Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Verônica Alves de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:36:29Z-
dc.date.available2023-12-22T01:36:29Z-
dc.date.issued2018-04-19
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Verônica Alves de. Geração Alfa: uma análise a partir da percepção de profissionais de marketing. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10347-
dc.description.abstractA presente dissertação propõe ampliar a compreensão acerca do conceito de Geração Alfa, a partir da perspectiva de marketing, visando identificar aspectos relacionados aos indivíduos que pertencem a esse grupo. De modo geral, as informações disponíveis sobre a Geração Alfa são diminutas e caracterizam essas pessoas principalmente pelo ano de nascimento e pelo envolvimento com tecnologia. Assim, se torna viável a realização de uma investigação mais aprofundada que permita expandir o conhecimento sobre o assunto em questão. Devido ao fato da Geração Alfa atualmente ser composta por indivíduos que se encontram na fase da infância, esta pesquisa possui o objetivo de identificar características a respeito dessas crianças de acordo com a percepção de profissionais de marketing que atuam no mercado infantil. Com isso, pretende-se levantar informações que possibilitem a construção de uma análise acerca dos fatores que envolvem a Geração Alfa e permitam um debate no campo científico. A partir dessas premissas, busca-se trazer a temática associada à Geração Alfa para o cenário acadêmico e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de conhecimento. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a entrevista. O método empregado na análise de dados foi a análise de conteúdo. Com base na análise dos dados foram identificadas quatro dimensões relacionadas à Geração Alfa: (i) Família, (ii) Tecnologia, (iii) Educação e (iv) Consumo. A partir das dimensões encontradas, realizou-se uma análise das informações bibliográficas e das entrevistas. Os resultados encontrados indicam que os profissionais de marketing entrevistados apresentam uma percepção diferente em relação às informações bibliográficas acerca da dimensão família e perspectivas semelhantes em relação às informações bibliográficas acerca das dimensões tecnologia, educação e consumo que envolvem a Geração Alfa.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeração Alfapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectGeneration Alphaeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleGeração Alfa: uma análise a partir da percepção de profissionais de marketing.por
dc.title.alternativeGeneration Alpha: an analysis based on marketing professionals perception.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation proposes to broaden the understanding about Generation Alpha concept, from a marketing perspective, aiming to identify aspects related to the individuals belonging to this group. Generally speaking, the information available regarding Generation Alpha is scanty and characterizes these people mainly by the year of birth and their involvement with technology. Thus, it becomes feasible to carry out a more in-depth investigation that allows to expand the knowledge on the subject in question. Due to the fact that the Generation Alpha currently consists of individuals who are in the infancy phase, this research aims to identify characteristics about these children according to the perception of marketers working in the children’s market. Therefore, it is intended to gather information that allows the construction of an analysis about the factors that involve Generation Alpha and allow a debate in the scientific field. From these propositions, it is sought to bring the theme associated with Generation Alpha to the academic scene and contribute to the development of research in different areas of knowledge. To achieve this goal, an exploratory study of qualitative nature was carried out. The instruments used for the data collection were bibliographic research and interview. The method used in data analysis was content analysis. Based on the data analysis, four dimensions related to the Generation Alpha were identified: (i) Family, (ii) Technology, (iii) Education and (iv) Consumption. From the dimensions found, an analysis of the bibliographical information and interviews was carried out. The results indicate that the marketing professionals interviewed present a different perception regarding the bibliographical information about the family dimension and similar perspectives in relation to the bibliographic information about the technology, education and consumption dimensions that involve Generation Alpha.eng
dc.contributor.advisor1Cruz, Breno de Paula Andrade
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1382-4052por
dc.contributor.advisor1ID045.979.926-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029488267292298por
dc.contributor.referee1Cruz, Breno de Paula Andrade
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1382-4052por
dc.contributor.referee1ID045.979.926-69por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029488267292298por
dc.contributor.referee2Galindo, Flavia Luzia Oliveira da Cunha
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8678-631Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473625072239932por
dc.contributor.referee3Baptista, Vinícius Ferreira
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-8717-8332por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519850039767968por
dc.contributor.referee4Oliveira, Rosane Cristina de
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1286-5792por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322016397017696por
dc.creator.ID10688962-9por
dc.creator.ID098.514.487-45por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215383577142524por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.relation.referencesADEGEEST, D. A. Is Generation Alpha the new fashion influencer. Fashion United, 2016. Disponível em: <https://fashionunited.com/education/news/is-generation-alpha-the-newfashion-influencer2/2016033110844>. Acesso em: 14 jun 2017. ALMEIDA, J. S. C.; OLIVEIRA, M. F. L. C. F. Tecnologia da Informação (TI) e o desempenho competitivo das organizações. In: VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2011. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3123.pdf>. Acesso em: 03 dez 2017. AZEVEDO, C. E F.; OLIVEIRA, L. G. L.; GONZALEZ, R. K.; ABDALLA, M. M. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. In: IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. ANPAD, Brasília, 2013. BARBOSA, C.; CERBASI, G. Mais tempo, mais dinheiro: estratégias para uma vida mais equilibrada. Rio de Janeiro: Sextante, 2014. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BERGH, J. V. D.; BEHRER, M. How cool brands stay hot: branding to Generations Y and Z. 3. ed. London: Kogan Page, 2016. BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. 12. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. BOTELHO, D. BOURGUIGNON, M. F. M. CRUZ, B. P. A. Está a tríade familiar convergindo em suas percepções sobre a influência do adolescente na decisão de compra?. Revista de Negócios, v. 11, n.1, p. 66 – 76, 2006. BRADLEY, D. The new influencers. PRWeek U.S. Edition, 2016. Disponível em: <http://www.prweek.com/article/1379310/new-influencers>. Acesso em: 25 mar 2016. BRITO, M. J.; ANTONIALLI, L. M.; SANTOS, A. C. Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 3, p. 77-95, 1997. CARSWELL, A. The struggles of Generation B. Herald Sun, 2013. Disponível em: <http://www.heraldsun.com.au/news/national/the-struggles-of-generation-b/story-fndo317g1226590272584>. Acesso em: 23 jan 2016. 57 CASCAIS, M. G. A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2014. CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CASTRO, B. G. A. Segmentação psicográfica de consumidores: um estudo de coortes nas gerações nascidas na geração X e posteriores. Dissertação de Mestrado em Administração. Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2008. CECHINEL, A.; FONTANA, S. A. P.; DELLA, K. G. P.; PEREIRA, A. S.; PRADO S. S. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Revista Criar Educação, v. 5, n. 1, 2016. CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. RAUnP: Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 3, n. 2, p. 15-24, 2011. COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.3, p. 603-610, 2015. COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B. Prática de jogos eletrônicos por crianças pequenas: o que dizem as pesquisas recentes?. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 346-357, 2016. CRUZ, B. P. A. Curtir, comentar, compartilhar: redes sociais virtuais e tv no Brasil. Curitiba: CRV, 2016. DAGOSTIN, D; RIPPA, R. A utilização das TDICs como ferramenta interativa no processo de ensino-aprendizagem da disciplina química no ensino superior. In: SIEDEnPED. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/534/254>. Acesso em: 20 jan 2016. DESJEUX, D.; SUAREZ, M.; CAMPOS, R. D. O método dos itinerários: uma contribuição metodológica das ciências sociais à pesquisa de consumo em gestão. ReMark: Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 74–83, 2014. DEY, I. Grounding grounded theory: guidelines for qualitative inquiry. San Diego: Academic Press, 1999. DIXON, R. Generation B: Millennials and the resurgence of branch banking. Banking Estrategies, 2017. Disponível em: <https://www.bai.org/banking-strategies/articledetail/generation-b-millennials-and-the-resurgence-of-branch-banking>. Acesso em: 15 jun 2017. DORLASS, C. W.; MARQUES, F. C. S. Por que e como utilizar um celular para dar aula. In: Congresso Educasul. Santa Catarina, 2011. Disponível em: <http://cwdorlass.com.br/sites/cwdorlass.tempsite.ws/files/artigo_educasul_anais.pdf>. Acesso em: 11 jan 2016. 58 DRZEWIECKA, M. B. Children as recipients of marketing communication on the internet. Jagiellonian Journal of Management, v. 1, n. 4, p. 253–273, 2015. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2002. ECA. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990: dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15 jan 2018. ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. FAZIO, M. The new Next Generation: trend forecasters predict traits of Generation Alpha. Downtown Magazine, 2016. Disponível em: <https://www.downtownmagazinenyc.com/next-next-generation/>. Acesso em: 10 jun 2017. FERREGUETT, C. Criança e propaganda: os artifícios linguísticos e imagéticos utilizados pela publicidade. São Paulo: Baraúna, 2009. FGV. Qual a faixa de renda familiar das classes?. FGV Social: Centro de políticas sociais, 2014. Disponível em: <http://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes>. Acesso em: 25 abr 2018. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FONTANELLA, B. J. B.; RICAS, J.; TURATO, E. R. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 1, p. 17-27, 2008. GAMBONE, M. D. The greatest generation comes home: the veteran in american society. 1. ed. College Station: Texas A&M University Press, 2005. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldine Publishing Company, 1967. GOLDBERG, J. Greatest generation the most entitled. Chicago Tribune, 2013. Disponível em: <http://articles.chicagotribune.com/2013-09-28/opinion/sns-201303061100--tms-- jgoldbrgctnjg-a20130307-20130307_1_greatest-generation-u-s-children-gi-generation>. Acesso em: 10 jun 2017. GOMES, J. V. Família e socialização. Psicologia USP, v. 3, n. 1-2, p. 93-105, 1992. GREYDANUS, D. E.; GREYDANUS, M. M. Internet use, misuse, and addiction in adolescents: current issues and challenges. International Journal of Adolescent Medicine and Health, v. 24, n. 4, p. 283–289, 2012. 59 HANSEN, J.; BERG, L. V. D. Australia‘s second baby boom Generation Alpha smarter, richer, healthier. News Australia Network, 2013. Disponível em: <http://www.news.com.au/lifestyle/parenting/australias-second-baby-boom-generation-alphasmarter-richer-healthier/news-story/f0784b9a7c0aaac8314aaa73c728c264>. Acesso em: 05 mar 2016. HARDEY, M. Generation C: content, creation, connections and choice. International Journal of Market Research, v. 53, n. 6, 2011. HOWE, N. The G.I. Generation and the triumph of the squares. Forbes, 2014. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/neilhowe/2014/07/30/the-g-i-generation-and-the-triumphof-the-squares-part-2-of-7/#60cce2021a1d>. Acesso em: 08 fev 2016. ______. The Silent Generation, the lucky few. Forbes, 2014a. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/neilhowe/2014/07/30/the-g-i-generation-and-the-triumph-ofthe-squares-part-2-of-7/#60cce2021a1d>. Acesso em: 20 fev 2016. IBGE. Indicadores sociais mínimos: conceitos. IBGE, 2011. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/co nceitos.shtm#tca>. Acesso em: 12 nov 2017. ______. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. IGARZA, R. Nuevas formas de consumo cultural: por qué las redes sociales están ganando la batalla de las audiencias. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v. 7, n. 20, p. 59-90, 2010. JENKINS, R. L. The influence of children in family decision-making: parents‘ perceptions. Advances in Consumer Research, v. 6, n. 1, p. 413-418, 1979. KERIN, R. A.; HARTLEY, S. W.; BERKOWITZ, E. N.; RUDELIUS, W. Marketing. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. KOPANIČOVÁ, J.; KLEPOCHOVÁ, D. Consumers in new millennium: attitudes towards adoption of new technologies in purchasing process. Studia Commercialia Bratislavensia, v. 9, n. 33, p. 65-74, 2016. LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000. MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F. Marketing research: an applied approach. London: Prentice Hall, 2006. MANNHEIM, K. Essays on the sociology of knowledge. London: RKP, 1952. MARCHESE, J. The short shelf life of Generation X. The New York Times, 1995. Disponível em: <http://www.nytimes.com/1995/06/18/style/the-short-shelf-life-of-generationx.html>. Acesso em: 12 mar 2016. 60 MARINHO, T. A. Cultura e economia: a busca de uma teoria do consumo. Sociedade e Estado, v. 23, n. 3, p. 761-766, 2008. MARTINS, R. A vez da Geração C. Revista Galileu, 2013. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339144-17770,00- A+VEZ+DA+GERACAO+C.html>. Acesso em: 20 jan 2016. MCCRACKEN, G. The long interview. Newbury Park: Sage Publications, 1988. MCCRINDLE, M. Future of fresh: transforming the fresh food landscape over the next 20 years. McCrindle Research Survey, 2014. Disponível em: <http://www.woolworthslimited.com.au/icms_docs/137928_The_Future_of_Fresh.pdf> Acesso em: 20 mar 2016. ______. Generation Alpha: Mark McCrindle Q & A with The New York Times. The McCrindle Blog, 2015. Disponível em: <http://mccrindle.com.au/the-mccrindleblog/tag/youth/>. Acesso em: 20 dez 2015. ______.; WOLFINGER, E. The ABC of XYZ: understanding the global generations. 2. ed. Sydney: UNSW Press, 2011. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, v.17, n.3, p. 621-626, 2012. ______. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. MONTEIRO, R. Os elementos que constroem a experiência do usuário (UX). ECommerce Brasil, 2015. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/oselementos-queconstroem-a-experiencia-do-usuario-ux/>. Acesso em: 03 abr 2016. MONTIGNEAUX, N. Público-alvo crianças: a força dos personagens e do marketing para falar com o consumidor infantil. Rio de Janeiro: Campus, 2003. MOTTA, P. C.; ROSSI, M.; SCHEWE, C. D. Generational marketing: exploring cohortprogrammed values and their implications on cross-cultural variations in consumer behavior between Brazil and United States. Revista Portuguesa de Marketing, v. 6, n. 12, p. 11-21, 2002. NAGY, Á.; KÖLCSEY, A. Generation Alpha: marketing or science. Acta Technologica Dubnicae, v. 7, n. 1, p. 107-115, 2017. NETO, A. R. V.; SOUZA, S. L. B.; ALMEIDA S. T.; CASTRO, F. N.; JUNIOR, S. S. B. Fatores que influenciam os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 1, p. 287-312, 2014. 61 NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. OLIVEIRA, S. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare, 2010. PANKRAZ, D. Introducing Generation C the connected collective consumer. Nielsen, 2010. Disponível em: <http://www.nielsen.com/us/en/insights/news/2010/introducing-gen-cthe-connected-collective-consumer.html>. Acesso em: 10 fev 2016. PICKETT, P. Who is Generation C? – characteristics of Generation C – how can you categorize these digital natives?. About Carreers, 2014. Disponível em: <http://jobsearchtech.about.com/od/techindustrybasics/a/Generation_C.htm>. Acesso em: 03 fev 2016. RAMOS, A. G. A Redução Sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. RIOLOGIA. Geração A. Riologia, 2012. Disponível em: <http://www.riologia.com.br/blog/event/geracao-a/>. Acesso em: 28 dez 2015. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. RYDER, N. B. The cohort as a concept in the study of social change. American Sociological Review, v. 30, n. 6, p. 843-861, 1965. SÁ, L. R.; SOUSA, C. V.; LARA, J. E.; FAGUNDES, A. F. A.; SAMPAIO, D. O. O consumidor infantil e sua influência no processo de decisão de compra da família. Interface: Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 9, n. 2, p. 54-77, 2012. SALVATORE, J. Stung Together. The New York Times, 2010. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2010/01/10/books/review/Salvatore-t.html?_r=0>. Acesso em: 28 dez 2015. SANTOS, A. P. S.; YAMAGUCHI, C. K. Instrumentos para a gestão do conhecimento: um estudo entre as gerações. In: Seminário de educação, conhecimento e processos educativos. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, 2015. SANTOS, F. M. V.; FREITAS, S. F. Avaliação da usabilidade de ícones de aplicativo de dispositivo móvel utilizado como apoio educacional para crianças na idade pré-escolar. Ação Ergonômica: Revista da Associação Brasileira de Ergonomia, v. 10, n. 1, 2015. SCHAWBEL, D. 5 Predictions for Generation Alpha. Dan Schawbel, 2014. Disponível em: <http://danschawbel.com/blog/5-predictions-for-generation-alpha/>. Acesso em: 04 abr 2017. SCHEWE, C. D.; MEREDITH, G. Segmenting global markets by generational cohorts: determining motivations by age. Journal of Consumer Behavior, v. 4, n. 1, p. 51-63, 2004. 62 SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. SCHNEIDER, J. How to market to the iGeneration. Harvard Business Review, 2015. Disponível em: <https://hbr.org/2015/05/how-to-market-to-the-igeneration>. Acesso em: 15 mar 2016. SILVA, A. B. B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. 1. ed. São Paulo: Globo, 2014. SILVA, J. R. S.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. SOLOMON, M. R. Consumer behavior: buying, having and being. 10. ed. Pearson, 2013. STERBENZ, C. Here‘s who comes after Generation Z — and they‘ll be the most transformative age group ever. Business Insider, 2016. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/generation-alpha-2014-7-2>. Acesso em: 10 jun 2017. STRAUSS, W; HOWE, N. Generations: the history of America‘s future, 1584 to 2069. New York: William Morrow, 1991. TELLES, A. Geração digital: como planejar o seu marketing para geração que pesquisa Google, se relaciona no Orkut, manda mensagens pelo celular, opina em blogs, se comunica pelo MSN e assiste a vídeos no YouTube. São Paulo: Landscape, 2009. TEREPINS, F. M. Perfil do mercado infantil: instrumento para a elaboração de estratégias de marketing. Dissertação de Mestrado em Administração. Fundação Getúlio Vargas/Escola de Administração de Empresas, São Paulo, 1993. TORREY, K. What will Generation Alpha‘s trends be. Smart Brief, 2016. Disponível em: <http://www.smartbrief.com/original/2016/10/what-will-generation-alpha%E2%80%99strends-be/>. Acesso em: 10 jun 2017. UNDERHILL, P. Vamos às compras: a ciência do consumo. Rio de Janeiro: Campus, 2009. VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma.Com, n. 7, p. 60-85, 2008. VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005. ______. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. VERHEYEN, R. After Z comes…Generation Alpha. TEDxAms, 2016. Disponível em: <http://tedx.amsterdam/2016/10/z-comesgeneration-alpha/>. Acesso em: 04 abr 2017. VIDOTTI, J. A. Como gerenciar três diferentes gerações em uma empresa?. Harvard Business Review Brasil. Junho, 2013. Disponível em: <http://hbrbr.com.br/como-gerenciartres-diferentes-geracoes-em-uma-empresa/>. Acesso em: 19 mar 2016. 63 VONNEGUT, K. Speech to class of 1994. Syracuse University Commencement, 1994. Disponível em: <http://versailles1.tripod.com/syracuse.html>. Acesso em: 11 fev 2016. WILLIAMS, A. Meet Alpha: the next ‗Next Generation‘. The New York Times, 2015. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2015/09/19/fashion/meet-alpha-the-next-nextgeneration.html?_r=1>. Acesso em: 02 abr 2016. ______. Move over, Millennials, here comes Generation Z. The New York Times, 2015a. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2015/09/20/fashion/move-over-millennials-herecomes-generation-z.html?_r=0>. Acesso em: 18 mar 2016. ZANETTI, S. A. S.; GOMES, I. C. A ―fragilização das funções parentais‖ na família contemporânea: determinantes e consequências. Temas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 491- 502, 2011. ZAPPELLINI, M. B.; FEUERSCHÜTTE, S. G. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. RAEP, v. 16, n. 2 p. 241–273, 2015.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68375/2018%20-%20Ver%c3%b4nica%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5432
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-01T15:15:52Z No. of bitstreams: 1 2018 - Verônica Alves de Oliveira.pdf: 2227062 bytes, checksum: 188bfcde691db3ab8ba54717eca228c8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-01T15:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Verônica Alves de Oliveira.pdf: 2227062 bytes, checksum: 188bfcde691db3ab8ba54717eca228c8 (MD5) Previous issue date: 2018-04-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Verônica Alves de Oliveira.pdf2018 - Verônica Alves de Oliveira2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.