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Tipo do documento: Dissertação
Title: Sistematização e análise da oferta de produtos orgânicos na feira do Bom Pastor em Juiz de Fora, Minas Gerais
Other Titles: Systematization and analysis of the offer of organic products at the Bom Pastor fair in Juiz de Fora, Minas Gerais
Authors: Pereira, Gabriel Barbosa
Orientador(a): Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
Primeiro coorientador: Dias, Anelise
Primeiro membro da banca: Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
Segundo membro da banca: Strauch, Guilherme de Freitas Ewald
Terceiro membro da banca: Espíndola, José Antonio Azevedo
Keywords: Circuitos curtos de comercialização;Sistemas agrialimentares localizados;Feira orgânica;Preços produtos de orgânicos;Short marketing circuits;Localized agrifood systems;Organic fair;Organic products prices.
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 17-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: PEREIRA, Gabriel Barbosa. Sistematização e análise da oferta de produtos orgânicos na feira do Bom Pastor em Juiz de Fora, Minas Gerais. 2021. 57 F. Dissertação (Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: Os circuitos curtos de comercialização de orgânicos têm crescido em nosso país, sendo uma forma de comercialização que proporciona maior envolvimento entre vendedores (muitas vezes acaba sendo o próprio produtor, também feirante) e os consumidores finais. O surgimento da pandemia de COVID-19 no ano de 2020, que levou a necessidade do isolamento social, fez com que sistemas alimentares sofressem modificações, bem como as relações de consumo. Assim sendo, o objetivo desta dissertação consistiu na sistematização e análise da oferta de produtos orgânicos na Feira do Bom Pastor, localizada no município de Juiz de Fora – MG, durante o período pré e pós pandemia de COVID-19. A Feira do Bom Pastor é coordenada pelos associados da MOGICO (Monte de Gente Interessada em Consumo Orgânicos), os quais se organizaram para dar continuidade na oferta de produtos orgânicos durante a pandemia. Para a sistematização da oferta (origem, diversidade, quantidade, qualidade, frequência e preços) realizou-se a coleta dos dados da feira e das cestas online da MOGICO no período de janeiro de 2019 a maio de 2021. Em 2021, havia um total de oito feirantes e 15 barracas, pois existem feirantes que possuem até quatro barracas para comercializar seus produtos. Dentre essas barracas, há cinco escopos diferentes de produção: produção primária vegetal, processamento de produtos de origem vegetal, produção de cogumelos comestíveis, produção primária animal e processamento de produtos de origem animal. Vale destacar que há uma uniformidade da oferta de produtos no período estudado, pois dentre os 54 produtos ofertados, 31 ficam disponíveis durante o ano todo, com diversidade de hortaliças (frutas, legumes e verduras). Paralisada em março 2020, a Feira do Bom Pastor retornou com suas atividades em agosto de 2020 seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. O faturamento bruto da feira no ano de 2019 foi de R$ 445.025,00 sendo média de R$37.085,40/mês; em 2020 foi de R$ 157.552,00 sendo a média de R$ 22.507,50/mês e até maio de 2021 foi de R$ 59.151,00 sendo a média de R$ 14.792,87/mês demonstrando uma redução no faturamento bruto mensal de 39,31%% no ano de 2019-2020 e 34,28% no ano de 2020-2021. Antes da pandemia de COVID-19, não havia a comercialização dos produtos orgânicos de forma coletiva entre os feirantes, na modalidade de cestas em domicílio. Em decorrência da disseminação da COVID-19, em março de 2020, as feiras foram suspensas e partir de então os feirantes se organizaram de modo a comercializar coletivamente seus produtos na forma de cesta online no site denominado “Cesta de produtos orgânicos MOGICO”. A criação do site proporcionou aos produtores uma nova forma de comercialização dos seus produtos em meio à continuidade da pandemia de Covid-19, além de os deixarem mais esperançosos e motivados para melhorar o planejamento na produção de orgânicos. Os circuitos curtos de comercialização favorecem o desenvolvimento da economia local, fazendo com que os alimentos sejam produzidos e consumidos na região, possibilitando a oferta de produtos saudáveis e frescos, além do maior estreitamento das relações entre os feirantes e os consumidores.
Abstract: The short circuits for the sale of organic products have grown in our country, being a form of marketing that provides greater involvement between sellers (often it ends up being the producer himself, also a marketer) and end consumers. The emergence of the COVID-19 pandemic in 2020, which led to the need for social isolation, caused changes in food systems, as well as in consumption relationships. Therefore, the objective of this dissertation consisted in the systematization and analysis of the offer of organic products at Feira do Bom Pastor, located in the municipality of Juiz de Fora – MG, during the pre and post pandemic period of COVID-19. The Bom Pastor Fair is coordinated by the members of MOGICO (Mount of People Interested in Organic Consumption), who organized to continue offering organic products during the pandemic. In order to systematize the offer (origin, diversity, quantity, quality, frequency and prices) data from the fair and from MOGICO's online baskets were collected from January 2019 to May 2021. In 2021, there was a total eight stalls and 15 stalls, as there are stalls that have up to four stalls to sell their products. Among these stalls, there are five different production scopes: primary vegetable production, processing of vegetable products, production of edible mushrooms, primary animal production and processing of animal products. It is worth noting that there is a uniformity in the supply of products in the period studied, as among the 54 products offered, 31 are available throughout the year, with a variety of vegetables (fruits, vegetables and greens). Stopped in March 2020, Feira do Bom Pastor resumed its activities in August 2020 following all health safety protocols. The fair's gross revenue in 2019 was R$445,025.00, with an average of R$37,085.40/month; in 2020 it was BRL 157,552.00 with an average of BRL 22,507.50/month and until May 2021 it was BRL 59,151.00 with an average of BRL 14,792.87/month, demonstrating a reduction in monthly gross sales 39.31% in the year 2019-2020 and 34.28% in the year 2020-2021. Before the COVID-19 pandemic, organic products were not sold collectively among market vendors, in the form of baskets at home. As a result of the dissemination of COVID-19, in March 2020, the fairs were suspended and from then on the marketers organized themselves in order to collectively market their products in the form of an online basket on the website called “MOGICO Organic Products Basket”. The creation of the website provided producers with a new way of marketing their products amid the continuation of the Covid-19 pandemic, in addition to making them more hopeful and motivated to improve planning in the production of organic products. The short commercialization circuits favor the development of the local economy, causing food to be produced and consumed in the region, enabling the offer of healthy and fresh products, in addition to a closer relationship between marketers and consumers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10374
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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