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Tipo do documento: Dissertação
Title: Experiências da venda direta da agricultura familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica (RJ) e suas contribuições para a segurança alimentar e nutricional
Other Titles: Experiences in the direct sale of family farming at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, Seropédica campus (RJ) and its contributions to food and nutritional security
Authors: Bilheiro, Livea Cristina Rodrigues
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro membro da banca: Dias, Anelise
Segundo membro da banca: Jóia, Izabel Cristina da Silva Oliveira
Terceiro membro da banca: Portilho, Edilene Santos
Keywords: Abastecimento alimentar;Circuitos curtos de comercialização;Agroecologia;Food supply;Short marketing channels;Agroecology
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 14-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: BILHEIRO, Livea Cristina Rodrigues. Experiências da venda direta da agricultura familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica (RJ) e suas contribuições para a segurança alimentar e nutricional. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: A produção da agricultura familiar em bases agroecológicas é reconhecida como fundamental para promover a segurança alimentar e nutricional (SAN) para a população mundial. Nesse contexto, canais de comercialização direta em circuitos curtos são espaços de acesso a alimentos saudáveis e de fortalecimento da agricultura familiar. O objetivo do presente estudo foi descrever as experiências da Feira da Agricultura Familiar (FAF) e da compra direta da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, refletindo sobre suas contribuições para a SAN. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, questionários e entrevistas semi-estruturados. Caracterizou-se a oferta de alimentos, estimou-se o faturamento bruto e o balanço mensal de vendas em 2017 e 2018; pesquisaram-se feirantes e consumidores da FAF. Descreveu-se a execução da Chamada Pública nº 01/ 2017, bem como o impacto do PAA para os agricultores. As ações de integração incluíram intercâmbio de saberes entre agricultores, agricultoras e a comunidade acadêmica na convivência semanal na FAF e também através da realização de aulas, vivências, reuniões, assembléias e da assistência técnica e extensão rural. Na FAF, foram ofertados mais de 200 itens de produção própria de agricultores locais, sendo que desses, mais de 50% foram enquadrados no segmento de frutas, legumes e verduras (FLV), notabilizando a oferta e comercialização de hortaliças folhosas (alface, couve, rúcula); fruto (quiabo, pimenta, tomate e berinjela), raízes/ tubérculos (aipim, batata doce, cenoura e inhame) e frutas (banana, caqui e coco verde). Foi expressiva a oferta de plantas alimentícias não convencionais (PANC), com ênfase para bertalha e peixinho, além de mostarda, taioba, caruru e beldroega que fazem parte do complexo cultural da Baixada Fluminense. Quanto à oferta de produtos orgânicos, a maior parte dos feirantes integrou o sistema participativo de garantia (SPG-ABIO) e o restante estava em transição agroecológica. A participação das mulheres foi expressiva representando a maioria dos feirantes e das consumidoras que também declarar gastar mais do que os homens na FAF. Com relação ao PAA, foram beneficiados dez agricultores individuais e uma associação. Foram adquiridos 37.370 kg de alimentos localmente produzidos, beneficiando mais de 1.000 estudantes, usuários dos Restaurantes Universitários dos campi Seropédica e Nova Iguaçu. Dentre os alimentos adquiridos, o maior quantitativo foi de banana prata, seguido pelo aipim, produzidos em sistema orgânico. Para os agricultores, o PAA contribuiu para aumentar a renda, diversificar a produção, adquirir bens e usar novas tecnologias. Conclui-se que ambos os canais de venda direta da agricultura familiar na UFRRJ contribuem para promoção da segurança alimentar e nutricional a partir das seguintes dimensões: estímulo à produção, oferta e aquisição de FLV, PANC, produtos orgânicos e da transição agroecológica localmente produzidos; geração de renda; formalização dos agricultores com ampla participação das mulheres em integração com a universidade.
Abstract: The production of family agriculture on agroecological bases is recognized as fundamental to promote food and nutrition security (FNS) for the world population. In this context, direct marketing channels in short circuits are spaces for access to healthy food and for strengthening family farming. The aim of this study was to describe the experiences of the Family Agriculture Fair (FAF) and the direct purchase of family agriculture by the Food Acquisition Program (PAA) at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, reflecting on their contributions to FNS. Bibliographic and documentary research, questionnaires and semi-structured interviews were carried out. The food supply was characterized, gross sales and monthly sales figures were estimated in 2017 and 2018; the socioeconomic profile of marketers and the perception of FAF consumers were researched. The execution of Public Call nº 01/2017 was described, as well as the impact of the PAA for farmers. The integration actions included the exchange of knowledge between farmers, women farmers and the academic community in the weekly coexistence at the FAF and also through classes, experiences, meetings, assemblies and technical assistance and rural extension. In the FAF, more than 200 items of own production were offered by local farmers, of which, more than 50% were classified in the segment of fruits and vegetables (FV), making the offer and commercialization of leafy vegetables (lettuce, cabbage, arugula); fruit (okra, pepper, tomato and eggplant), roots / tubers (cassava, sweet potato, carrot and yam) and fruit (banana, persimmon and green coconut). The offer of unconventional food plants (UFP) was significant, with an emphasis on bertalha and peixinho, in addition to mustard, taioba, caruru and beldroega that are part of the cultural complex of Baixada Fluminense. As for the offer of organic products, most marketers integrated the participatory guarantee system (PGS-ABIO) and the rest were in agroecological transition. The participation of women was expressive, representing the majority of marketers and consumers who also declare to spend more than men in the FAF. Regarding the PAA, ten individual farmers and one association were benefited. 37,370 kg of locally produced food were purchased,benefiting more than 1,000 students, users of University Restaurants on the Seropédica and Nova Iguaçu campuses. Among the foods purchased, the highest amount was banana prata, followed by cassava, both produced in an organic system. For farmers, the PAA contributed to increase income, diversify production, purchase goods and use new technologies. It is concluded that both channels of direct sale of family farming at UFRRJ contribute to the promotion of food and nutritional security from the following dimensions: stimulating the production, supply and acquisition of FV, UFP, organic products and the locally produced agroecological transition; income generation; formalization of farmers with wide participation of women in integration with the university.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10390
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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