotulagem de produtos alimentícios é assunto de preocupação entre as indústrias e os consumidores. A demanda é crescente da sociedade por informações confiáveis e de fácil compreensão. O rótulo possui diversas informações inscritas para que o consumidor tome sua decisão de compra baseado nelas, porém não se sabe se a maioria da população realmente compreende aquilo que está escrito. O presente trabalho buscou verificar se os consumidores leem os rótulos e compreendem as muitas informações ali presentes, sejam as descritas ou simbologias utilizadas. O estudo foi realizado por meio de questionário online elaborado na plataforma Google Forms, e divulgado por meios eletrônicos de redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) e e-mail. Foram entrevistados 500 (quinhentos) pessoas com mais de 18 anos da região Sudeste do Brasil com distintos níveis educacionais, classe social familiar e estado civil. Pode-se verificar que o nível educacional e faixa etária tiveram maior associação significativa com a compreensão dos respondentes, 92% dos consumidores tem o costume de ler o rótulo, somente 0,2% se importam com a quantidade presente de produto, 60,20% consumem o produto corretamente frente ao prazo de validade, 71% compreendem simbologias e abreviaturas presentes no rótulo, 57% compreendem quantidade de produto contido e pode-se concluir que 52% dos consumidores entendem as imagens e instruções contidas nos rótulos de uma forma geral.
Abstract: Over the years, the label and packaging have gained greater popularity among the population, and today they are the biggest channel of communication between the brand and the consumer at the moment of making a purchase decision. The labeling of food products is a matter of concern among industries and consumers. Society's demand for reliable and easy-to-understand information is increasing. The label has much information inscribed so that the consumer can make his purchase decision based on them but, it is not acknowledged if the majority population understands what is written. The present work sought to verify if consumers read the labels and understand the numerous information presented, whether described or utilized symbologies. The study was carried out via an online questionnaire prepared on the Google Forms platform, and disseminated by means of online social networks (Instagram, Facebook, WhatsApp) and e-mail. Five hundred (500) over 18 years old people from the Southeast region of Brazil with different educational levels, family social class, and marital status were interviewed. It is perceptible that the educational level and age group had a greater significant association with the understanding of the respondents, 92% of consumers have the habit of reading the label, only 0.2% care about the amount of product present, 60,20 % consume the product correctly compared to the expiration date, 71% understand symbols and abbreviations present on the label, 57% understand the amount of product contained and it is inferred that 52% of consumers understand the images and instructions contained on the labels in general.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11008
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Paula Maria Nascimento de Oliveira.pdf4.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.