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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha - BA: estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar
Other Titles: Analysis of the development of sustainable agriculture based in the city of Carinhanha - BA: case study of Educating with the School Garden Project
Authors: Barros Neto, Ludgero Rego
Orientador(a): Assis, Renato Linhares de
Primeiro coorientador: Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Araújo, Ednaldo da Silva
Terceiro membro da banca: Faver, Leonardo Ciuffo
Keywords: Práticas sustentáveis;Agroecologia;Agricultura Familiar;Sustainable practices;Agroecology an;Family Agriculture
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 12-May-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: BARROS NETO, Ludgero Rego. Análise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha - BA: estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Abstract: O presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha - BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03 diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a mais de 10 anos. Além disso, todos os agricultores desenvolvem agricultura dependente de chuva, e em algumas comunidades verificaram-se atividades em ilhas do Rio São Francisco sem o uso de irrigação. Levando-se em consideração o envolvimento desses agricultores com o desenvolvimento do PEHE, tivemos os seguintes resultados: 6% dos entrevistados afirmaram que tiveram algumas orientações no uso de produtos sustentáveis para o desenvolvimento das práticas agrícolas; 24% dos entrevistados fazem algum controle natural de pragas; apenas 21% apontaram ter assistência técnica, sendo esta considerada uma das principais dificuldades de desenvolvimento da agricultura, juntamente com a seca e os insetos; mesmo assim, 70%dos entrevistados afirmaram já ter ouvido falar em produtos orgânicos e apenas 24%afirmaram que conhecem produtores que não utilizam produtos químicos; após diversas falas as mães consideram a escola como o melhor ambiente para o aprendizado dos alunos e envolvimento das famílias com a comunidade, apesar de haver pouca interação do PEHE com os agricultores familiares que representa 85% da mão de obra do município. Por fim obtivemos aos seguintes resultados: os dados resultantes da atividade investigativa revelaram que as práticas do PEHE não influenciaram diretamente nas práticas agrícolas dos sistemas de cultivos tradicionais dos agricultores na região, mas, sim na incorporação do cultivo de hortaliças e frutas em áreas próximas da residência, na venda direta de produtos às escolas; na melhoria da educação e alimentação com a diversificação do cardápio oriundo das comunidades; proporcionando a valorização do jovem no campo, a formação das ciências agrarias, formação de possíveis consumidores, a valorização das mulheres no mercado de trabalho, sua autonomia financeira e produtiva, a sustentabilidade na produção de hortaliças e na complementação da renda familiar.
Abstract: The present study aims to evaluate the contributions of Educating with the School Garden Project for Strengthening family practice in organic agriculture in the municipality of Carinhanha - BA. Seeking to understand the basics of the proposed development PEHE, during the period from 2008 to 2012 and this proposal relates to agroecological principles, through sustainable gardens in the school environment, without losing sight of the role of these practices for the family farm which is speaker that study. To know whether techniques developed in PEHE, surpassed the barriers of schools and contributed to local agriculture carinhanhenses of rural communities, especially Angico (riverside), Parateca (maroon) and Agrovila 15 (agrarian reform). As a methodological strategy, we used the qualitative research approach and data collection were used several techniques aiming to reveal actions, perceptions and behaviors of research participants, such as: case study, focus groups, participant observation, questionnaire, document analysis and the interview. 33 families and interviewed 03 principals, 03 teachers, 03 engineers and 33 family representatives with an average age of 40 were heard. It was found that 79% of farmers interviewed only studied up to primary education as well as that among 76% of those with rural lot, only 3% reside in said lot, 69% goes to the lot daily and 96% said developing agriculture more 10 years. In addition, all farmers develop agriculture dependent on rain, and in some communities there were activities in the São Francisco River islands without the use of irrigation. Taking into account the involvement of these farmers with the development of PEHE, had the following results: 6% of respondents said they had some guidance in the use of sustainable products for the development of agricultural practices; 24% of respondents do some natural pest control; only 21% indicated having technical assistance, which is considered one of the main difficulties in the development of agriculture, along with drought and insects; even so, 70% of respondents said they had heard of organic products and only 24% said they know producers that do not use chemicals; after several speeches mothers consider the school as the best environment for student learning and involvement of families in the community, although there is little interaction PEHE with family farmers representing 85% of the workforce of the municipality. Finally we obtained the following results: evidence from investigative activity revealed that the practice of PEHE not directly influenced the agricultural practices of the traditional crops of farmers in the region systems, but rather the incorporation of growing vegetables and fruits in the nearby areas residence in selling products directly to schools; improving education and food on the menu to the diversification arising communities; providing for recovery of the young in the field, the formation of the agrarian sciences, training of potential consumers, empowering women in the labor market and their financial and production autonomy, sustainability in the production of vegetables and supplement the family income.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10444
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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