Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntunes, Natan Camillo
dc.date.accessioned2023-12-22T01:38:26Z-
dc.date.available2023-12-22T01:38:26Z-
dc.date.issued2017-12-05
dc.identifier.citationAntunes, Natan Camillo. Percepção dos estudantes sobre a formação técnica em Agroecologia: a experiência do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. 2017. [66 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10501-
dc.description.abstractHá diversas iniciativas visando a um desenvolvimento sustentável, o que influenciou na oferta de um grande número de cursos em diversas modalidades de ensino em Agroecologia. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre a formação técnica em Agroecologia, de acordo com a perspectiva dos formandos/2017 do Curso Técnico em Agroecologia do IF Sudeste MG Campus Muriaé. Com isso, buscou-se entender de que forma o contexto atual do ensino em Agroecologia influencia a atividade acadêmica e as futuras perspectivas profissionais dos estudantes. Para tanto, aplicou-se um questionário semi-estruturado aos concluintes do curso, com questões relativas a: (i) Escolha da instituição de ensino, do curso e da representação; (ii) Local onde vivem; (iii) Idade; (iv) Sexo; (v) Pretensão de seguir na área ou opção por seguir outra área; (vi) Expectativa quanto à profissão; (vii) Experiência na condução de horta caseira; (viii) Experiência na condução de trabalhos comunitários. Além disso, foi feita a análise do plano político pedagógico. As respostas mostraram significativo entendimento sobre Agroecologia. Além disso, foi possível traçar o perfil dos alunos alvos da pesquisa em questão e suas possíveis atuações e pretensões profissionais, bem como essas características podem ser atreladas ao plano político pedagógico do curso.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em Agroecologia,,por
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectdesenvolvimento sustentávelpor
dc.titlePercepção dos estudantes sobre a formação técnica em Agroecologia: a experiência do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaépor
dc.title.alternativeThe perception of technical training in Agroecology: the experience of the course in Agroecology the IF Southeast MG Campus Muriaé.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThere are a multitude of initiatives throughout the territory, with clear objectives of sustainable development, there was a very large offer of courses and doctrines in different forms of education in Agroecology.The present study aims to examine the perception of technical training in Agroecology of trainees/2017 of the technical course in Agroecology the IF Southeast MG Campus Muriaé. And also compare the main claims of the choice of training, practice under the science Ecology in their lives. with it, understand how the current context of education in Agroecology influences the academic activity and future professional perspectives of the students. Semi-structured questionnaire was applied to graduates of the course with questions about the choice of the institution; travel and representation; where they live; age, gender, if they wish to follow the area or following area; What do you expect in this profession; If you have a vegetable garden; If you participate in community work. The answers show significant understanding of Agroecology. In addition, it was possible to trace the profile of the search targets students in question and its possible actions and claims professionals, as well as those characteristics can be linked to the political course teaching plan.eng
dc.contributor.advisor1Espindola, José Antonio Azevedo
dc.contributor.advisor1ID002232757-60por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554656988194656por
dc.contributor.referee1Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
dc.contributor.referee2Carvalho, Geizi Jane Alves de
dc.creator.ID064061306-76por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9067367790831237por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
dc.relation.referencesABA-AGROECOLOGIA. I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Construindo Princípios e Diretrizes. Recife, 2013. ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. 240 p. ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2008. ALVES, L. C. F.; MANCIO, A. B.; BARBOSA, W. A.; CARDOSO, I. M.; JUCKSCH, I.; COELHO, E. P.; SANTOS, M. L. Troca de Saberes – Flores das sombras da tecnologia. Teia/UFV. Viçosa, 2011. ANTÔNIO, Gerson José Yunes. Constituição de tecnologias sociais a partir de processo de desenvolvimento territorial endógeno: a experiência de ações participativas junto a sistemas de produção familiares em ambientes de montanha em Nova Friburgo (RJ). 109p. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. AQUINO A, M.; ASSIS R, L. Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Embrapa, 2005. ARTIAGA, D, M. A Articulação Do Ensino Médio Com A Educação Profissional No If Sudeste Mg – Campus Muriaé. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Educação. UFV-MG. ASSIS, R. L. Agroecologia no Brasil: análise do processo de difusão e perspectivas. Tese, UNICAMP, Campinas, SP, 2002. p. 11 ASSIS, R. L. Desenvolvimento rural sustentável no Brasil: perspectivas a partir da integração de ações públicas e privadas com base na Agroecologia. Revista Economia Aplicada, v. 10, n. 1. Ribeirão Preto, jan./mar. 2006. BALEM, T, A; DONAZZOLO, J. FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2007. BARBOSA, E. C. A. Inovações agroecológicas para a agricultura familiar: um estudo de caso sobre sistemas agroflorestais no Alto Jequitinhonha - MG. 2008.107p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras. BEZERRA, F, A, M. A Educação Profissional e Tecnológica Como Eixo de Desenvolvimento Regional. Dissertação – CEFET – MG, 2015. BORBA, M. F. S.; TRINDADE, J. P. P. Laboratório de estudos em Agroecologia e recursos naturais da Embrapa Pecuária Sul: articulando produção e conservação (recurso eletrônico). Bagé, Embrapa Pecuária Sul, 2010. p. 24. BRANDÃO, C. R. A cultura do povo e a educação popular. In: A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1980. 2ª ed. BRASIL. Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acessado em: 07.02.16. ______. Portaria Interministerial no 54, de 12 de novembro de 2013. Institui o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). Brasília: MDA, 2013b. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017. BRASIL/MEC/SETEC. Cadastro Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em <www.mec.gov.br>. Acessado em: 10.10.2015>. Acessado em: 15.01.16. _______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3ª Edição. 2016. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, Princípios e Programas. 2007b. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/> Acesso em: 07.02.16 _______. Relatório do II Fórum Nacional de Educação em Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção. Curitiba, PR: MAPA, MDA, MMA, MEC e MCT, 2009a. ________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008a. ________. Ministério da Educação. Linha do Tempo. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/linha.pdf>. Acessado em: 16.02.16. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, dez. 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf> Acesso em: 30 jun. 2015. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, Princípios e Programas. 2007b. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/> Acesso em: 30 jun. 2015. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Segurança Alimentar. Revista Ação Ambiental, n.31, 2005, p.08-11. Universidade Federal de Viçosa. CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio; PAULUS, Gervásio; Agroecologia : uma ciência do campo da complexidade. Brasília. 2009. CBA, Congresso Brasileiro de Agroecologia (VII CBA). Ética na Ciência: Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural. Fortaleza. 2011. COELHO, F. Lista de Aprovados em Vestibulares IFSUDESTEMG – Campus Muriaé. Ano 2016. Assessoria de Comunicação - Campus Muriaé. Disponível em: <http://www.muriae.ifsudestemg.edu.br/?q=node/999>. Acessado em 20.04.2016. COSTABEBER, J. A.; CAPORAL, F. R. Possibilidades e alternativas do desenvolvimento rural sustentável. In: VELA, H. (Org.) Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável no Mercosul. Santa Maria: Editora da UFSM/Pallotti, 2003, p.157-194. FREIRE, Adriana Galvão; Construindo conhecimentos a partir das práticas. Revista Agriculturas, v.3, nº2, 2006. P.4-5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. ________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000a. _____. A importância do ato de ler. 45ª ed. São Paulo: Cortez, 2003b. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001. GRABOWSKI, G. Financiamento da educação profissional. In: Workshop. Novas perspectivas para a educação profissional e tecnológica no Brasil. Brasília, mimeo, 2005. IBGE. Site oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2006. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=314390&idtema=3&search=minas-gerais|muriae|censo-agropecuario-2006> Acesso em: 23.02.2016. MATTOS, L. [et al.]. Marco referencial em Agroecologia – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 70 p. MEC. Educar na diversidade : material de formação docente – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 266 p. MEC. Catálogos de Cursos Técnicos. Disponível em:<http://catalogo.mec.gov.br>. Acessado em: 15.02.2016. MEC. Formando docentes para educar na diversidade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf. Acessado em: 02.02.16. MEC. SETEC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008 - ). – Brasília, 2008. MOTA, R.. Olhando para o futuro: visões da educação brasileira para os próximos dez anos. Revista Tecnologia Educacional, 39 (191), 26-38, 2010. MURIAÉ: 150 anos de História, Revista Comemorativa do logia – PSequicentenário de Muriaé. Muriaé/MG: Ed. Fundarte, 2005. 28p. OLIVEIRA, B, E, R, de; SOUZA, M, N; GARCIA, C, P. O Ensino da Agroecologia como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável: o caso do Curso Superior em Agroecologia do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecoorto Alegre/RS – 25 a 28/11/2013. ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Fundo das Nações Unidas para a População: o estado da população mundial. Relatório sobre o desenvolvimento humano, 2001. PACHECO, E. Institutos Federais: uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Editora Moderna. Brasília, 2011. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Vozes : Petrópolis, 1996. PINTO, D, S, de; ALMEIDA, S, L, de; J; RAMOS, L, M, P, C,de. OLIVEIRA, L, M, T. Levantamento e características dos cursos de Agroecologia e a sua relação com a educação formal no Brasil, 2012. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Curso Técnico Integrado em Agroecologia. IF Sudeste MG Campus Muriaé-MG, 88p, 2010. RIBEIRO, S; FERREIRA, A, P; NORONHA, S. Educação do Campo e Agroecologia. In: Construção do conhecimento agroecológico: novos papéis, novas identidades. Rio de Janeiro: ANA, 2007. RUAS, Elma Dias et al. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável: MEXPAR. Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 2006. SANTOS, A.D. Construção do conhecimento agroecológico: síntese das dez experiências desenvolvidas por organizações vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia. In: Articulação nacional de Agroecologia. Construção do conhecimento agroecológico: novos papéis, novas identidades. Rio de Janeiro: ANA, 2007. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Texto apresentado na 29ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2006. SIQUEIRA, Edmar Ramos et al. Agrofloresta sucessional como na recuperação de áreas degradadas nos tabuleiros costeiros do Nordeste do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8, 2011, Belém. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Belém: UFPA, 2011. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Ática, 1987. SNEA. I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Recife, 2013 WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança. 4. Ed. São Paulo : Enio Matheus Guazzelli, 1996. WEID, J. M. von der. Alimentando o mundo no século XXI. Revista Agriculturas. v. 8, n. 1, p. 8-11, 2012. Leis Consultadas BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acessado em: 09.02.2016. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011/2014/2012/lei/l12711.htm>. Acessado em 20.09.2017. BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 18 abr.1997a. BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jul. 2004. BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de dezembro de 2004. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejadecreto5154.pdf>. Acesso em: 07 janeiro de 2016. BRASIL. Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Diário Oficial da União, Brasília, 13 dez. 2007c. _________Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). Diário Oficial da Unidão, Brasília, 2012. __________Lei nº 8.948, de 8 de dezembro. Institui o Sistema Nacional de Educação Tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8948.htm>. Acessado em: 03.11.2015. __________ Lei 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acessado em: 02.12.2015. _________. Lei nº 11.741/08 de 16 de julho de 2008: Altera dispositivos da lei nº 9.394, Ministério da Educação. Setec. Brasília, 2008. _________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008a. __________, Lei n° 11.892/29 de dezembro de 2008. cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Presidencia da República. MEC. Brasília, 2008. ___________, Portaria Interministerial nº 1, de 3 de maio de 2016, que institui a Políticapor
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64723/2017%20-%20Natan%20Camillo%20Antunes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4559
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-04-19T19:08:48Z No. of bitstreams: 1 2017 - Natan Camillo Antunes.pdf: 846328 bytes, checksum: 444b0bbea0faa740faf9b95cddf49e0b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-19T19:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Natan Camillo Antunes.pdf: 846328 bytes, checksum: 444b0bbea0faa740faf9b95cddf49e0b (MD5) Previous issue date: 2017-12-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Natan Camillo Antunes.pdf2017 - Natan Camillo Antunes826.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.